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  O mercado de eventos corporativos se estende cada vez mais em diversos setores, seja para apresentar uma nova ideia para seus colaboradores, atrair novos clientes ou até mesmo criar uma rede de networking direcionado ao assunto tratado.

  Com a pandemia essa esfera foi atingida diretamente, e empresas e organizações que realizavam eventos institucionais com frequência, tiveram que reformular o cenário de apresentação, trazendo bons resultados de visualizações e interações. Saiba como a partir de técnicas e planejamentos para se ter grande sucesso de engajamento.

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  Os eventos digitais são reuniões organizadas por pessoas ou empresas que querem transmitir algum assunto de interesse em grande escala e de forma remota. Esse tipo de apresentação ganhou ainda mais força no mercado devido à restrição de aglomerações para conter a covid-19, trazendo mais especialistas da área para realizar um bom projeto. Entretanto, alguns pontos são cruciais para entender e decidir no planejamento, veja alguns deles abaixo.

Vantagens de eventos digitais

  Apesar da falta de maior proximidade e contato humano no digital, existe um leque cheio de oportunidades tanto para os organizadores quanto aos espectadores. Por conta desse modelo, o alcance de público é muito maior que presencialmente, uma vez que conectada, a pessoa pode ter acesso de qualquer região. Isso acaba sendo muito mais prático e menos custoso pelo fato de não haver necessidade de se locomover até o local da reunião.  

  Outra razão a favor do responsável pelo evento está ligada a um baixo investimento comparado com o presencial, já que não será necessária a reserva de um espaço grande porque apenas estarão presentes os palestrantes com poucos equipamentos, mas claro de acordo com a proporção.

Tema

  Antes de dar andamento com todo o projeto, é preciso focar em qual tema o evento irá abordar, se será algo específico voltado ao mercado que a empresa atua ou assuntos que estão em alta no momento, pois é nessa hora que se deve planejar qual público deseja alcançar, onde garante o sucesso do além do engajamento.

Formato

  O formato é a chave principal que move todo o resto da programação. Dentre os eventos digitais, existem três modelos principais muito utilizados: webinar, live e ted talks, que variam de acordo com a necessidade e objetivo de cada organizador.

  O webinar é uma conferência educacional que somente palestrante dialogam e apresentam, e os usuários assistem sem interações. Formato ideal para transmissões de longa duração e de grande público.

  A live, que ficou ainda mais popular durante a quarentena, é uma transmissão ao vivo que tem por objetivo realizar interação entre o público juntamente com os palestrantes, mandando perguntas, opiniões e até mesmo poder participar. As transmissões geralmente são realizadas nas redes sociais mais acessadas e gratuitas, como Facebook, Instagram e Youtube.

  Ted Talks, bastante estimado pelas grandes corporações, é uma série de conferências gratuitas destinadas à disseminação de ideias sem fins lucrativos, no intuito de compartilhar e construir opiniões.

  Outra opção para quem prefere não realizar de forma online, são as gravações. Todo o conteúdo do evento é gravado anteriormente e transmitido na data e horário marcado. Neste formato, o público não tem a possibilidade de interação com os mediadores.

Data e hora dos eventos

  O momento de planejar a data e horário para o evento é crucial para atrair o público, desta forma, é recomendado escolher entre uma hora que não seja comercial para ter um melhor alcance. Caso o organizador deseje, uma dica é realizar uma votação entre as redes sociais da empresa para que as pessoas interessadas em participar escolham o momento que preferem.

Palestrantes e convidados

  A partir do tema e formato escolhido, é hora de definir os palestrantes e convidados que irão ministrar o evento, tendo em mente a quantidade, suas especializações e claro, a disponibilidade dos mesmos para participar. Por isso, uma dica é que após escolhido a data e horário, já contatar os profissionais com antecedência para que se programem.

Local e equipamentos

  Definido a dimensão e duração, já é possível definir o local que será apresentado e transmitido, podendo ser um espaço bem menor, uma vez que não terá plateia. Esse fator auxilia para empresas que visam um melhor custo-benefício, que também não precisará de grandes equipamentos e uma equipe extensa, apenas uma boa rede de wifi, câmera, microfones e iluminação são suficientes para um evento online.

Transmissão dos eventos

  Por último e não menos importante, a escolha da plataforma para transmitir os eventos é decisiva na hora de alcançar espectadores. Optar por sites de fácil acesso e responsividade faz com que esse objetivo seja atingido. Neste momento, também, é importante já ter em mente se o serviço será gratuito ou pago. Caso seja pago, uma forte divulgação deve ser feita para que o organizador alcance a meta de aderentes para o evento, disponibilizando no ato da compra um contato direto com o cliente para que tenha acesso ao link de forma direta.

  Com as dicas acima, fica muito mais fácil e claro de começar a produzir um evento digital do zero! Organização, planejamento e criatividade são fatores imprescindíveis e decisórios, além, é claro, de uma boa divulgação. Bom evento!

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