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O papel da comunicação empresarial mudou. Para se manter viva e, principalmente, conseguir agregar valor em suas ações, os gestores devem reposicionar suas estratégias e instituir um novo modelo de comunicação integrada ao negócio e às demais áreas.

A nova comunicação integrada deve assumir a responsabilidade de se relacionar com múltiplas frentes, a todo momento, de forma positiva, transparente e comprometida.

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A comunicação integrada é um processo de planejamento estratégico que visa unificar todas as formas de comunicação de uma empresa. Para isso, ela engloba ações de marketing, publicidade, relações públicas, comunicação interna, endomarketing e outras esferas da comunicação organizacional.

E o objetivo é criar uma mensagem consistente e coerente, transmitida de maneira uniforme a todos os públicos de interesse da organização.

A comunicação integrada é uma estratégia que articula o planejamento, a análise e a execução de ações em diferentes canais de comunicação e marketing, promovendo a melhor experiência possível para o seu público, ao mesmo tempo em que se consolida a marca e sua identidade no mercado.

Conceito

Agora que já falamos sobre a comunicação integrada, vamos falar do conceito geral da coisa. A comunicação integrada é um conceito relativamente novo, que surgiu como resposta às constantes mudanças no mercado e na sociedade. E foi justamente o aumento da concorrência e das exigências dos consumidores, que tornou fundamental para as empresas estabelecer uma comunicação mais eficiente e coerente.

Assim, a comunicação integrada permite que a empresa alcance seus objetivos de maneira mais eficiente e estabeleça uma relação mais consistente com seus públicos de interesse. E, sendo assim, ainda há muito para evoluir, descobrir e melhorar nessa estratégia, como explico a seguir.

E tudo isso deve acontecer sustentado pelos principais pilares da comunicação integrada: coerência, consistência, complementaridade e continuidade. Além disso, para consolidar o posicionamento de qualquer empresa ou marca, é preciso que todos os componentes da empresa trabalhem em conjunto:

  • Comunicação Administrativa;
  • Comunicação Interna;
  • Recursos Humanos;
  • Comunicação Institucional;
  • Assessoria de Imprensa;
  • Relações públicas;
  • Comunicação Mercadológica;
  • Marketing e vendas;
  • Publicidade e Propaganda;
  • Atendimento ao cliente;
  • Relações governamentais e comunitárias.

Principais objetivos e fundamentos da estratégia

Vamos analisar os principais objetivos e fundamentos da comunicação integrada para entender melhor como essa estratégia é importante para as empresas.

Ter consistência

O primeiro objetivo da comunicação integrada é dar consistência à marca. Isso significa que todos os meios de comunicação devem falar a mesma língua e caminhar no mesmo sentido.

Consistência é criada com planejamento. Cada ponto de interação deve seguir o mesmo padrão e transmitir os valores da empresa. Se isso for quebrado, toda a identidade da marca e sua consolidação no mercado vai se prejudicar.

Ter coerência

Imagine que você deseja ter uma informação sobre um determinado produto. Então, depois de uma busca na internet, você entra em um site empresarial, abre o chat online e questiona o atendente sobre as características desse produto, mas ele apresenta um comportamento ríspido e seco, sem dar detalhes ou responder corretamente aos seus questionamentos.

Tudo bem, você agradece e deixa o site. Momentos depois, continuando sua busca na internet pelo produto, visualiza um anúncio da mesma marca, exatamente sobre o produto que você procura.

Você resolve dar outra chance para aquela marca e entra novamente no site, mas agora liga para o número de telefone apresentado. Quando questionar outro atendente, você tem a surpresa de ser muito bem atendido, ter todas as dúvidas esclarecidas e, ao final, compra o item.

A falta de coerência na comunicação desse exemplo poderia muito bem ter custado a venda, mas não só isso. No exemplo que criamos, colocamos a condição de volta do potencial cliente, mas isso não é o que normalmente acontece na realidade.

Uma pessoa que não tem uma boa experiência vai procurar outras opções no mercado, além de sempre apresentar a sua opinião sobre a marca para outras pessoas. Por isso, todos os canais de comunicação devem ser coerentes.

Ter continuidade

Uma das estratégias de comunicação que mais trabalham a continuidade é o envio de e-mails marketing em fluxo de automação.

E-mails são criados de forma que o lead percorra toda a jornada de compra, finalizando o pedido ao final dela. Então, todas as mensagens são elaboradas como se contassem uma história, com começo, meio e fim.

Ter complementaridade

Por fim, temos a complementaridade. Canais de comunicação devem ser complementares. Alguém pode ver um conteúdo no blog, ser encaminhada para as redes sociais, receber um convite para visitar o site, acessar o chat e passar por muitos outros caminhos.

Um ponto de comunicação deve ser complementar ao outro, para a melhor entrega de uma experiência aos usuários.

Todos esses pontos formam a comunicação integrada, que ajuda as empresas a terem mais sucesso nas estratégias de marketing.

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