Saiba como o atendimento ao cliente é algo fundamental para a sua empresa e como melhorá-lo através de sete dicas.

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Atendimento ao cliente é a construção do relacionamento entre o cliente e a marca, sendo responsável por oferecer suporte nas vendas e na resolução de problemas. Desta forma, a ligação direta no antes, durante e depois da venda é de suma importância para uma relação benéfica entre ambas as partes.

O bom atendimento ao cliente é necessário para que se possa personalizar o atendimento, prever e antecipar as necessidades dos clientes e surpreender com os resultados.

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Além disso, a credibilidade da empresa e a confiança que os consumidores nela possuem, resultam na maior quantidade de vendas e na construção de uma boa imagem da empresa, mantendo clientes fixos e conquistando novos. 

Sendo assim, seguem 7 dicas que vão aumentar a qualidade no atendimento ao cliente de sua empresa!

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1 – Sempre garanta velocidade e qualidade 

Atualmente, o tempo é um fator determinante na vida de qualquer pessoa. Logo, a necessidade de resolução de problemas da maneira mais prática, rápida e eficiente, é vital para a satisfação do cliente.

O desenvolvimento de uma ferramenta ou de um grupo que seja capaz de prever e solucionar problemas dos consumidores, facilitará todo o processo, diminuindo o tempo gasto e aumentando a qualidade do serviço.

2 – Treine sua equipe 

Os integrantes da sua empresa devem ter o domínio das ferramentas e o conhecimento de todos os processos e produtos oferecidos, já que estes fatores são determinantes para resolução de problemas. 

A linha de frente de atendimento deve ser treinada para apresentar boa comunicação, humildade, empatia e positividade, visando um diálogo confortável para o cliente e a rápida compreensão de sua necessidade.

Por fim, reuniões frequentes facilitam o acompanhamento da equipe, sendo possível consertar algumas falhas graduais ou premiar acertos, para que a equipe se sinta motivada a melhorar cada vez mais o atendimento.

3 – Esteja atento aos feedbacks

Sejam eles positivos ou negativos, os feedbacks servem para qualificar o serviço oferecido e evidenciar seus acertos e erros. O acompanhamento sobre a opinião dos clientes deve ser constante, facilitando a análise e o estabelecimento de medidas que possam melhorar o atendimento. 

Os feedbacks podem ser colhidos através de pesquisas de satisfação, análise de comentários ou conversas em mídias sociais, e-mails enviados para a empresa ou avaliações em sites (tanto o da própria empresa quanto outros).

Quanto maior o acompanhamento sobre as avaliações da sua empresa, mais provável será a melhora do atendimento, a satisfação do cliente e a recomendação deste para outras pessoas. 

atendimento ao cliente

4 – Invista em canais de comunicação

Oferecer suporte ao cliente apenas através de e-mails, telefone ou chat próprio (como o embutido no site), além de diminuir as chances de contato, causa insatisfação naqueles que desejam uma comunicação rápida e prática.

Investir em mídias sociais é fundamental para atrair seus clientes, já que será criado um meio de comunicação mais acessível, direto e próprio, além de ser possível caprichar no design e atrair com conteúdos. 

Outra alternativa é o desenvolvimento de uma área dentro do site que funcione como uma ferramenta de gestão de perguntas, evitando a repetição do cliente e facilitando a resolução de seus problemas.

5 – Sincronize as informações

Se você seguiu a dica anterior e investiu em novos meios de comunicação, agora o mais importante é estar sempre atento à sincronização de informações, evitando possíveis estresses e perda de tempo dos clientes.

Reuniões frequentes podem ser úteis para o acompanhamento da sincronização dos dados, garantindo que o cliente sempre encontre respostas concisas, independente da fonte que procurar.

6 – Estabeleça métricas para avaliação

É notório que a qualidade do atendimento da sua empresa depende, em maior parte, dos funcionários. Desse modo, eles precisam se sentir motivados a evoluir gradualmente e ultrapassar as metas estipuladas. 

Para que isso ocorra, premiações e recompensas servem como um estímulo, aumentando a disciplina e a determinação dos funcionários, facilitando a avaliação do tempo médio de atendimento, nível da qualidade do serviço e cumprimento das necessidades dos clientes.

7 – Acompanhe o cliente após a compra

Durante a realização de uma compra ou consumo de um serviço, o contato com o cliente acaba sendo fundamental, já que há uma equipe adaptada e voltada para a realização de cada desejo e necessidade. 

Contudo, o contato não deve acabar neste momento. O estudo do histórico dos consumidores da sua empresa ajudam na previsão e resolução de possíveis problemas futuros, além de auxiliarem na personalização do atendimento, deixando-o ainda mais qualificado.

Por fim, seja através de comunicação formal ou informal, o cliente deve estar ciente do que sua empresa pode oferecer e porquê ela se diferencia das demais, gerando um ambiente prazeroso em que ele se sinta bem e tenha vontade de indicar para outras pessoas. 

Essas são as principais dicas para elevar a qualidade no atendimento ao cliente da sua empresa e, apesar de serem simples, são muito eficazes e garantem rápidos resultados.