Saiba o que não fazer para ter o casamento dos sonhos. É preciso ter bastante cuidado para que uma das datas mais importantes não se transforme num pesadelo.

Continua após a publicidade...

Planejar um casamento demanda dos noivos muita coisa: energia, disposição, tempo e dinheiro são algumas delas. É preciso ter em mente que a organização não será nada fácil. Local, convidados, buffet, recepção, vestido, terno, alianças, decoração… A lista de coisas que devem ser planejadas em um casamento não acaba nunca, e o sucesso da cerimônia muitas vezes fica comprometido por conta de erros muito comuns cometidos pelo casal.

Isso quer dizer que o casamento perfeito não existe? Ele pode existir sim, mas para isso é preciso ficar muito atento para não cair nos errinhos que são praxe em toda cerimônia matrimonial. Para te ajudar a compreender melhor essas falhas de modo a não cometê-las, conversamos com algumas pessoas que passaram por alguns problemas em suas festas, e listamos os 10 erros mais cometidos em casamentos.

1 – Falta de planejamento

Continua após a publicidade...

Parece bobo, mas esse é um erro muito cometido. Mesmo casamentos pequenos e reservados demandam muita programação e atenção, para que tudo saia como planejado. Lembre-se: quando o assunto é casamento, tudo fica automaticamente mais caro. É o que contam Douglas Oliveira e Barbara Cury, que tiveram que adiar o casamento em 5 meses por falta de planejamento em 2017. “Quando vimos, as coisas estavam caras demais e não dava mais tempo de cotar os melhores fornecedores”, relembram.

O ideal para evitar qualquer problema é programar seu casamento com cerca de um ano e meio de antecedência, já que geralmente todas as contas devem estar quitadas até 10 dias antes do evento. Programe suas férias para perto do casamento, conte com mais de um profissional para chegar no melhor preço, e não exite em pedir ajuda quando preciso. Lembre-se: organizar um casamento é caro, então é preciso planejamento financeiro também.

casal com trajes de casamento se beijando
(Créditos: Envato Elements)

2 – Deixar coisas para resolver em cima da hora

Apesar de esta ser também uma falha de planejamento, ela costuma estar sempre presente entre os erros mais cometidos em casamentos. Muitas vezes, isso ocorre por que os noivos estão totalmente sufocados pelos preparativos e deixam algo passar. É o famoso “Querido, você fechou o fotógrafo?”, “Ué, mas eu achei que você que ia fechar” uma semana antes do evento. Quem passou por isso foi a Maria Campos, mesmo tendo bastante experiência exatamente na área de fotos para casamentos.

Por isso, é importante fazer uma lista de tudo que precisa ser acertado com bastante antecedência, checá-la diversas vezes e até mesmo pedir ajuda de pessoas próximas ou profissionais para ver se não está esquecendo de nada.

3 – Assumir grandes tarefas da organização (ou a organização toda)

Por mais que os noivos estejam acostumados a organizar festas por si só, eles não devem fazer isso no dia do casamento. É o que contou Márcia da Silva, que se casou em 1997: “eu queria economizar, então resolvi fazer tudo sozinha, eu e meu noivo. No fim, não consegui aproveitar o meu dia”, conta. Ela cita como exemplo a festa de 15 anos da filha, 18 anos depois do casamento: “novamente, eu e meu agora ex-marido organizamos tudo, mas dessa vez saiu perfeito, já que não éramos o foco da festa. Quando se trata do seu dia, o melhor é contratar alguém para ajudar e curtir o seu momento, que é único”.

4 – Tentar agradar aos outros

O casamento é um grande passo na vida dos noivos e noivas, e por isso mesmo ele precisa ser um momento especial para eles. A decoração, a programação, o protocolo, a cerimônia, tudo tem que ser pensado para ter o perfil de quem está casando! Não adianta querer agradar aos pais, aos sogros ou aos amigos: no fim das contas, aquele é o seu momento, e você precisa vivê-lo da melhor maneira para você.

5 – Se prender a expectativas

Muitas vezes, sonhamos com cerimônias grandiosas e festas exuberantes, mas isso nem sempre é possível, seja por viabilidade financeira ou prática. Não deixe isso tirar a magia de seu casamento! O que fará da celebração especial é o carinho e a energia com os quais ela for tratada.

É importante contratar serviços possíveis de serem realizados. Por exemplo, se você vai casar em janeiro, talvez um arranjo flora com copos-de-leite não seja a melhor opção, já que ela é encontrada com mais facilidade na primavera e não resiste bem ao calor do verão.

6 – Economizar na contratação de profissionais

Apesar de muitos noivos acharem a contratação de profissionais como assessores de evento algo de menor importância, essa é uma decisão que vai te salvar no decorrer dos preparativos. Pode ser tentador pedir que um amigo monte a playlist da festa, ou que um conhecido que acabou de ganhar uma máquina fotográfica faça as fotos do casamento, mas as chances de as coisas não saiam como você esperava são altas.

Além disso, contratar serviços para uma celebração de grande porte como um casamento envolve uma série de burocracias e contratos que exigem atenção e que podem dar muito problema se não forem bem analisados. A ajuda de profissionais especializados em cerimônias é essencial nesse quesito. Lembre que, às vezes, o barato sai caro.

“Se eu pudesse mudar uma coisa no meu casamento, eu teria contratado uma assessora de eventos”, relembra Márcia. Segundo ela, isso teria tornado a organização muito mais fácil, já que teria uma ajuda profissional. 

7 – Esquecer de si mesmo

O dia do casamento é uma das datas mais importantes da sua vida. É o dia em que você deve descansar, se preparar física e psicologicamente e, claro, curtir! Nada de esquecer de comer, marcar o cabeleleiro pra última hora ou deixar de apreciar esse evento que deu tanto trabalho e é tão especial para vocês. Tire as fotos que quiser, desfrute de tudo que contratou no buffet, dance as músicas que escolheu. Aproveite o momento, pois ele é apenas seu!

8 – “Surtar” com imprevistos

Imprevistos acontecem, e nem mesmo o mais minucioso dos planejamentos vai dar conta deles. Podem haver erros ou atrasos nas entregas dos pedidos, algum convidado pode ter uma questão de saúde, o local contratado pode ter um problema de manutenção… Mas não deixe isso estragar o seu dia!

Um desses imprevistos que podem tirar o norte dos noivos aconteceu com Amanda Godoy, que se casou em 2018. “Logo antes de eu entrar na cerimônia, fiquei sabendo que um dos meus padrinhos, que já estava na festa, passou mal e foi para o hospital com a esposa, que também era madrinha. Ficamos com um casal a menos, mas o que me deixou mais preocupada durante a cerimônia foi a saude dele mesmo”.

Justamente por conta dessas questões, ter alguém que te auxilie na organização é essencial. O profissional pode tomar conta desses problemas sem que você tenha que se estressar demais com eles e sair do clima dessa data tão especial.

9 – Falta de atenção aos detalhes

Imagine a seguinte situação: durante a cerimônia ou a festa, o véu da noiva fica torto ou enrolado, e ninguém percebe na hora. Apenas depois, nas fotos e nas filmagens, é que o casal percebe essa gafe que ficará para sempre registrada no álbum de casamento.

Esse é um erro aparentemente pequeno, mas que pode ficar incomodando mesmo anos após o casamento. Por isso, é importante estar atentos a esses detalhes, ou ter alguém que preste atenção nisso por você.

10 – Não ter um plano B

Talvez esse seja o pior dos erros a que podem ser cometidos. Imprevistos sempre acontecem, e algumas vezes eles não são tão simples de resolver. As flores que você queria a princípio não chegaram a tempo ou ficaram estragadas por conta das fortes chuvas? Sem problemas, dá pra escolher outras. Agora, se você planejou um casamento em local aberto e no dia começa a chover torrentes, encontrar outro lugar de última hora será impossível. Por isso, o ideal é sempre ter na manga um plano B. Essa é mais uma das situações em que ter um assessor de eventos pode salvar sua cerimônia.

Estar atento a esses erros que são mais comuns na maioria dos casamentos vai dar uma boa base e segurança para que você possa planejar sua cerimônia com muito mais cuidado. Mas lembre-se: mesmo que as coisas não saiam como o desejado, seja por questões organizacionais ou financeiras, não desanime! Para a data ser especial, basta que os noivos façam dela especial.