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Cada vez mais a internet e o universo digital fazem parte da nossa vida, sejam as redes sociais, os canais de comprar online ou até mesmo os meios criados para a solução de problemas e burocracias da nossa sociedade, as questões do dia a dia estão conectadas ao digital. Com isso, o Marketing Digital se tornou uma ferramenta essencial para empresas e marcas alcançarem os seus objetivos e existirem em um mundo novo e cheio de possibilidades.

Mas, afinal de contas, o que vem a ser Marketing Digital? Bom, vamos por partes. Marketing, mercado ou até mesmo mercadologia são sinônimos usados para definir a atividade que visa fazer um estudo de mercado sobre determinado produto ou marca e assim entender o que o cliente está procurando. É, portanto, a ponte que, por meio de planejamento, pesquisa e posicionamento de mercado, busca entender os desejos dos consumidores e assim alinhar com os objetivos da empresa.

Os conceitos de marketing se baseiam nas teorias do professor de economia estadunidense Philip Kother, que ao escrever o livro Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle, em 1967, colocou o marketing como operação central dentro de uma corporação e fez com que a ideia dos 4Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção) guiasse o mundo dos negócios.

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Apesar de as hipóteses do professor o terem colocado como o principal nome do Marketing na atualidade, acredita-se que a ação seja praticada desde a idade média e que ao longo dos anos foi se adaptando a cada tempo e a cada nova tecnologia para atender aos consumidores. Com isso, o marketing também teve que se afeiçoar à tecnologia digital e ao âmbito das redes sociais.

Marketing Digital  

Desde que a internet se tornou um meio notável para se fazer  comércio, o marketing passou a ser aplicado na rede, surge assim o Marketing Digital, Marketing de Internet ou ainda o Marketing 2.0. A técnica consiste na combinação de ferramentas e teorias já existentes e na implementação de novas táticas que possibilitam a realização de ações promocionais para a divulgação de produtos, negócios e serviços de maneira mais ampla e específica.

A era da informação trouxe as redes e novas tecnologias que fizeram com que as empresas e marcas pudessem conhecer mais e melhor os seus consumidores. Com isso, as pessoas deixaram de ser apenas compradores e se tornaram clientes. Isso fez com que as corporações segmentassem o público-alvo o tornando mais específico.

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O Marketing 2.0 estuda a fundo o comportamento do consumidor e passou a realizar ações que agradassem a esse público em específico. Isso se torna um diferencial para a instituição e faz com que o cliente se mantenha fiel a marca. Ou seja, o que importa é a experiência do usuário e como isso afeta a vida dele e não mais o produto em si. É uma relação mais próxima entre a marca e o cliente.

Outra vantagem é que o marketing de internet passa a atrair as pessoas certas, aquelas que realmente estão em busca do produto que a sua corporação oferece. Portanto, as chances de dar ‘match’ são maiores.

Estratégias de Marketing Digital

Para alcançar os objetivos almejados e assim chegar até os clientes ideais, é preciso uma combinação de estratégias. Listamos algumas das mais conhecidas e que rendem bons resultados.

Marketing de Conteúdo

Hoje em dia, dificilmente alguém compra um produto ou contrata um serviço sem antes pesquisar na internet. Por isso, o conteúdo se faz necessário. Mas, não é simples disponibilizar texto na rede, é preciso informar, esclarecer dúvidas dos clientes, explicar como o seu produto resolve o problema da sua persona.

As publicações podem aparecer em um blog mantido no site da empresa ou em algum outro meio, desde que se enquadre no perfil do seu público-alvo e, mais do que tudo, o conteúdo precisa ser agradável aos olhos de quem irá consumir. Também é preciso ser atual e se manter uma certa frequência nas postagens para estar bem posicionado na rede.    

SEO (Search Engine Optimization)

É um conjunto de táticas utilizadas para otimizar um texto em blogs, sites e publicações na web que busca posicionar este conteúdo nas primeiras páginas de um buscador. Com essa ferramenta, o seu tema ganha mais destaque e relevância na internet o que consequentemente irá atrair mais cliques e mais visibilidade para o seu produto. 

Email Marketing

É um email enviado diretamente para o cliente com o intuito de informar sobre as novidades com relação a marca e o produto. Pode ser uma Newsletter, um anúncio de promoção ou simplesmente um texto sobre os últimos acontecimentos.

Esta modalidade é um meio de contato direto com o receptor, mas é preciso que haja um respeito ao seu cliente antes de tudo. Portanto, a lista de emails para envio precisa ser construída e a possibilidade de cancelamento do envio tem que estar sempre ao alcance, para que o usuário saiba que é respeitado e sinta confiança na marca.  

Redes sociais

Já que a vida coexiste na rede social no mundo moderno, então, certamente, essa ferramenta precisa estar nos seus planos e receber investimentos e tempo adequado.

Muitas vezes, ao procurar por um produto ou serviço, antes mesmo de ir ao Google ou a outro buscador, as pessoas procuram nas redes sociais ou até pedem indicações através delas. Estar nas redes é ter um mundo de possibilidades, em que negócios e oportunidades são feitos de uma maneira mais dinâmica e integrada.

Interagir com o seu cliente irá lhe proporcionar um conhecimento melhor do que seus consumidores estão em busca e como a sua empresa pode ajudá-lo. É preciso usar uma linguagem adequada ao cliente. Entre muitas vantagens, está a possibilidade de encontrar pessoas que irão se tornar o seu cliente ideal no mundo todo, e não mais ficar limitado a um espaço físico. 

Publicidade

Já muito usada como ferramenta para atrair clientes no marketing, na era da informação ela ganha novos formatos e alternativas. Com as novas estratégias disponíveis e uma maior interação com os usuários é possível criar peças publicitárias mais certeiras e atrativas para o seu público-alvo. Essas peças além de terem um custo menor na rede, podem ir de encontro com o seu cliente de uma forma facilitada e mais próxima da realidade dele.