fbpx
Blog da Inova
  • Explica
  • Inovação
  • A Inova
  • W3INOVA
No Result
View All Result
Blog da Inova
  • Explica
  • Inovação
  • A Inova
  • W3INOVA
No Result
View All Result
Blog da Inova
No Result
View All Result
Home Inova Explica

O que é marketing digital?

12/04/2021
in Inova Explica
0 0
O que é marketing digital?

Cada vez mais a internet e o universo digital fazem parte da nossa vida, sejam as redes sociais, os canais de comprar online ou até mesmo os meios criados para a solução de problemas e burocracias da nossa sociedade, as questões do dia a dia estão conectadas ao digital. Com isso, o Marketing Digital se tornou uma ferramenta essencial para empresas e marcas alcançarem os seus objetivos e existirem em um mundo novo e cheio de possibilidades.

Mas, afinal de contas, o que vem a ser Marketing Digital? Bom, vamos por partes. Marketing, mercado ou até mesmo mercadologia são sinônimos usados para definir a atividade que visa fazer um estudo de mercado sobre determinado produto ou marca e assim entender o que o cliente está procurando. É, portanto, a ponte que, por meio de planejamento, pesquisa e posicionamento de mercado, busca entender os desejos dos consumidores e assim alinhar com os objetivos da empresa.

Os conceitos de marketing se baseiam nas teorias do professor de economia estadunidense Philip Kother, que ao escrever o livro Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle, em 1967, colocou o marketing como operação central dentro de uma corporação e fez com que a ideia dos 4Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção) guiasse o mundo dos negócios.

Apesar de as hipóteses do professor o terem colocado como o principal nome do Marketing na atualidade, acredita-se que a ação seja praticada desde a idade média e que ao longo dos anos foi se adaptando a cada tempo e a cada nova tecnologia para atender aos consumidores. Com isso, o marketing também teve que se afeiçoar à tecnologia digital e ao âmbito das redes sociais.

Marketing Digital  

Desde que a internet se tornou um meio notável para se fazer  comércio, o marketing passou a ser aplicado na rede, surge assim o Marketing Digital, Marketing de Internet ou ainda o Marketing 2.0. A técnica consiste na combinação de ferramentas e teorias já existentes e na implementação de novas táticas que possibilitam a realização de ações promocionais para a divulgação de produtos, negócios e serviços de maneira mais ampla e específica.

A era da informação trouxe as redes e novas tecnologias que fizeram com que as empresas e marcas pudessem conhecer mais e melhor os seus consumidores. Com isso, as pessoas deixaram de ser apenas compradores e se tornaram clientes. Isso fez com que as corporações segmentassem o público-alvo o tornando mais específico.

Leia também: Saiba como usar o Google Ads

O Marketing 2.0 estuda a fundo o comportamento do consumidor e passou a realizar ações que agradassem a esse público em específico. Isso se torna um diferencial para a instituição e faz com que o cliente se mantenha fiel a marca. Ou seja, o que importa é a experiência do usuário e como isso afeta a vida dele e não mais o produto em si. É uma relação mais próxima entre a marca e o cliente.

Outra vantagem é que o marketing de internet passa a atrair as pessoas certas, aquelas que realmente estão em busca do produto que a sua corporação oferece. Portanto, as chances de dar ‘match’ são maiores.

Estratégias de Marketing Digital

Para alcançar os objetivos almejados e assim chegar até os clientes ideais, é preciso uma combinação de estratégias. Listamos algumas das mais conhecidas e que rendem bons resultados.

Marketing de Conteúdo

Hoje em dia, dificilmente alguém compra um produto ou contrata um serviço sem antes pesquisar na internet. Por isso, o conteúdo se faz necessário. Mas, não é simples disponibilizar texto na rede, é preciso informar, esclarecer dúvidas dos clientes, explicar como o seu produto resolve o problema da sua persona.

As publicações podem aparecer em um blog mantido no site da empresa ou em algum outro meio, desde que se enquadre no perfil do seu público-alvo e, mais do que tudo, o conteúdo precisa ser agradável aos olhos de quem irá consumir. Também é preciso ser atual e se manter uma certa frequência nas postagens para estar bem posicionado na rede.    

SEO (Search Engine Optimization)

É um conjunto de táticas utilizadas para otimizar um texto em blogs, sites e publicações na web que busca posicionar este conteúdo nas primeiras páginas de um buscador. Com essa ferramenta, o seu tema ganha mais destaque e relevância na internet o que consequentemente irá atrair mais cliques e mais visibilidade para o seu produto. 

Email Marketing

É um email enviado diretamente para o cliente com o intuito de informar sobre as novidades com relação a marca e o produto. Pode ser uma Newsletter, um anúncio de promoção ou simplesmente um texto sobre os últimos acontecimentos.

Esta modalidade é um meio de contato direto com o receptor, mas é preciso que haja um respeito ao seu cliente antes de tudo. Portanto, a lista de emails para envio precisa ser construída e a possibilidade de cancelamento do envio tem que estar sempre ao alcance, para que o usuário saiba que é respeitado e sinta confiança na marca.  

Redes sociais

Já que a vida coexiste na rede social no mundo moderno, então, certamente, essa ferramenta precisa estar nos seus planos e receber investimentos e tempo adequado.

Muitas vezes, ao procurar por um produto ou serviço, antes mesmo de ir ao Google ou a outro buscador, as pessoas procuram nas redes sociais ou até pedem indicações através delas. Estar nas redes é ter um mundo de possibilidades, em que negócios e oportunidades são feitos de uma maneira mais dinâmica e integrada.

Interagir com o seu cliente irá lhe proporcionar um conhecimento melhor do que seus consumidores estão em busca e como a sua empresa pode ajudá-lo. É preciso usar uma linguagem adequada ao cliente. Entre muitas vantagens, está a possibilidade de encontrar pessoas que irão se tornar o seu cliente ideal no mundo todo, e não mais ficar limitado a um espaço físico. 

Publicidade

Já muito usada como ferramenta para atrair clientes no marketing, na era da informação ela ganha novos formatos e alternativas. Com as novas estratégias disponíveis e uma maior interação com os usuários é possível criar peças publicitárias mais certeiras e atrativas para o seu público-alvo. Essas peças além de terem um custo menor na rede, podem ir de encontro com o seu cliente de uma forma facilitada e mais próxima da realidade dele. 

Tags: engajamentoMarketingmarketing de conteúdorede socialredes sociais
ShareTweetSend

Related Posts

inbound marketing
Inova Explica

Inbound marketing: o que é e como investir nessa estratégia

Saiba como o inbound marketing, além de intrigante e inovador, pode gerar resultados surpreendentes a sua empresa O inbound marketing,...

09/04/2021
atendimento ao cliente
Inova Explica

Quais são os benefícios da automação no atendimento ao cliente?

Com o crescimento das grandes empresas, torna-se imprescindível explorar o máximo potencial de seus funcionários, delegando tarefas dentro de sua...

09/04/2021
certificacao de rede
Inova Explica

5 Vantagens da certificação de rede

Nos últimos anos, a tecnologia só aumentou, o número de computadores e redes também cresceu, e, em meio a um...

08/04/2021
agência de marketing digital
Inova Explica

Quanto custa uma agência de Marketing Digital?

O que faz uma agência de Marketing Digital? A tecnologia se tornou uma grande aliada durante a pandemia. Todo tipo...

12/04/2021

Categories

  • A Inova
  • Inova Explica
  • Martech e Inovação nos Negócios
  • Sobre
  • Política de Privacidade

© 2021 Blog da Inova Todos os Direitos Reservados - Martech da W3INOVA.

No Result
View All Result
  • Explica
  • Inovação
  • A Inova
  • W3INOVA

Welcome Back!

Sign In with Facebook
OR

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Sign Up with Facebook
OR

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In