Saiba como o inbound marketing, além de intrigante e inovador, pode gerar resultados surpreendentes a sua empresa

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O inbound marketing, também conhecido como marketing de atração, é uma estratégia criada em 2006 pelo CEO Brian Halligan e pelo empreendedor  Dharmesh Shah. Ambos fundadores da HubSpot, propagaram o software e a sua metodologia pelo mundo.

O método consiste, inicialmente, em ajudar clientes em potencial a encontrar sua empresa antes mesmo da primeira compra ser realizada. Esse contato inicial pode se transformar em preferência de marca e, em seguida, leads e receita. O inbound marketing é uma estratégia que utiliza diversas formas de marketing criadas essencialmente para atrair supostos compradores, sendo elas o marketing de conteúdo, blogs, otimização de mecanismo de pesquisa (SEO), mídia social e muito mais para criar consciência de marca e atrair novos negócios.

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Enquanto o outbound marketing busca clientes através de ligações, propagandas de tv e panfletos promocionais, o inbound marketing se concentra na visibilidade da marca, para que assim os compradores em potencial venham até você. Em vez de atrair atenção, as empresas que utilizam do inbound marketing como estratégia se concentram em novos métodos voltados para a construção de consciência, desenvolvimento de relacionamentos e geração de leads.

O que faz do inbound marketing tão atrativo?

O conteúdo oferecido pelo inbound marketing é didático e divertido, fazendo com que o consumidor se sinta acolhido e confiante com a sua escolha. Quando executada corretamente, essa estratégia traz resultados mais  satisfatórios do que o marketing tradicional, uma vez que ao invés de gerar spams em sites e atrapalhar o consumidor com anúncios, ele influencia o mesmo a se engajar e se sentir no dever, como um fã, de divulgar o conteúdo da marca. Quando uma empresa conquista seus clientes a esse ponto, essa estratégia gera leads inteiramente orgânicos, portanto, sua marca se torna dependente da criatividade para gerar atração de supostos consumidores e não somente do orçamento disponível para anúncios e propagandas.

O inbound marketing tem a capacidade poderosa de fazer com que os clientes se sintam no controle, conectando você com pessoas que estão genuinamente interessadas no que você tem a dizer. Além das conversões de leads, ele pode gerar grandes resultados quando se trata da divulgação de mídias sociais, reconhecimento de marca e da otimização de mecanismo de pesquisa. Quando executado com precisão, o inbound marketing permite que os clientes se envolvam com sua marca a qualquer momento, permitindo que você gere leads qualificados por muito menos dinheiro do que o marketing tradicional.

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Como utilizar essa estratégia em sua marca:

Um plano estratégico completo de inbound marketing garante que sua marca esteja presente de forma efetiva durante toda navegação digital do seu cliente. Para isso, é necessário trabalhar com diversos canais de comunicação e veicular um conteúdo personalizado em cada mídia para atingir o target.

Então, antes de mais nada, é necessário entender completamente quem é o cliente que você deseja prospectar. Por isso, toda estratégia de inbound começa pela pesquisa para definição da persona. Nesta etapa, são realizados estudos e entrevistas em profundidade que traçam os perfis do público que sua marca quer atingir. São essas as informações que ajudarão na criação de um conteúdo envolvente e na escolha eficaz das mídias.

No momento de pensar, criar e colocar em prática as suas ideias é importante que o conteúdo seja feito sob medida pro usuário, levando em consideração seus principais interesses e hábitos de consumo. É através de uma comunicação criativa e interativa que sua ira se sobressair com relação aos demais concorrentes.

Após a criação de pautas, o conteúdo será veiculado aos canais que mais fizerem sentido na vida do seu público-alvo para que, dessa forma, ele não se perca na internet e gere resultados indesejados. Por isso, faça uma pesquisa de campo, use métricas oferecidas por diversas redes sociais e sites, procure aprimorar seu email marketing e fique sempre atento ao que seu público espera de você e da sua marca.