Entenda como usar o WhatsApp Marketing para engajar seus clientes e fortalecer sua marca.
O WhatsApp Marketing é o aplicativo já usado no cotidiano. De acordo com a pesquisa divulgada em janeiro, “Estado do Mundo Móvel 2020”, da consultoria App Annie, o aplicativo – que não é mais só de conversas – tem o maior número de usuários no mundo. Ficar fora desse app não é uma opção para quem pretende ter sucesso no marketing digital e, consequentemente, nas vendas. Além das vantagens técnicas do aplicativo, a comunicação tende a ser mais afetiva, criando identificação de marca e vínculo entre empresa e público.
Como se a popularidade do WhatsApp não bastasse para convencer empresas e organizações a usá-lo, vale ressaltar que é uma ferramenta prática, gratuita e acessível. Para usufruir de suas vantagens da melhor maneira, em 2018 foi lançado o WhatsApp Business. Desde então, diversas estratégias foram desenvolvidas e o Whats App Marketing foi ganhando cada vez mais espaço, principalmente, nas pequenas e médias empresas. O objetivo é comunicar, vender e fortalecer o relacionamento com os clientes.
Foi pensando no crescimento do uso do WhatsApp Business que a Organização dos Estados Americanos (OEA), fechou uma parceria com o WhatsApp para oferecer treinamentos com vídeos e infográficos sobre como utilizar o aplicativo. De acordo com o portal “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, a previsão é de que o treinamento para micro, pequenas e médias empresas da América Latina e do Caribe esteja disponível ainda em 2020. Segundo o WhatsApp, o conteúdo será distribuído pela OEA.
Vantagens do WhatsApp Marketing
Incluir o aplicativo WhatsApp Business na estratégia de marketing digital é o primeiro passo para melhorar o e-commerce da empresa/organização e fidelizar o público.
Se engana quem acha que o WhatsApp serve apenas para atendimento ao cliente. Até o final desse texto, você vai perceber a importância do WhatsApp Business e descobrir como usá-lo de forma eficiente.
Foi assim que pequenas e médias empresas aproveitaram a ferramenta para desenvolver suas marcas. A popularidade do WhatsApp Marketing é tão grande que o próprio WhatsApp criou uma página só com histórias de sucessos de empreendedores(as) que usaram o aplicativo.
Mas antes de colocar a mão na tela, confira as vantagens do aplicativo.
Versatilidade:
Você pode fazer do WhatsApp Business aquilo que quiser. A imaginação é o limite. A frase pode parecer clichê, mas resume a essência do aplicativo e as possibilidades de uso.
Use essa característica a seu favor: textos, imagens, vídeos, áudios e muito mais. Porém, tome cuidado para não extrapolar. O segredo é ter um planejamento de conteúdo bem desenvolvido. Um truque é: mesmo sendo uma reação difícil, crie seus conteúdos buscando sempre a viralização. Pode nunca acontecer ou demorar muito, mas pelo menos as chances dobraram e você tentou. Essa estratégia vai fazer com que você crie conteúdos bons e úteis.
Popularidade:
O WhatsApp está na mão, literalmente, de muita gente. É o app mais utilizado no mundo. Para transformar a conta tradicional em uma conta comercial, basta baixar a versão Business e fazer a transferência. Mas não esqueça de fazer o backup antes de mudar de conta, para não perder as conversas. A troca é gratuita e não precisa mudar de número.
Agilidade e eficiência na comunicação:
Um dos objetivos do WhatsApp Business é disponibilizar configurações que facilitem a comunicação entre a empresa e o(a) cliente. Uma boa estratégia de marketing digital deve considerar dois fatores importantes da comunicação: a velocidade da troca de mensagens e a clareza das informações.
Com o aplicativo, você pode personalizar o contato com o público através da função “Etiquetas”, categorizando o perfil do(a) cliente. Assim, o atendimento será personalizado e você terá mais chances de atender às expectativas do público.
O outro ponto importante é a velocidade. O público gosta de ser atendido rapidamente. Com as mensagens automáticas, o primeiro contato será mais assertivo. Porém, é preciso ter cuidado para não parecer spam. O texto não pode ser muito genérico e deve informar que logo uma pessoa irá entrar em contato.
Humanização da marca:
O atendimento pelo WhatsApp Business facilita a criação de vínculos com a marca. Conversar com os(a) clientes, seguindo padrões de boa comunicação, ajudam a fidelizar o público. Para isso, é preciso estar no aplicativo mais utilizado no dia a dia. O(a) cliente se sente confortável, pois já está acostumado(a) com o uso do app.
Mas para atingir essa relação com o público, é preciso montar uma equipe ou treinar um(a) colaborador(a) que saiba se comunicar por mensagem de forma clara, educada e eficiente. Clara, pois mal entendidos são comuns nas mensagens de texto. Educada, para não ofender o público (mesmo quando ele não tem razão). E, por fim, eficiente, para deixar o público satisfeito.
Pesquisas:
A agilidade do WhatsApp Business, aliada à grande chance de abertura da mensagem, facilita a divulgação de pesquisas de mercado, de satisfação e captação de novos dados.
Quer uma dica simples? Compartilhe formulários do Google e dê descontos ou serviços especiais para quem preenchê-los até o final! Esse vínculo será bom para os dois lados.
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DICAS IMPORTANTES para usar o WhatsApp Business de forma eficiente e com bom senso
Para desenvolver um bom WhatsApp Marketing é preciso estar atento a alguns detalhes importantes. Afinal de contas, você não quer incomodar o seu público e parecer aquele(a) tio(a) que manda “bom dia” no grupo da família, diariamente, às 6 horas da manhã!
– Não seja invasivo! Saiba como começar uma conversa e entenda os sinais de quando terminar. O WhatsApp do(a) cliente é um ambiente confortável para ele(a). Não faça com que a conversa fique maçante.
– Sempre imagine que o cliente está com pressa e precisa ser atendido rápido. Isso não significa que você precisa estar 24 horas online por dia. Significa que é preciso realmente ajudar o cliente com informações úteis, descomplicadas e rápidas. Não espere o cliente pedir, envie links importantes, fotos de produtos, orientações básicas e dicas.
– Trate o(a) cliente pelo nome! Tenha o costume de olhar no perfil da pessoa se há o nome dela. Quando o nome não estiver lá, pergunte assim que se apresentar.
– Quando o(a) cliente mandar apenas “oi” – e isso acontece com frequência – envie: “Olá! Tudo bem? Como posso ajudar você?”. Além de transmitir proatividade e eficiência, é um sinal de que você está verdadeiramente interessado(a) em prestar o serviço de atendimento da melhor forma possível!
– Envie conteúdos úteis para o seu público. Isso irá dar valor à relação entre vocês, criará vínculo e mostrará que você está interessado no bem estar do seu público. Parece uma dica desnecessária, mas muitas vezes o conteúdo é útil apenas para a empresa/organização. É preciso entender as demandas do público.
– Você pode criar grupos e gerar o sentido de união. É um diferencial importante para criar uma boa imagem da sua marca, ser útil para o público-alvo e fortificar os pilares da sua organização/empresa, através de propagandas e campanhas.
– Envie imagens de 1200 x 1800 pixels em formato PNG. Leve em consideração que a prévia da imagem terá 500 x 500 pixels. Use isso a seu favor tanto para criar imagens que não fiquem cortadas, quanto para cortar imagens propositalmente, deixando o público com vontade de ver mais. A chance de abrirem o arquivo pode aumentar.
Antes de começar uma estratégia de WhatsApp Marketing, tenha em mente que o WhatsApp é o aplicativo mais particular de todos. Não é por acaso que famosos não divulgação seus números de celular. Saiba que você está entrando em um ambiente pessoal.
O WhatsApp Marketing deve ser, inicialmente, uma estratégia de afeto. Por que não usar alguns emojis, às vezes? Desejar “uma ótima semana” pode fazer diferença na hora de fechar um serviço. Ajudar o(a) cliente a escolher o produto, enviando alguns áudios com dicas é um diferencial. Use a criatividade, o bom humor e o bom senso.