Assim como qualquer outra empresa que tenha como objetivo final atrair pacientes para vender algo a um cliente, as clínicas médicas por vezes enfrentam dificuldades em conseguir impactar cada vez mais pacientes. Para contornar essa situação, existem diversas estratégias de marketing que servem para alavancar a imagem da clínica e destacá-la perante a concorrência. Então, nessa matéria, saiba como atrair pacientes para sua clínica.
Tais técnicas visam convencer seu cliente de que sua clínica é a melhor opção para atendê-lo, sem fazer isso de modo demasiadamente incisivo, algo que pode causar desconforto por ser autoritário demais.
Melhor dizendo, o segredo é “entrar na mente” do paciente aos poucos, produzindo propagandas de qualidade que destaquem sua empresa e atraiam o cliente de forma orgânica – e a melhor ferramenta para tal tarefa é o marketing de conteúdo.
O que atrai um paciente para a clínica?
De modo geral, o que atrai um cliente para uma empresa é a crença de que aquele estabelecimento é capaz de oferecer exatamente o que o consumidor está buscando. No caso das clínicas, essa busca pode ser por atendimento de qualidade, melhores preços de consulta ou exames, a realização de exames específicos e, por vezes, pouco ofertados no mercado. Por isso, o primeiro passo é definir bem quais as necessidades dos pacientes que você deseja atrair, com base nos serviços que sua clínica oferece.
Uma vez que essa questão está definida, é preciso encontrar maneiras de como chamar esses pacientes até a clínica. A resposta é relativamente simples: é preciso fazer com que sua marca seja vista e reconhecida, seja através de anúncios em sites e jornais, de indicações boca a boca ou de resultados em pesquisas da internet. Isso, é claro, é algo que qualquer empresa pode fazer – mas o diferencial estará no modo como essa divulgação será feita. Por isso, listamos algumas maneiras de como atrair seus pacientes mentalmente.
1) Determine muito bem seu público-alvo
Para conseguir investir na tarefa de atrair mais pacientes para sua clínica médica, é preciso saber tipo de cliente que você deseja impactar. Serão clientes em busca de serviços estéticos? Ou de exames complexos que são difíceis de encontrar? Seu objetivo é oferecer valores diferenciados? É preciso bater o martelo nessas questões o quanto antes para delimitar o tipo de paciente você precisa dialogar, sua faixa etária, classe social e até mesmo alguns de seus gostos pessoais. Dessa forma, atrair clientes para sua empresa será muito mais fácil.
2) Mostre que você tem o que seu paciente precisa
Uma vez que sua persona, ou seja, seu público-alvo está definido, fica fácil entender quais são as necessidades do seu paciente. A partir daí, é preciso mostrar que a sua clínica é capaz disso, oferecendo ao cliente aquilo que ele precisa, transformando isso em base para sua estratégia de divulgação. É preciso tomar cuidado, no entanto, para que essa propaganda não seja incisiva demais. O ideal é o paciente chegar à conclusão de que precisa de seus serviços por conta própria, após ser informado dos diferenciais de sua clínica.
3) Torne-se referência em sua área de atuação
Muitas vezes, a jornada do paciente junto à clínica não começa quando ele liga para marcar uma consulta, e sim quando ele consome um conteúdo informativo orgânico nas redes sociais, ou encontra em seu blog a resposta para algo que ele estava procurando.
Isso faz com que os clientes passem a ver sua empresa como uma referência, já que ela forneceu informações valiosas sem pagar por uma consulta.
O caminho para a solução é o marketing de conteúdo, focando na produção de elementos educativos. Você pode usar textos, vídeos e postagens em redes sociais dando informações sobre assuntos que sua clínica atende.
4) Se destaque na multidão
Existem diversos tipos de clínicas médicas relacionadas às mais diferentes áreas da medicina, o que torna a concorrência consideravelmente alta. Por isso, para atrair seus pacientes, é preciso exaltar seus diferenciais.
O diferencial pode vir de diversos lugares; seja um sistema automatizado de recepção, profissionais de renome, boa localização, foco na humanização do atendimento ou na oferta de valores diferenciados.
A partir daí, a estratégia é mostrar ao paciente que sua clínica não é igual as outras, por isso, ela é a melhor opção.
5) Faça a jornada de seu cliente ser o mais agradável possível
Quando o paciente chega na clínica, ele se depara com um ambiente agradável, com um sistema eficaz de recepção e bom atendimento.
Assim, ele acaba sendo induzido à fidelização antes mesmo de passar pela consulta ou pelo exame. Afinal de contas, quando somos bem atendidos, temos vontade de retornar ao estabelecimento futuramente.
Por isso, é importante garantir a qualidade do serviço, tanto a nível técnico e profissional quanto a nível humanitário. Dessa forma, o paciente terá vontade de voltar e também de divulgar sua clínica para familiares, amigos, colegas e conhecidos, aumentando a credibilidade do estabelecimento.
Dessa forma, o paciente terá vontade de voltar e irá divulgar sua clínica para familiares, amigos, colegas e conhecidos, aumentando a credibilidade do estabelecimento.
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