Continua após a publicidade...

O exame do toque é motivo de preconceito e chacota para diversos homens, entretanto serão dez segundos que podem salvar a sua vida do câncer de próstata.

Precisamos ter uma conversa séria sobre a segunda doença que mais mata os homens no Brasil: o câncer de próstata. Hoje em dia, para além da conscientização e quebra de preconceitos sobre o exame de próstata, Novembro tem sido o mês que também traz à luz a importância sobre os cuidados com a saúde do homem em geral. Afinal, sabe-se que por conta da baixa adesão aos cuidados com a saúde, estima-se que eles morrem 7 anos mais cedo que as mulheres, em virtude do diagnóstico tardio de doenças graves, como o câncer de pele e de próstata.

Continua após a publicidade...

Portanto, não se trata apenas de lembrá-los sobre o exame preventivo, mas também de conscientizar a todos sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina. Por isso, neste texto você vai compreender:

  • Como e onde surgiu o Novembro Azul
  • O que é o câncer de próstata
  • Como é realizado o exame de toque
  • A importância de quebrar o preconceito

Como e onde surgiu o Novembro Azul

Dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Pautados por esta luta e inspirados pelas campanhas de conscientização sobre a saúde da mulher, Travis Garone e Luke Slattery de (Melbourne – Austrália), tiveram a ideia de utilizar o bigode em novembro como símbolo da conscientização sobre a saúde do homem. Com a adesão de colegas próximos e disseminação da campanha à pessoas que eram atraídas pelo símbolo do bigode, surgiu a Movember Foundation, uma ONG (Organização sem fins lucrativos) que visa arrecadar fundos para o combate ao câncer de próstata.

A princípio, conforme o movimento foi se espalhando pelo mundo, a grande movimentação era deixar seus bigodes e barbas crescerem no mês de novembro. Tornando o movimento conhecido como “No-Shave November”, ou seja, “Novembro sem Barbear”. E as mulheres, buscando aderir a luta, passaram a usar bigodes falsos e vestir-se de azul, a fim de representar o sexo masculindo. E é por isso que o movimento como o conhecemos chama-se Novembro Azul.

No Brasil, o movimento chegou em 2008, trazido pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida com a Sociedade Brasileira de Urologia. E, assim como no Outubro Rosa, diversas medidas de prevenção e conscientização vem sendo promovidas desde então.

Por que precisamos falar do segundo tipo de câncer que mais mata os homens brasileiros? Porque estes números refletem os efeitos de um preconceito que percorre a nossa sociedade há décadas. Um tabu que foi criado em torno do exame de toque, fazendo com que os homens evitem a todo custo procurar saber como anda sua saúde neste quesito, e descobrindo uma doença fatal quando ela já está muito avançada e sem perspectivas de cura.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer) o câncer de próstata é o 2º mais incidente em pessoas do sexo masculino no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele. Ainda de acordo com o Instituto, 1 a cada 36 homens morre por causa do câncer de próstata. Daí vem a importância de entender como funciona o corpo masculino, compreendendo os impactos do tempo no corpo e a importância do acompanhamento médico para diagnósticos precoces. Nesse sentido, a idade é um importante fator de risco quando falamos em câncer de próstata, pois é considerado uma doença da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

E, para além do câncer, é preciso chamar a atenção para os cuidados com a saúde como um todo. Afinal, não basta apenas realizar o exame de toque quando se atinge a idade indicada, pois este serve apenas para realizar um diagnóstico precoce. O foco nos cuidados com a saúde deve existir sempre, e deve ser voltado para reduzir os fatores de risco, por isso é importante atentar-se para uma alimentação adequada, exercícios regulares, boas noites de sono, cuidado com a saúde mental, exames de rotina, entre outros.

Leia sobre – Vacinas: A relação histórica do Brasil com essa produção

Você sabia? Quando rapidamente identificado, as chances de cura para o câncer de próstata são de 90%. Mas, afinal, o que é o câncer de próstata?

O que é o câncer de próstata?

Assim como diversos outros tipos de câncer, o câncer de próstata é resultado de um crescimento desordenado de células que sofrem mutação genética. Mas, neste caso específico, a mutação e crescimento desordenado das células acontece na próstata, órgão masculino localizado logo abaixo da bexiga e à frente do reto. 

Na fase inicial da doença, sua evolução é silenciosa. Quando os sinais começam a aparecer, em 95% dos casos é sinal de que já encontra-se em estágio avançado. Mas, por vezes, até mesmo em estágio avançado é possível que não apareçam sintomas. Portanto, a ausência de sintomas não garante que não há problemas com a saúde. Por isso é tão importante realizar exames de rotina e procurar um médico urologista, responsável pelos cuidados com a saúde íntima do homem, logo que se percebe qualquer alteração na região da pelve.

Atualmente, existem dois tipos de exames preventivos para identificação do câncer de próstata.

  1. Exame de toque retal
  2. PSA

O exame de toque deve ser realizado em um consultório médico por um urologista, não exigindo nenhum preparo prévio. Ele dura apenas dez segundos, é indolor e não apresenta riscos à saúde. Logo após o procedimento, é só voltar para a sua rotina diária. Caso sejam identificadas alterações na próstata, o médico poderá solicitar um exame de sangue (PSA) para confirmar alguma suspeita.

Falar sobre o preconceito que existe em torno do exame de toque é de suma importância para conscientizar a população em geral de que, apesar de poder ser desconfortável, assim como inúmeros outros exames e intervenções médicas, cuidar da saúde é muito mais importante do que levar em consideração o tabu que persegue a masculinidade dos homens da sociedade atual. Afinal, cuidar do seu corpo para garantir maior qualidade de vida só tem relação com querer-se bem por mais tempo.