As mídias sociais têm se tornado uma grande aliada das empresas, marcas e comércios quando se fala em vendas, geração de valor e relacionamento com o cliente de forma digital.
Mais do que nunca, os negócios têm investido no incrível potencial destas plataformas e as tendências de consumo apontam que cada vez mais as pessoas têm se engajado em compras online, graças a praticidade, e, em alguns casos, valores abaixo do padrão.
Durante a pandemia, todo e qualquer tipo de relação no meio digital ganhou destaque, segundo pesquisas 46% dos brasileiros fizeram mais compras online.
Desta forma, torna-se imprescindível investir na presença digital do seu negócio devido às novas demandas dos consumidores. Para se posicionar em um nível estratégico e utilizar técnicas assertivas, você deve seguir alguns passos fundamentais para o sucesso da sua empresa no ambiente digital. Por isso, neste post a W3 trouxe insights incríveis de Como iniciar o marketing digital na sua empresa?
A maioria dos negócios se lança no marketing digital sem qualquer tipo de planejamento e os resultados são catastróficos. Por isso, o primeiro passo é desenvolver um Planejamento de Marketing muito bem estruturado que define seus objetivos, metas e cronogramas e posicionamento.
Leia também: O que é marketing digital?
E você deve estar se perguntando… Como eu elaboro Plano de Marketing Digital? A W3 te conta!
1 – Defina seus objetivos
- Como será a construção do perfil
- As fotos e conteúdos utilizados serão autorais ou da internet?
- Como será a exposição da marca
- Como você deseja que sua marca seja vista e reconhecida a partir da presença digital
- Como será feita a geração de leads
Dentro destes objetivos, é importante que você defina métricas de KPI a fim de analisar se os pontos listados acima estão dando certo e fazem sentido para o seu negócio.
2 – Entenda seu público-alvo
Para uma comunicação assertiva, você deve compreender e dialogar com seu público. Para que você possa atingi-los da melhor forma possível alguns pontos a serem listados nesta análise são:
- Como posso produzir conteúdos relevantes para minha audiência?
- Como posso conectar meus produtos/ serviços a realidade e problemas que o meu público alvo enfrenta no dia a dia]
- Quais plataformas que meu público utiliza com mais frequência
- Quais conteúdos e formatos devemos utilizar na comunicação
Após definir seu público-alvo, crie uma Persona ou seja, o “consumidor ideal”, um personagem imaginário que reflete todas as características do grupo que você deseja impactar.

3 – Conheça sua concorrência
Compreender a forma como as empresas que têm o mesmo ramo de atuação que a sua empresa se posicionam é relevante para que você possa entender os seus diferenciais e como você pode ressaltá-los e sair a frente do seus concorrentes. Traga algo inovador e exclusivo!
Neste ponto, também é válido uma pesquisa de Benchmark (pesquisa e conhecimento profundo de quem são os concorrentes do setor e como eles trabalham) analisando quais pontos e estratégia as marcas concorrentes utilizam e, que também possam ser aplicadas ao seu negócio.
4 – Defina os canais e plataformas a serem utilizadas
As plataformas para se investir em Marketing são inúmeras, por isso, você deve entender quais são os canais apropriados para a venda do seu produto ou serviço e para cada tipo de campanha em função do público alvo que pretendemos atingir.
A variedade de canais não implica na obrigação de usá-los todos. Você deve apenas investir mais em aplicativos apenas aqueles que, têm potencial para gerar leads qualificados para a sua empresa.
Além disso, é importante desenvolver cronogramas para as ações, metas a serem batidas e o monitoramento dos resultados.
Agora que você já sabe como fazer o seu Planejamento de Marketing Digital é hora de começar a agir, mas, caso você precise de ajuda…
A W3 é especialista em Marketing Digital e tem feito com que muitas empresas gerem valor aos seus clientes, aumentem suas vendas e alavanquem seu faturamento! Se você quer se posicionar da melhor forma e já começar seu negócio com tudo, entre em contato conosco!