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Você quer saber como gerar um bom engajamentos nas redes da sua empresa? Confira essas dicas para aumentar a relevância da sua empresa na internet

Estamos vivendo em um momento da nossa sociedade em que todo e qualquer tipo de empresa ou negócio tem que estar presente na internet e desenvolver conteúdo para atrair novos clientes. Disso, todos já sabemos e estamos acostumados. É normal ao conhecer uma nova empresa de cara entrar em seu site e redes sociais para ver o que essa marca tem a dizer sobre o próprio trabalho e outros assuntos. E, por isso, aqui faremos uma reflexão com algumas dicas de como gerar um bom conteúdo para sua empresa que consiga conquistar a atenção dos consumidores.

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Para isso, existem infinitas maneiras, ainda mais com a internet tão viva quanto é hoje em dia. Porém, antes mesmo de definir um formato, ou caso seu formato já esteja vigente, é preciso parar e pensar, ou repensar: com quem eu quero falar? Quem eu quero que seja atingido por este conteúdo que estou jogando na internet? Essas são as perguntas base para qualquer tipo de conteúdo, a partir disso é possível escolher um formato, uma abordagem e seu conteúdo ficará muito mais atrativo.

Entenda como funciona o engajamento na prática

Quanto ao público alvo, ele será o fator determinante também na escolha de um formato, para isso podemos analisar um case muito famoso no Brasil, que é o do Guaraná Antártica. A marca de refrigerantes feitos de guaraná resolveu ano passado criar um canal no Youtube, umas das maiores plataformas de vídeo do mundo. Mas logo de cara já deparamos com um questionamento: o que um canal no Youtube vai influenciar na marca Guaraná?

Para entender a resposta vamos analisar com calma o branding do canal. A marca de refrigerante optou por criar o canal com um nome diferente da própria marca, “Coisa Nossa”, e a ideia central de todo o projeto é trazer a alma do brasileiro em formato de vídeos, assim definindo a cultura brasileira e atrelando-a cada vez mais com a imagem do Guaraná. A empresa optou por pagar influenciadores famosos para apresentarem os vídeos e atiraram para cima de um público jovem de 14-21 anos.

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Com tudo isso o crescimento orgânico era certeiro, os fãs dos influenciadores caíram de cabeça no projeto e hoje já são mais de 10 influenciadores que estão constantemente aparecendo no canal. Assim, para analisar os resultados, o canal conseguiu atingir mais de 1 milhão de inscritos no período de 1 ano, tamanho que permitiu até uma campanha numa lata do próprio Guaraná, que foi ilustrada por um dos principais influenciadores do projeto, Matheus Canella.

O que fica claro analisando esse caso de marca é que as empresas conseguem hoje criar conteúdo vinculado ao próprio nome, saindo dos padrões de terem apenas sites e blogs. Hoje, é possível marcas com podcasts, canais no youtube, hosteando webinars e todo tipo de conteúdo que você possa imaginar que gere vendas ou tráfego para a empresa.            

Assim, algumas dicas podem ser formuladas. Primeiro, já fica claro que entender seu público, independente do que se trata sua empresa, é majoritariamente importante. O formato, por mais simples que seja, sendo bem direcionado pode gerar resultados mesmo que seja feito de forma orgânica, sem investimento em impulsionamento ou ads. E quanto ao formato em si, a internet hoje permite que qualquer marca consiga se inserir em qualquer tipo de forma no mercado. Temos empresas de tecnologia fazendo vídeos e podcasts sobre o assunto, Agências de marketing criando webinars e levantando discussões nas redes sociais e, assim, se atento a esses passos e se permitindo “sair da caixinha” e inovar, sua empresa, com toda certeza, estará criando conteúdo relevante.