Continua após a publicidade...

Crises vêm e vão, elas fazem parte do nosso sistema financeiro e todos estão sujeitos a passar por uma (ou até mesmo algumas) em algum momento da vida. Mas, as crises não devem ser vistas como um ponto final ou algo que é impossível de se vencer. É sim possível sair de uma crise e, em alguns casos, até mesmo se fortalecer com as adversidades. E são nestes momentos de aflição que o Marketing Digital pode fazer toda a diferença.

Um exemplo é a Pandemia do Covid-19 que abalou o mundo no ano de 2020. A crise sanitária fez com que diversos estabelecimentos tivessem que baixar as portas para conter a disseminação do vírus e assim controlar o número de infectados. Muitas empresas tiveram que demitir funcionários para conseguir manter as contas em dia. No entanto, aquelas instituições que utilizavam o marketing digital como estratégia ou passaram a investir nele, conseguiram ter um melhor desempenho durante a crise e até mesmo crescer.

Continua após a publicidade...

As táticas de marketing digital permitiram que as empresas continuassem fazendo suas negociações e se mantivessem em contato com os clientes. Elas geraram novas possibilidades de acordos e diminuem os impactos negativos nas finanças das instituições. Já deu para ver que o Marketing Digital precisa ser o ponto central no seu negócio e que é preciso manter os investimentos no setor. 

Por que investir em Marketing Digital durante as crises?

Marketing Digital ou marketing 2.0 é um conjunto de estratégias do mundo digital, que buscam, através de pesquisas e dados, alcançar o consumidor daquela marca da melhor forma possível. O marketing 2.0 mantém a imagem de um negócio e o contato com os clientes no mundo da internet, consegue ter uma relação ainda mais próxima com o público e entender melhor o que as pessoas buscam já que tem os mais variados meios para monitorar o consumidor.

A vantagem de investir nesta categoria é que o custo é baixo, bem menor que os gastos com as ferramentas do marketing tradicional, e os retornos tendem a ser mais altos. Isso se deve ao fato de se conseguir entender melhor o público nas redes e ter mais facilidade para encontrar aquelas pessoas que realmente estão em busca do seu produto. É algo muito mais especializado, portanto, os gastos com Marketing Digital terão certa garantia de retorno.

Leia também: O que é marketing digital?

Outro ponto favorável ao Marketing 2.0 é que hoje, com cada vez mais pessoas utilizando as redes para fazerem tudo, inclusive ações do dia a dia, é essencial estar presente no mundo digital. O conteúdo da sua empresa na internet se torna o seu cartão de visitas nas redes e o marketing digital é algo que perdura, tem bons resultados a curto e médio prazo. 

marketing digital

Como utilizar o Marketing Digital em momentos de crise financeira

O Marketing Digital é um conjunto de ferramentas utilizadas para manter uma relação com o cliente que são baseadas em pesquisas e estudos para entender melhor a trajetória do seu consumidor e assim encontrar um meio para chegar até ele. Essas ferramentas tem um grande potencial para impulsionar a sua empresa e assim te tirar da crise.   

Conheça o seu público

O primeiro passo é pesquisar a fundo quem é o seu consumidor. ‘Quantos anos têm? O que ele faz? Com o que trabalha? Por que gosta do seu produto?’ São perguntas simples que te ajudarão a entender melhor o seu cliente e assim planejar estratégias para melhor atendê-lo. Com as pesquisas realizadas (que podem ser feitas na internet mesmo) sua empresa pode criar buyer personas, que irão guiar os caminhos a serem seguidos.   

Conteúdo de qualidade

Após conhecer a sua persona, sua empresa precisa conversar com ela e nada melhor para isso do que produzir conteúdo. O conteúdo pode ser nos mais variados formatos, ao fazer sua buyer persona você irá descobrir se o seu cliente prefere textos ou vídeos, qual linguagem usar e o que seu consumidor quer saber. Viu como é importante entender o consumidor? Essa produção precisa informar, esclarecer dúvidas dos clientes, explicar como o seu produto resolve o problema e entreter o seu cliente.

Esse conteúdo ainda pode utilizar o SEO (Search Engine Optimization) que otimiza um texto na web colocando o conteúdo nas primeiras páginas de um buscador. Com essa ferramenta, o seu tema ganha mais destaque e relevância na internet o que consequentemente irá atrair mais cliques e mais visibilidade para o seu produto.

Redes sociais

No mundo moderno, a vida também é vivida nas redes sociais, por isso sua empresa precisa estar nela. Há um tipo de público que confere o produto nas redes sociais, a relação com os clientes e até mesmo comprar por lá.  Uma conta profissional nas redes sociais precisa receber investimentos e tempo adequado, além de ser abastecida com uma certa frequência.  Interaja com os seus seguidores e use a linguagem mais adequada a eles. 

Email Marketing

É um email enviado diretamente para o cliente com o intuito de informar sobre as novidades com relação a marca e o produto. Pode ser uma Newsletter, um anúncio de promoção ou simplesmente um texto sobre os últimos acontecimentos. Mas não esqueça de ter respeito ao seu consumidor, a lista de emails para envio precisa ser construída e a possibilidade de cancelamento do envio tem que estar sempre ao alcance, para sinta confiança na marca.

Sistema Responsivo 

Já entendemos a importância de estar no digital. Hoje em dia, dificilmente alguém compra um produto ou contrata um serviço sem antes pesquisar na internet, conhecer a marca ou avaliar prós e contras. Levando em conta que a maior parte da população faz essa pesquisa usando smartphones, o seu site precisa ser responsivo. O que quer dizer produzir um portal que irá se adaptar a qualquer resolução, contudo, aquele conteúdo produzido para o desktop também será legível no celular ou no tablet. 

Propaganda

As peças publicitárias no Marketing Digital são mais assertivas e têm um custo muito baixo. Além de serem pensadas para um público mais específico elas irão estar disponíveis apenas em locais onde é possível encontrar o seu cliente. Também possuem a qualidade de serem mais atrativas e interativas.