A transição da empresa física para o meio digital é uma realidade, mas ainda tem empresa que se auto sabota e cria problemas nessa processo
A adesão de empresas no mundo digital não é uma coisa que vem de hoje, mas considerando o novo coronavírus e o aumento das compras por sites e aplicativos, é inegável o poder da internet nos resultados dos negócios. Não apenas em número de vendas, mas também em engajamento e fidelização dos clientes. Mas se engana quem pensa que apenas por estar na internet, o seu lucro está garantido.
O marketing digital é outro aliado, mas, caso seja mal aplicado, causa nenhum efeito. É necessário saber usar as ferramentas e entender o que funciona para o seu negócio. Por isso, separamos 5 problemas que estão diminuindo a lucratividade da sua empresa.
Muitas empresas não possuem um site
Pode parecer estranho já que internet virou a principal forma de comunicação e venda nos dias de hoje, mas segundo uma pesquisa pela empresa de soluções de comércio eletrônico Boa Vista com 350 empresas do Brasil, apenas 39% utilizam a internet como uma plataforma de negócio. A mesma pesquisa ainda revelou que apenas 38% possuem um site próprio.
Com o avanço das compras online, inclusive, impulsionadas pelo novo corona vírus, empresas que não possuem site e não trabalham no mundo digital, estão perdendo oportunidades e, com isso, diminuindo sua lucratividade.
Para ter um panorama geral, a pesquisa mostrou que 36% dos negócios contam com faturamento entre 30 e 100% do total arrecadado em origem digital.
Empresas que tem sites, mas são mal estruturados
Embora muitas empresas não cometam o primeiro erro de não ter um site, algumas cometem uma segunda infração gravíssima que é ter um site mal estruturado e pouco otimizado. Pensar o site como uma vitrine virtual pode te ajudar na hora de compor seu site, além disso, os comentários e avaliações de seus clientes podem ajudar na hora de conseguir a confiança dos novos clientes. Outra vantagem de ser site otimizado é que com um site otimizado para os buscadores como o Google, novos clientes chegam até a sua empresa de forma orgânica e natural.
Empresas que não sabem mensurar resultados de forma clara
Uma das coisas mais importantes quanto falamos de marketing digital e internet é a mensuração de resultados. Entender o que está funcionando ou não para o seu negócio vai ser essencial para saber onde investir ou não. Muitas empresas investem muito tempo e dinheiro em coisas que não funcionam com o seu público, com isso, o trabalho acaba sendo em vão. É necessário usar ferramentas corretas, que monitorem com destaques os resultados das campanhas internas.
Empresas que não valorizam a fidelização
Ter lucro é bom, mas tem lucro sempre é melhor. Muitas empresas focam todas as suas fichas em vender e ganhar e, muitas vezes, esquecem de oferecer um trabalho que fidelize o cliente. O pensamento de fidelização também é uma ferramenta para acabar com o problema e lucrar, um lucro a longo prazo. É importante que empresa trabalhe, seja digitalmente ou não, o sentimento de identificação com a marca em cada cliente.
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Empresas que não usam a rede social
Quando se trata de rede social os problemas são vários. Responder mal os clientes, comprar seguidores e mentir sobre os serviços são apenas alguns exemplos. Para ter a rede social como aliado, o conteúdo tem que ter qualidade e o crescimento deve ser orgânico. Uma comunicação visual forte e linguagem adequada são alguns dos ingredientes para o sucesso.