Continua após a publicidade...

Antes que comecemos a criar volume de conteúdo é importante preparar a base da sua empresa e as redes sociais fazem parte disso.

Com o avanço da tecnologia, a vida digital é uma realidade cada vez mais presente na vida de todos nós, tanto pessoa física quanto jurídica. A presença de uma marca no ambiente web é essencial para alcançar novos públicos e divulgar seus produtos. Mas com tanta gente se utilizando desse meio, como alavancar sua visibilidade?

Continua após a publicidade...

Juntamos algumas dicas essenciais que podem beneficiar muito a presença da sua marca nas redes sociais.

Elaboração de um objetivo:

Se você não tiver um objetivo definido, como vai alcançá-lo? Antes de pensar o “como”, é necessário pensar o “onde” se quer chegar e então desenvolver os passos até lá.

Conhecimento do público:

Para falar bem, é essencial que se saiba com quem está falando. Quem vai receber o conteúdo que você está transmitindo? Faça uma análise dos receptores a partir de sexo, faixa etária, nível de escolaridade, camada socioeconômica e estilo de vida.

Regularidade:

Essa é a palavra-chave para transparecer organização. Estude os melhores horários para fazer publicações em cada rede social e aquele em que seu público é mais ativo. Isso contribui para que suas atualizações sejam levadas a sério, inspirando confiança e sempre com conteúdo pertinente.

Originalidade:

Mesmo que exista uma “fórmula mágica” para ir bem nas redes sociais, isso não significa que todos nesse ambiente são iguais e agem de maneira idêntica. O público facilmente reconhece quando a marca está copiando aquilo que deu certo em outro lugar. Por isso, é importante que você seja autêntico e não simule a comunicação de outros, parceiros ou concorrentes.

Compreender o ambiente:

Da mesma maneira que as linguagens utilizadas no meio profissional e no meio pessoal são distintas, é preciso se adequar ao ambiente das redes sociais. Isso vale também para as networks entre si, afinal Instagram e LinkedIn têm grandes diferenças de conteúdo e funcionamento, por exemplo. Apesar disso, o ponto comum de todas elas é o uso de uma linguagem menos formal e mais acessível no dia a dia, com cuidado para não exagerar na “leveza”.

Pontos de uma estratégia de rede (Créditos: Envato Elements)
Pontos de uma estratégia de rede (Créditos: Envato Elements)

Direcionar o tráfego:

O que você quer que seu público consuma? Uma audiência fiel tem interesse em te acompanhar para além das redes sociais, seja para um site, um blog ou um canal. Direcionando suas visualizações para outro lugar você consegue conhecer sua audiência com mais profundidade e em um ambiente controlado por você, com menos distrações de outras marcas.

Engajamento:

O seu engajamento é o que mede sua influência e credibilidade na web. Quanto mais você faz com que as pessoas ouçam o que você tem a dizer e consumam seu conteúdo, mais poder você tem. Para isso, participar e fomentar discussões importantes para seu público são maneiras mais efetivas de ganhar espaço do que só fazer autopromoção.

Crescimento orgânico:

Anúncios e mídias pagas são complementares, não regra. Essa ferramenta pode custar caro e não ter o efeito esperado. Priorize uma imagem orgânica através de conteúdo de qualidade e interações com outras marcas, seguidores e influenciadores.

Desempenho:

Observe os indicadores de desempenho de sua marca em todas as redes sociais. Se necessário, faça pequenas mudanças em seu modus operandi de maneira natural e fique atento a como o público recebe isso.

Leiam também: 5 problemas que diminuem a lucratividade da sua empresa

Alguns outros pontos são interessantes também para manter uma boa imagem no ambiente web, como plano de gerenciamento em casos de crise e o auxílio de uma equipe qualificada. Lembre-se que as redes sociais são o canal de comunicação mais direta que se tem com o consumidor, tornando essencial que os responsáveis por ela saibam o que estão fazendo e como lidar com imprevistos.