O que faz uma agência de Marketing Digital?
A tecnologia se tornou uma grande aliada durante a pandemia. Todo tipo de contato social foi feito totalmente de forma online, fato que acarretou no crescimento de conteúdos, usuários e recursos das redes sociais.
Ao se tratar do ramo empresarial, mais do que nunca as empresas tiveram de se reinventar, se adaptar às novas tendências e investir todo os seus recursos no meio digital.
Com isto, cresceu a procura por profissionais autônomos especialistas no ramo (Social Media) e Agências de Marketing Digital.
O principal objetivo das agências de Marketing Digital é, em síntese, construir a presença online de uma figura pública ou de grandes empresas. Dentre as principais atividades realizadas estão:
- Criação de conteúdos para Redes Sociais;
- Construção de posicionamento e autoridade de forma online;
- Interações com clientes no meio digital;
- Criação de artes digitais, utilizadas para os mais diversos fins;
- Gerenciamento de Anúncios (Facebook, Instagram e Google ADS);
- Gestão de Tráfego;
- Criação e otimização de sites;
- Elaboração de estratégias que consigam aproveitar as oportunidades
digitais a favor dos objetivos dos clientes; - Promoção de Vendas no ambiente digital;
- Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo;
- Relatórios periódicos sobre o desempenho do cliente no ambiente
digital; - Além de dentre outras atividades delegadas aos Social Media.
Qual a importância de investir em Marketing Digital?
As agências de Marketing Digital ganharão notoriedade durante a pandemia e o ramo tem crescido mais do que nunca.
O fato das empresas terem que, obrigatoriamente, migrarem ao ambiente digital somente reforça a importância de investir nessas plataformas.
Leia também: O que é marketing digital?
O Marketing Digital tem suma importância nas seguintes atividades de uma empresa:
- Aumento de número de vendas online;
- Construção de relacionamento com os clientes;
- Prospecção de clientes;
- Construção de autoridade;
- Produção de conteúdos e informações relevantes para a
audiência; - Estratégias de vendas;
- Aumento do engajamento e crescimento dos negócios;
- Diminuição de custos com publicidade offline (cartões,
panfletos…) - Aumento do alcance de pessoas.
Entretanto, vale ressaltar que para conseguir resultados satisfatórios e atingir os objetivos desejados , é necessário que a empresa contratante invista os recursos disponíveis em uma boa Agência de Marketing Digital.
Graças ao aumento das demandas, tem crescido o número de Agências de Marketing Digital e por isso, trouxemos algumas informações sobre tudo que é necessário começar uma do 0.
Quanto custa uma agência de Marketing Digital?
Torna-se uma tarefa difícil estipular o capital necessário para a abertura, uma vez que depende-se de alguns fatores individuais de cada empresa:
- Profissionais contratados e suas respectivas faixas salariais;
- Materiais utilizados na construção e decoração do local (se físico);
- Marca dos produtos escolhidos (ex.: Computadores);
- Programas utilizados (Photoshop, Illustrator..);
- Se a agência é franquia ou não.
Conteúdo de qualidade
Portanto, para começar neste novo ramo, além de traçar um planejamento estratégico e fazer uma gestão cautelosa de riscos, trouxemos alguns pontos fundamentais:
- Contratação de profissionais de comunicação: Publicidade, Marketing e Relações Públicas;
- Criação de uma Identidade Visual, Redes Sociais, Site..
- Investimento em Publicidade (online e offline);
- Plano de prospecção ativa de clientes;
- Compra de materiais para o local: materiais de escritórios, bons
computadores… - Custos com o aluguel/compra do local;
- Abertura do CNPJ;
- Programas de edição de foto e vídeo..
De modo geral, o investimento depende do tipo de negócio, o porte da empresa e o sistema de funcionamento, mas estima-se que o investimento inicial retorne dentro de 5 anos.
Por fim , é evidente o notório crescimento do ramo nos últimos tempos e a tendência é um aumento cada vez maior de empresários investindo em agências de Marketing Digital.