Continua após a publicidade...

Nos últimos anos, a tecnologia só aumentou, o número de computadores e redes também cresceu, e, em meio a um mundo, que passa a ser cada vez mais digital e online, ter uma empresa conectada é essencial. Com isso, os cabos e cabeamentos também expandiram, conectando sistemas dos mais variados tipos e uma diversidade de aparelhos. Para manter toda essa ‘engrenagem’ em andamento e um bom funcionamento de todo o sistema, se torna imprescindível a Certificação de Rede.

A Certificação de Rede ou Certificação de Cabeamento é uma bateria de testes feitos por meio de equipamentos específicos para encontrar possíveis falhas na rede. Essa prova segue as normas TIA/EIA (Electronic Industries Association / Telecommunications Industry Association) e busca encontrar problemas e soluções para a rede.

Continua após a publicidade...

Este mapeamento é realizado por técnicos treinados que irão avaliar toda a rede coletando dados, e assim, assegurar que todos os cabos são seguros. Isto garante uma maior estabilidade para a sua empresa o que acarretará em uma maior confiança dos clientes. Já deu para ver que a Certificação da Rede lhe traz grandes vantagens, né? Então confira abaixo cinco bons motivos para você realizar a sua já. 

Atesta a qualidade do cabeamento

Todas as informações passam pelos cabos. Isso os torna parte fundamental de todo o sistema, assim sendo, é importante verificar como esse equipamento funciona e quais os problemas podem aparecer ao longo do tempo. A certificação também pode encontrar aqueles cabos que não são homologados pela Anatel e desta forma sugerir soluções para os mesmos.

Garante a eficiência da rede

A certificação irá realizar a manutenção de toda a rede. Por esse motivo, a vida útil de todos os cabos é prolongada e os custos da empresa reduzidos. Outro ponto é que com essa avaliação, é possível ver o que realmente é indispensável para o bom funcionamento do sistema e o que se torna excedente, o que faz da infraestrutura mais eficiente e tem um melhor custo benefício.

Leia também: O que é marketing digital?

Prevenir é melhor do que remediar

Em situações de crise ou de grana curta, muitas instituições logo pensam em passar a manutenção mais para frente ou até mesmo não realizar os serviços, principalmente se quando se fala na verificação dos cabos, algo que em muitos casos não fica à vista.  Porém, é um grande erro e pode colocar todo o sistema de cabeamento em risco.

A certificação busca encontrar os problemas antes que aconteçam, e evitar um risco futuro. Se algo de errado for localizado, é feito uma sugestão para o dilema e assim evitar o risco futuro. Em comparação com os gastos que se pode ter com o conserto de uma rede já em colapso, a certificação da rede tem um custo muito baixo.

Sustentável

Na atualidade, além de pensar nos investimentos com infraestrutura, marketing, funcionários e a própria rede de operação, as corporações também precisam pensar na questão da sustentabilidade, e nisso, a certificação de rede também pode ajudar.

Com a verificação de todo o sistema de cabos, se garante a longevidade e durabilidade da rede, ou seja, se gasta menos repondo novos equipamentos o que quer dizer menos matéria prima sendo jogada fora. A vida útil do projeto é prolongada enquanto se economiza dinheiro e recursos.

Esse pode ser um ótimo posicionamento da marca e demonstra para o cliente que a questão da sustentabilidade não é apenas algo no papel, mas sim colocada em prática todos os dias dentro da instituição.

Proteção a Rede

Os testes irão avaliar a forma como as instalações foram feitas e se seguem os padrões que estão em vigor. Ademais, se avalia possíveis riscos ocultos em todo o sistema operacional, tanto naqueles de baixo como de alto custo. Assim, os cabos e todos os equipamentos conectados estão seguros.