A evolução tecnológica simplificou muitas coisas para o lado das marcas, o e-mail marketing foi uma dessas otimizações nas vendas e aproximação com seus leads.
O advento do e-mail marketing é uma estratégia de envio de e-mails para uma lista de contatos a fim de estabelecer uma comunicação com cada destinatário e cumprir determinados objetivos de marketing digital. Geralmente o disparo é realizado por meio de ferramentas de automação.
De onde veio essa estratégia do e-mail marketing?
O e-mail foi entendido como uma versão eletrônica das cartas, não por acaso recebeu esse nome, que pode ser traduzido para o português como correio eletrônico. O inventor dessa tecnologia, Ray Tomlinson deu uma entrevista à The Verge, onde disse que só queria uma maneira simples de deixar mensagens para as pessoas de um computador para outro, que não dependesse da sua presença no momento, como acontecia no telefone.
E foi isso que o e-mail se tornou: um canal de comunicação direta entre um remetente e um destinatário. Com o tempo, entrou no dia a dia da internet e se tornou um tipo de identidade dos usuários na internet, usado para trocar mensagens e realizar qualquer cadastro na internet. Mais ainda no mundo corporativo e comercial!
E é claro que o marketing se ligou nisso e fez dessa otimização uma forma de divulgar produtos, informar sobre ofertas e enviar mensagens aos possíveis consumidores, como uma grande panfletagem virtual.
O problema é que o uso do e-mail como ferramenta de marketing pode ser visto como uma faca de dois gumes, quando ao mesmo tempo que é ponte também passou a incomodar os usuários. Muitas empresas passaram a enviar mensagens indesejadas, insistentes, sem qualquer permissão.
Então, as empresas iniciaram um movimento para qualificar as abordagens de e-mail marketing. Para isso, começaram a solicitar autorização para os envios, segmentar a base de contatos e adotar diversas práticas que hoje tornam as mensagens mais relevantes e personalizadas, junto com estratégias de envio!
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Como funciona essa estratégia do e-mail marketing?
Ao ter a permissão da pessoa para receber e-mails da sua marca, ela dá acesso a um ambiente pessoal da sua vida, em que poucos podem entrar, e se abre para a conversa. A partir daí, você pode conversar de maneira mais pessoal com os seus clientes. O que é uma grande oportunidade para estratégias mais elaboradas de comunicação e vendas.
1. Estreitar relacionamentos
Email marketing é um canal de relacionamento bastante pessoal. É uma comunicação direta com os consumidores.
Aproveite para manter a marca próxima dos consumidores, sempre ativa na sua lembrança. Crie uma comunicação de valor para eles, que entregue conteúdos e ofertas que sejam úteis para a sua vida. Dessa forma, o relacionamento se fortalece, assim como a imagem da sua marca.
2. Promover seus conteúdos
Se você tem um blog, deve saber que promover os conteúdos publicados é essencial para o sucesso da sua estratégia.
3. Nutrir e educar seus leads
A nutrição de leads é um dos pilares do Inbound Marketing. Essa estratégia tem a intenção de transformar seus assinantes em leads, e seus leads em clientes.
Para que isso aconteça, é necessário educar seus contatos sobre seu negócio e área de atuação, enquanto estreita o relacionamento com eles. À medida que você envia os conteúdos, eles entendem melhor o valor do que você vende e amadurecem a decisão de compra, até que se tornem clientes.
4. Vender
Você pode enviar email apenas para estreitar relacionamentos e promover conteúdos, mas também pode vender diretamente. Os emails podem trazer ofertas e descontos que levam os usuários logo para a página de compra. São poucos cliques até a venda.
5. Pós-venda
Depois de fechar uma compra, você não pode se afastar dos seus clientes. A etapa de encantá-los é uma das mais importantes da metodologia inbound, e o email pode ser seu aliado nisso.
Agora não se esqueça de nos contar como foi a sua estratégia de e-mail marketing e se teve resultados como o esperado ou não.