Se você já pensou em expandir a sua cartela de clientes e engajar o seu público-alvo, o primeiro passo é o Marketing de Conteúdo. Mas, o que é o Marketing de Conteúdo?
O Marketing de Conteúdo nada mais é do que uma estratégia de marketing para atração e engajamento de clientes, e novo clientes, por meio de um conteúdo personalizado para determinado público. Com a produção e aplicação de um conteúdo especifico e relevante, você atrai, gera valor e engaja seus clientes. Gerando assim, aumento para o seu negócio.
Não necessariamente você consegue que seu cliente compre logo de cara, mas você pode fazer com que se cadastre na sua Newsletter, faça o download se algum material ou compartilhe o seu conteúdo (gerando mídia espontânea para novos públicos).
Essa modalidade não é uma novidade no mercado. Portanto, se você não aplica o Marketing de Conteúdo no seu negócio, você está perdendo tempo!
O passo a passo é simples. Você cria um conteúdo relevante para seu público-alvo. Sabemos que hoje em dia o bom marketing não é baseado em venda puramente, mas sim criar um conteúdo relevante e que seja útil para o cliente. Com isso, após consumir esse conteúdo útil o cliente vai querer compartilha-lo e assim a sua marca passa para mais pessoais.
Assim, além de ajudar o seu público e ter um cliente mais engajado (pois sabe que pode contar com sua marca), o seu conteúdo ainda é compartilhado para atração de novos clientes.
O quando segredo o Marketing de Conteúdo é que atração não é explicita, como, por exemplo, uma propaganda paga. Sutilmente e através de um material útil para seu cliente, você fideliza seu cliente e pode gerar novas pessoas para consumir sua marca.
Uma grande vantagem dessa estratégia é que é uma opção barata. Isso porque você não precisa gastar com anúncios, apenas investir o seu tempo em produzir um conteúdo relevante.
Como fazer Marketing de Conteúdo?
O principal foco do Marketing de Conteúdo é a qualidade. Por isso, na hora de criar o seu planejamento de conteúdo é válido dar mais foco para o conteúdo do que a quantidade dele.
Para começar é importante que você tenha definido o seu público-alvo. Caso não tenha, você pode criar sua persona. Para fazer isso é simples, você precisar analisar quem consome seu produto e achar características em comum. Por exemplo, você tem uma Autoescola e a maioria dos seus alunos são jovens de 18 anos, em média, que querem tirar a primeira habitação, sendo assim, a sua persona é um jovem estudante com essa média de idade, solteiro e que pode (ou não) depender financeiramente dos pais.
Com a sua persona definida, vem a hora de escolher suas ferramentas de trabalho. Isso é por onde você vai alcançar o seu público. Pode ser pela rede social, blog, podcast, e-mail marketing e tantas outras opções disponíveis no mercado.
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Após definir o seu canal de comunicação é a vez de criar um planejamento de conteúdo, ou seja, o que você vai gerar de útil para seu cliente. Existem diversos cursos que auxiliam o desenvolvimento desse tipo de conteúdo ou até empresas que oferecem esse serviço personalizado. Se a grana estiver curta, você mesmo pode criar o seu conteúdo, afinal, ninguém entende mais da sua empresa do você mesmo.
Algumas dicas que podem ajudar você na hora de montar seu planejamento são o uso de SEO, a diversidade de temas e uma periodicidade regular (aqui não estamos falando de fazer conteúdos diários, mas seguir um planejamento que respeite a sempre a mesma periocidade, como, por exemplo, todas às segundas ou quinzenalmente).
Por último, uma dica superimportante: Interaja com seus clientes! A interação, seja pela rede social ou outra forma, gera a confiança e fideliza o seu cliente.
Agora que você já sabe tudo sobre Marketing de Conteúdo é hora de desenvolver o seu plano e alavancar a sua empresa.