Continua após a publicidade...

A falta de dinheiro é um problema que, historicamente, afeta muitos brasileiros. Falar sobre dinheiro, salário e investimentos ainda e infelizmente é um grande tabu em nossa sociedade.

Pesquisa com 70 mil colaboradores do Brasil

De acordo com um estudo realizado em setembro de 2021 pela Healthtech HSPW (Healthy & Safe Place to Work), que contou com a participação de 70 mil colaboradores de empresas do Brasil, há a indicação de que a falta de dinheiro, ou em outras palavras problemas de saúde financeira, são os de maior incidência entre os trabalhadores do país.

pessoa com falta de dinheiro
Imagem: Envato Elements
Continua após a publicidade...

Segundo o mesmo estudo, 80% do público entrevistado possui problemas com suas finanças pessoais, seguido de doenças como sedentarismo (63%), problemas na alimentação (58%), consumo exagerado de álcool (50%), entre outros.

O cientista comportamental Eldar Shafir, e o economista Sendhil Mullainathan, das universidades de Princeton e Harvard, respectivamente, abordam o tema em seu livro “Escassez – Uma nova forma de pensar a falta de recursos na vida das pessoas e nas organizações”, de 2013. 

Em sua obra, os autores atribuem o termo banda larga mental “para se referir à capacidade mental de processamento de informações. Para os autores, quando a pessoa passa por problemas como a falta de dinheiro, essa questão toma conta do cérebro que busca focar em encontrar uma solução para o problema.

Dúvidas

Pagar o valor mínimo da fatura do cartão? Deixar de pagar algo para quitar outra dívida? Pegar um empréstimo? Usar o cheque especial? Essas são só algumas das decisões mais comuns que uma pessoa opta quando enfrenta uma situação de falta de dinheiro.

Em entrevista concedida à BBC News Brasil, Shafir afirma que “A banda larga mental é muito limitada. Muitas vezes você precisa focar na urgência do agora e faz isso com competência: resolve o problema. Mas se esse movimento ocorrer o tempo inteiro, nunca será suficiente. Vai negligenciar outras áreas da sua vida”.

Essa afirmação mostra que o foco em solucionar o problema pode ter impactos no longo prazo. 

Quando se está numa situação de falta de dinheiro, a margem para erro é mínima, a decisão que a pessoa tomar pode causar sérias consequências, por isso, muitas vezes, a cognição é afetada e impacta negativamente na tomada de decisão. 

Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e SPC Brasil

Em 2019 um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que cerca de 67% dos consumidores brasileiros não conseguem guardar nenhuma porcentagem daquilo que ganham no mês.

uma pessoa guardando dinheiro pois esta com problema financeiro
Imagem: Envato Elements

Esse tipo de dificuldade é constante no Brasil, principalmente, pela falta de educação financeira, algo que deveria ser ensinado nas escolas, mas que, infelizmente, ainda é um tabu para o ensino básico nacional, que ainda não possui uma política forte nem amplas discussões na esfera pública para mudar o status.

Crise financeira

A crise financeira que o país vem enfrentando nos últimos anos, aliado a pandemia de Covid-19, escancara ainda mais a necessidade de investir na educação financeira das próximas gerações, visando melhorar o panorama nacional.

Tendo isso em vista, parcerias público-privadas estão treinando educadores da rede pública de ensino, que ajudarão a disseminar, de forma gratuita, o conhecimento em finanças.

Exemplo de parceria

Esse modelo de ensino está sendo adaptado também para ocorrer em outros países como o Chile. A iniciativa, contudo, é um grande desafio para o Brasil, pois territorialmente o país têm diversas realidades de grau de escolaridade e alfabetização, uma vez que o ensino básico é um problema crônico.

Porém, o surgimento de iniciativas como essa, indicam que dias melhores se aproximam e que a médio e longo prazo, pode-se colher bons frutos desses investimentos.

Conclusão

E você, consegue guardar um percentual dos seus ganhos mensais? Procura ler livros ou assistir vídeos com esse tema.

O assunto é muito importante e iremos abordar em outros artigos aqui em nosso blog.