Continua após a publicidade...

Está tentando vender o seu produto ou serviço utilizando os métodos tradicionais de marketing e não está tendo resultado?

E se te disséssemos que o Inbound Marketing pode ajudar a sua empresa a vender mais e com custos de vendas bem menor do que o marketing tradicional? Fique ligado que explicamos pra você!

Continua após a publicidade...

Somos a W3 Inova, e nós vamos te mostrar passo a passo o que é e como utilizar o Inbound Marketing. Atire a primeira pedra quem nunca distribuiu panfletos por aí do seu produto ou serviço. Entendemos o que é isso, afinal, é marketing tradicional.

Como atrair as pessoas

Fica a pergunta, quantas dessas pessoas estão realmente interessadas no que você está oferecendo? Não muitas. Afinal, elas estão ali só de passagem, preocupadas com outras coisas do seu dia a dia que o seu produto ou serviço não necessariamente pode atender.

Não seria muito melhor se as pessoas certas viessem atrás do seu negócio? Melhor ainda, se elas estivessem interessadas em escutar o que você tem a oferecer. É essa função do Inbound Marketing. Atrair as pessoas certas e transformá-las em clientes. Isso tudo de forma precisa, já que você será capaz de saber exatamente quanto de dinheiro vai investir para divulgar o seu produto e gerar lucro.

Para a gente entender melhor como tudo isso funciona, suponha que você tenha R$ 100 para imprimir flyers a serem distribuídos por aí com quem cruzar com você. No inbound marketing, esses mesmos R$ 100 podem ser utilizados para impulsionar um post no Facebook e direcionar esse anúncio para ser entregue apenas às pessoas corretas, segmentando qualidade, perfil, interesse e até localização.

O que é mais vantajoso? Na teoria tudo é muito lindo, mas como fazer isso na prática? No Inbound Marketing, a empresa investe em conteúdo. Lembre-se bem, conteúdo! E o distribui em buscadores como o Google, por exemplo, e em blogs e redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn.

E esses conteúdos podem ser textos, vídeos, e-books, manuais ou qualquer outro material que fale sobre o objeto do seu negócio ou serviço. É esse conteúdo que vai guiar o seu potencial cliente através das 5 etapas chaves do Inbound Market. Atrair, converter, relacionar, vender e analisar.

Criando conteúdo

Quando se cria conteúdos, gera-se autoridade sobre o assunto. Isso quer dizer que as pessoas passarão a olhar para a sua marca ou negócio de um jeito totalmente diferente. Por exemplo:

Temos uma loja online de cervejas artesanais. Para se aproximar do público, estabelecer a marca e se tornar uma referência no segmento, fazemos um vídeo com 5 dicas de pratos rápidos para acompanhar aquela cerveja do final de semana. E nesse vídeo que vamos postar nas redes sociais da marca, o foco não está necessariamente em divulgar a empresa, mas sim em entregar informações relevantes para as pessoas que se interessam pelo assunto.

Assim, fica mais fácil que elas possam me encontrar. Agora, de nada adianta que essas pessoas passem pelo meu conteúdo sem que eu possa saber quem elas são, certo? Por isso, chegamos à próxima etapa do Inbound Marketing. Converter. É que além dessas cinco dicas de pratos rápidos que estão no vídeo, eu passei um bom tempo escrevendo um guia completo sobre as melhores cervejas artesanais do Brasil.

E nesse material também inclui alguns pratos mais elaborados e expliquei como você pode identificar uma cerveja de qualidade. Um conteúdo super específico, né? É esse tipo de material que eu acredito que o cliente do João vai querer consumir.

Agora podemos oferecer esse material em troca de algumas informações desse visitante, como um e-mail, por exemplo. Pra baixar esse material, basta ele clicar no link da descrição e colocar o seu contato pra garantir o e-book. Simples assim.

O que são Leads

A partir do momento que esse visitante deixa um dado em troca de algum material, ele se torna um lead. O lead é uma pessoa que já demonstrou interesse no seu produto, convertendo-o nos seus materiais, e está interessado no que você tem para dizer. Porém, esse lead nem sempre está no momento decisivo de compra. Por isso é tão importante que você continue mandando novos conteúdos para ele para ir criando um relacionamento. Vamos dar um pulo pra vida real aqui.

O que se faz pra manter a conversa viva e se relacionar com as pessoas, seja numa festa ou pelo WhatsApp. Aproveita o gancho de um assunto pra comentar outro tema ou contar algo novo que seja do interesse de vocês. Tudo isso é tão natural que a gente nem pensa que pode usar essa mesma lógica pra falar com os nossos clientes.

Produzir conteúdos novos, oferecer aos leads uma forma de se relacionar e fazê-lo avançar pela jornada de compra.

Mas pra isso, o conteúdo que você ofertar deve ir ganhando complexidade e se tornar cada vez mais vendedor. Assim, o lead vai aos poucos se aproximando do produto ou serviço que você vende e vai entendendo porque a sua solução pode resolver o problema dele.

Momento da venda

E quando chegar esse momento, é hora de realizar a venda. Mas aí vem aquela pergunta. Quando que eu sei que esse lead tá pronto pra comprar? Tá, tem muitas formas de descobrir isso. Pode ser depois que o lead faz um pedido de orçamento, visitou a sua página de preços no site, ou converteu em um material específico sobre o seu negócio. É esse. É esse o momento de fazer contato com o lead e mostrar que você pode resolver o problema dele. No embalde marketing o processo de venda é feito de forma muito mais consultiva.

Você entende as necessidades do seu lead e mostra como seu produto pode ser a melhor solução, se tornando um parceiro de verdade pro negócio do seu cliente dar certo. Lembra o exemplo da loja que a demos agora há pouco? Essa loja se tornou uma referência em cervejas artesanais. E ela tem os melhores materiais pra quem procura algumas informações sobre o assunto. Assim, a empresa atrai mais leads, se relaciona com seus clientes e vende mais.

Agora que explicamos como funcionam essas quatro etapas, chegou a hora de analisar. E essa etapa é tão importante como qualquer outra que você já viu pra garantir que o seu negócio continue vendendo e venda até mais.

É que no Inbound Marketing, é possível medir cada ação e avaliar o que está funcionando ou não para o seu negócio. Tudo isso através de números, dados e relatórios. E hoje, existem ferramentas digitais que reúnem todas essas informações necessárias, tornando o seu trabalho muito mais inteligente e fácil.

Funil de Vendas

Sabe tudo que foi mostrado aqui? É isso que chamamos de Funil de Vendas, que é o processo de transformar visitantes em leads, leads em oportunidades e oportunidades em vendas. E você vai conseguir fazer isso de forma muito eficiente seguindo os cinco conceitos do Inbound Marketing que a gente te mostrou nesse vídeo.

Foi mostrado aqui como assim fica muito mais fácil tomar as decisões certas. Então, chega de distribuir panfletos por aí. As empresas mais inovadoras do mercado, como Endeavor, iFood, Sebrae, já usam o Inbound Marketing como estratégia de crescimento. Se barriscar, fica fora dessa. E aí, eu espero ter te ajudado a entender melhor o que é o Inbound Marketing e por que essa metodologia é tão eficiente.

Como podemos ajudar?

Por fim, a W3 Inova pode ajudar a sua empresa a usar a tecnologia para atrair e conseguir a fidelização dos pacientes. Oferecemos serviços de desenvolvimento de sites, marketing de atração, gestão de compra de mídia, marketing de conteúdo, consultoria e muito mais.

Se você tem interesse melhorar sua presença digital, atrair mais clientes e gerar mais leads, agende uma consulta com o nosso especialista!

Para mais informações clique no botão abaixo e solicite o atendimento personalizado.

Aproveitando o gancho, leia também: “3 razões para começar a usar Inbound Marketing na sua empresa

3 motivos para usar Inbound Marketing