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Quando pensamos em uma marca, logo nos vem à mente seu logotipo, cores, fontes e sensações que remete. E isso se deve por causa do branding (ou Brand Management). Nessa matéria, vamos te explicar Como melhorar sua clínica com o branding.

O termo branding vem da palavra inglesa brand, “marca” em inglês, e foi aplicado no mundo do marketing e da publicidade para designar um conjunto de ações que expressam o posicionamento, valores, cultura e identidade de uma empresa ou produto. 

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Essas ações, definem a identidade visual e estratégias de comunicação, atuam no inconsciente do público e fazem com que consigam se enxergar na marca e ter mais confiança para consumir.

Por que ter branding em uma clínica?

Essa estratégia ainda irá mostrar o que há de bom naquela marca e se destacar da concorrência. O branding ainda proporciona a criação de vínculo entre o cliente e a empresa, gerando um tipo de fidelidade. 

Contudo, ao falar de branding, muitas pessoas associam ao consumo de produtos como roupas ou alimentos. No entanto, o branding pode ser aplicado a qualquer segmento, inclusive no setor de saúde.

Uma vez que a ideia de profissionais de saúde se confundem com a de empresas médicas como se fosse algo indissolúvel. Mas é preciso lembrar que são duas coisas diferentes e que uma clínica médica não só pode, como deve trabalhar com branding. 

Imagem: Destaque

Como melhorar sua clínica com o branding

Por muito tempo se teve a ideia de que um médico está intrinsecamente ligado a uma clínica ou hospital, o que não permitirá que essa empresa tivesse algum tipo de publicidade.

Porém, quando falamos em uma clínica médica ou hospital estamos falando de uma empresa e não dos profissionais de saúde em si. Portanto, essa empresa terá um posicionamento de mercado, valores próprios, identidade visual e forma de comunicação e ela precisa mostrar isso a seus clientes. 

Hoje, quando uma pessoa pensa em adquirir um produto, a primeira coisa que se faz é procurar sobre este item na internet e ver informações e opiniões de clientes.

E como o setor de saúde não seria diferente. Muito antes da primeira consulta, o paciente já procurou por aquela clínica nas redes, o que o levou a formar uma opinião sobre o local e os profissionais que o atenderam. 

Ter um branding bem trabalhado da sua clínica, irá ajudar a causar uma melhor impressão antes mesmo da primeira consulta. O paciente se sentirá mais acolhido e confiante ao se consultar em uma clínica que deixa seus valores bem claros e tem boa reputação.

Uma clínica médica com branding tem uma boa gestão de seus posicionamentos, um fortalecimento da marca e ainda proporciona um aumento de autoridade e atrai mais pacientes e até mesmo possíveis investidores que terão mais confiança em colocar dinheiro em uma empresa que está preocupada em mostrar aquilo em que acredita. 

Imagem: Destaque

Como é feito?

Um dos primeiros passos no desenvolvimento do branding de uma clínica de saúde é identificar os valores e propósitos que esse consultório deseja transmitir.

Assim, começa um trabalho de definição de público-alvo, para então desenvolver uma identidade visual, encontrar o tom que a empresa terá e planejar as ações de marketing que possibilitem uma melhor transmissão de segurança para o paciente. 

Entre as ações que podem ser utilizadas estão a criação de logotipo, definição de cores, fontes e marketing digital que incluem a criação de perfis em redes sociais e sites na internet.

Lembre-se, seus pacientes podem vir de pesquisas na rede, então é importante estar presente no online desde o primeiro contato.

A internet é um meio de comunicação que ajuda a fidelizar o paciente através da disseminação de informações e também a manter uma relação mais próxima com ele.  É importante destacar que o branding é uma estratégia construída com o tempo e que as ações surtiram efeito a médio e longo prazo.

O branding de uma clínica é diferente de outras empresas?

A clínica médica é uma empresa que pode ter um ‘branding empresarial’. No entanto, o Conselho Federal de Medicina publicou em 2011, uma resolução que norteia os caminhos das empresas de saúde, é o Manual de Publicidade Médica.

Neste documento fica vedado ações como o uso de sensacionalismo, a exposição de pacientes além de regras para anúncios de publicidade. 

Como escolher um fornecedor para sua clínica?

Já te provamos que trabalhar o branding da sua clínica médica pode fazer a diferença na reputação da sua marca e confiança dos seus pacientes. Mas você sabe como escolher um fornecedor certo para fazer esse trabalho? 

Escolher uma empresa de marketing que faça o trabalho de branding não é das missões mais simples, ainda mais se tratando do setor de saúde. Por isso, opte por uma empresa que tenha experiência no setor e que entenda de ética médica e marketing, uma que possa acompanhar e realizar todas as etapas do branding. 

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