Continua após a publicidade...

O Inbound Marketing nada mais é do que um conjunto de estratégias com objetivo focado em atrair e converter clientes.

Com metodologias diferentes do Marketing convencional, se usa Marketing de conteúdo, SEO, e estratégias de Redes Sociais.

como funciona
Imagem: Destaque

Mas quais são os processos necessários?

Continua após a publicidade...

É certo que em algum momento todo negócio precisará utilizar do velho e bom marketing, seja ele na comunicação informal ou contratando uma empresa especializada, mas como saber se está surtindo um efeito positivo?

O Inbound Marketing atua em quatro principais etapas: Atração, Conversão, Vendas e Encantamento. 

Atração:

A diferença na metodologia do Inbound Marketing para o Marketing convencional começa aqui, o Inbound tem como um dos principais objetivos a conversão digital, ou seja, conseguir um tráfego qualificado para os canais digitais, a fim de gerar visitas de estranhos, constantes e dessa forma fazer com que seu conteúdo seja mais relevante.

Conversão:

A conversão tem a função de transformar a maior parte dos visitantes em leads, com intenção de que esses seguidores se tornem oportunidades de vendas potenciais.

Vendas:

Depois de atrair visitantes e convertê-los em leads a hora da venda do produto em questão, a partir do conteúdo de relevância que foi criado nas etapas anteriores, é preciso avaliar quem está no estágio certo para fechar a venda.

Encantamento:

Ao contrário do que muitos acham, vender não é a parte mais importante, é aí que entra o encantamento, ele é responsável por fazer com que a relação do cliente gere um promotor da marca e conquiste novos clientes a partir dele.

O encantamento é uma das partes mais importantes, que é a pós-venda, onde deve se ter atenção em continuar uma relação com seu cliente, para que você possa conquistá-lo e ele se tornar um promotor da sua marca e atrair novos clientes para o seu negócio. Além, é claro, de fidelizar esse cliente com você.

formula com os processos de inbound marketing
Imagem: Destaque

Quais os pilares do ‘’Inbound Marketing’’

O marketing Inbound conta com quatro principais pilares:

1: Geração de Tráfego

Para atrair clientes, o primeiro e principal passo a seguir é conquistar clientes, o marketing de atração funciona bem, pois ele oferece um conteúdo aberto e explicativo onde se cria a primeira e boa impressão do produto em questão.

Outra maneira de gerar esse tráfego é com SEO (Search Engine Optimization) e ele é responsável por uma estruturação mais completa e certa onde contém todos os títulos, subtítulos e palavras-chaves onde o consumidor encontra de maneira onde não haja campanhas de publicidades pagas. 

O SEO é responsável por ajudar na busca de pesquisas e une as estratégias de propaganda paga, como Face Ads (Facebook e Instagram), Google Ads e agora Tik Tok Ads.

E claro, um dos mais importantes, as Redes Sociais, elas entram como fonte de referência e fica responsáveis pela imagem da empresa. 

2: Materiais Ricos

Os materiais ricos consistem em mais informações, onde após aprovação do cliente, pode ser enviado por e-mail com mais informações e detalhes do produto que está sendo ofertado.

Na prática, são esses conteúdos que alimentam leads nas vendas mais próximas ao topo.

3: Personalizar a Campanha

Cada empresa tem sua própria ‘’personalidade’’, assim  como seu público, então é importante que o Inbound Marketing acompanhe esse estilo.

4: Automação de Marketing

À automação de Marketing, nada mais é do que automação de estratégias. Ela é feita através de ferramentas e plataformas específicas, que permitem acompanhar e monitorar suas estratégias e resultados.

E a partir desse monitoramento, você pode buscar por melhorias e aperfeiçoamentos.

Esses são os principais pilares utilizados no Inbound Marketing e são indispensáveis para uma campanha de sucesso.

reunião de estratégias de marketing
Imagem: Destaque

Para aplicar o Inbound Marketing no seu negócio e ter uma campanha de sucesso, você pode (e deve) criar um blog e vincular ao site da sua empresa, e utilizar das estratégias mencionadas acima ou até mesmo replicar o conteúdo nas redes sociais, com Facebook, Instagram e LinkedIn. 

Hoje em dia, as redes sociais têm um grande impacto na publicidade e é indispensável usar isso como benefício para seu negócio.

Gostou do conteúdo e quer saber mais a respeito? Entre em contato com a W3 Inova e solicite gratuitamente a análise de um especialista em marketing.

Leia também: COMO USAR O INBOUND MARKETING NA SUA CLÍNICA?