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Marketing pode ser definido como conjunto de técnicas e métodos aplicados ao estudo do mercado que irá identificar as necessidades e especificações de um setor e fazer com que clientes e empresas se encontrem.

Portanto, seu objetivo é fazer uma ponte entre possíveis (ou já consumidores) e marcas e para isso existem alguns tipos de estratégia que são aplicadas de acordo com o estudo realizado. 

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Uma das mais populares no momento é a de marketing digital. Com o desenvolvimento das redes sociais e um mundo em que é preciso coexistir no digital, as empresas passaram a estar presente no universo online.

Hoje, uma marca precisa ter como princípio que o digital faz parte da vida das pessoas e é o lugar em que os clientes irão buscar informações sobre um produto ou serviço ou até mesmo conhecer algo novo que vai muito além da propaganda.

Uma empresa precisa ter todos os meios disponíveis para que seus clientes possam entrar em contato. Gerar conteúdo e interagir com os internautas também são ações necessárias para fidelizar o consumidor e criar uma boa imagem. 

Para exemplificar melhor estratégia de marketing e como isso pode melhorar suas vendas, vamos apresentar o case de um de nossos clientes. A Clínica Acor, um ambulatório médico que atende diversas especialidades e com quem temos parceria desde janeiro de 2022 produzindo ações de marketing digital.

Uma apresentação do nosso cliente, a Clínica Acor

A Clínica Acor está localizada na região central da capital paulista, mais precisamente no bairro República, perto do metrô e com um bom comércio local ao redor. O estabelecimento, que já era uma clínica, foi adquirido em junho de 2021 com alguns desafios a serem enfrentados, principalmente na área de marketing.

Area interna da Clínica Acor
Imagem: Destaque

O ambulatório oferece consultas em 19 especialidades médicas (como cardiologia, dermatologia, neurologia, pediatria e ginecologia), realização de alguns exames e check-ups completos de algumas áreas da saúde. 

A clínica de saúde foi adquirida em um status pouco profissional, sem um plano de marketing, com redes de baixo alcance e um site pouco convidativo para os clientes. A situação do digital era a mais desafiadora, a empresa contava com algumas páginas em redes sociais, mas sem uma comunicação clara e eficaz e que não atraia os possíveis pacientes, além de serem diversas pessoas para administrar o digital.

Já o site era desorganizado sem passar informações claras para o paciente, assim como destaca o diretor executivo Edmilson Rosa, que gosta de comparar a situação como um cachorro de muitos donos, que acabou morrendo de fome.” “Era uma rede com assuntos que começavam e não terminavam, com pouco conhecimento na internet e que não gerava interesse na navegação”, completa Rosa.  

Um ponto importante a se destacar é que convênios não costumam indicar clínicas, algumas operadoras até podem fazer o referenciamento de um ambulatório ou indicar em casos específicos. No entanto, na maioria das vezes, é preciso ir buscar esse paciente.

Como tem sido nossa parceria

O nosso trabalho com a Clínica Acor começou em janeiro de 2022. Edmilson procurou a W3 Inova para criar um plano de marketing, além de organizar a parte digital e a forma que o paciente poderia entrar em contato. De início, o planejamento abordou questões básicas, visto que a empresa não tinha seu braço de marketing digital organizado.

A clínica contava com um baixo orçamento para o desenvolvimento do marketing, então era preciso pensar em um planejamento que atraísse o provável paciente e mantivesse aqueles que já conhecem a clínica. 

Outra questão era tornar o agendamento mais fácil para o paciente. Com a correria do dia a dia é preciso estar sempre disponível para que o paciente possa escolher a melhor forma de agendar sua consulta e ter mais informações sobre a clínica. 

O trabalho realizado 

Para a Clínica Acor, foi preciso pensar em ações básicas visto que o cliente havia adquirido uma empresa que até então não trabalhava com seu marketing. Começamos definindo áreas médicas e palavras chaves para explorar.

As escolhas foram clínica geral, ginecologia e dermatologia, que além de serem algumas das principais especialidades da saúde são as que têm maior número de pacientes. Com essa definição foi possível a organização do site, uma página limpa e responsiva, com prioridade ao formato mobile (para celular) em que o paciente encontra informações como localidade, especialidades e exames que podem ser realizados na clínica, procedimentos médicos, convênios atendidos e contato para agendamento. 

Além dessas funções básicas, desenvolvemos um Agendamento Web, que está localizado na parte principal do site. Por lá, o paciente consegue agendar o horário da consulta, isso sem precisar ligar ou mandar mensagem para um atendente.

Página de agendamento Clínica Acor
Imagem: Destaque

Isso possibilita o agendamento a qualquer hora do dia e o paciente não tendo que ficar apenas no horário comercial. 

No site ainda foi alocado uma aba de conteúdo em que o usuário encontra informações de saúde, dicas e curiosidades, como de quanto em quanto tempo deve ser feito um Check-Up Cardiológico ou como funciona o Botox Day, um dia por mês que a clínica dedica para aplicação de botox com condições especiais.

Esses textos são produzidos com informações médicas fidedignas e utilizando técnicas SEO para posicionar o conteúdo nas primeiras páginas dos buscadores e assim atrair novos clientes. 

Outra área trabalhada foi as das redes sociais, mais especificamente Facebook e Instagram, que são as redes mais utilizadas pelo público alvo da Clínica Acor.

Últimas postagens nas redes sociais da Clínica Acor

Para as redes sociais desenvolvemos um layout para os posts e aplicamos legendas objetivas e sucintas. Os posts são para as matérias publicadas no site além de informações de procedimentos e datas celebradas na saúde como Dia do Médico e o Dia de Conscientização do Mal de Parkinson, por exemplo.

Resultados e conversas sobre futuro

Com essas ações simples e de baixo investimento a clínica tem conseguido bons resultados de marketing. O site tem conseguido milhares de visitas mensais, com aumento constante dos agendamentos. 

Para o futuro, as conversas são sobre manter o que está dando certo e fazer com que o público conheça a clínica não só como um local de apenas algumas especialidades, mas uma clínica que atende diferentes áreas e realiza procedimentos de diferentes áreas.

Também é importante fidelizar esse cliente através da facilidade de agendamento, disponibilidade de informação e do atendimento humanizado, algo que é muito procurado na medicina e que a clínica se compromete a oferecer aos seus clientes.

Para o futuro, a Clínica Acor tem a intenção de ser cada vez mais conhecida como um ambulatório médico de diversas especialidades, onde o paciente pode realizar desde check-ups até pequenos procedimentos e para isso usaremos cada vez mais ações de marketing.

Se você quiser saber mais sobre o que a W3 Inova pode fazer por sua clínica, entre em contato com a gente. Será um prazer trabalharmos juntos!