Continua após a publicidade...

O que é inbound marketing, como usar e quais são as estratégias que sua empresa pode aplicar?!

Antigamente, o desafio das clínicas era facilmente vencido: bastava a ela prestar um serviço satisfatório e estar bem localizada, porém, atualmente, mesmo cidades menores possuem clínicas de saúde e, nas cidades grandes, a concorrência é bastante acirrada, por isso há uma necessidade de investir em alguns diferenciais para atrair e fidelizar novos pacientes e uma das estratégias mais escolhidas é o inbound marketing.

Continua após a publicidade...

Você provavelmente deve estar se perguntando: “Será que é necessário investir tempo, dinheiro e energia com inbound marketing?” e a resposta é sim, pois assim como em qualquer área, o segmento da saúde também exige que profissionais e empresas do ramo utilizem técnicas de marketing para conseguir atrair mais pacientes, fazer com os que já realizaram uma consulta ou procedimento retornem e fomentar um relacionamento saudável com esse público.

O que é o inbound marketing?

Em uma tradução para o português, a palavra significa “marketing de entrada”, mas também é conhecido como “marketing de atração”, pois se trata de uma abordagem que faz o público chegar ao seu negócio.

O inbound marketing é uma concepção da área de marketing focada em atrair, converter e encantar clientes com técnicas que envolvem a criação e o compartilhamento de materiais específicos para um determinado público, que será impactado de acordo com o que esse público busca na internet.

Um dos pilares mais importantes dentro do inbound marketing é o marketing de conteúdo — que falaremos mais sobre ao longo do texto —  que trabalha a produção de diversos tipos de materiais para trazer as pessoas certas para o seu negócio.

Quais as principais estratégias do marketing inbound?

Se você ainda não está certo qual estratégia ou tipo de linguagem terá melhor impacto no resultado financeiro do seu negócio, não se preocupe! Separamos alguns exemplos para você começar dentro do marketing de atração:

E-mail Marketing

A verdade é que a importância do e-mail ainda é muito grande. Essa é uma das formas de comunicação que resiste a ação do tempo e se torna uma ótima maneira para trabalhar o marketing.

Leve em conta que você já possui os e-mails dos seus pacientes. A partir dessa base de contatos, é possível impactá-los de forma inteligente e direta, fidelizando-os. Assim, seu paciente fica sempre informado sobre as últimas novidades da sua clínica, como uma ação promocional ou de branding, que reforça o posicionamento da sua marca no mercado.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias utilizadas dentro do inbound marketing, pois é um método orgânico e barato que pretende atrair pessoas com base em conteúdo não-pago e relevante, costuma ser realizado por meio de postagens em blogs e sites.

No marketing de conteúdo pode esquecer a linguagem publicitária e marketeira, pois o foco aqui é encontrar as dores do seu público-alvo e mostrar uma solução: o seu serviço. Por exemplo, se você atua em uma clínica oftalmológica, é possível desenvolver conteúdo pertinente sobre a escolha do par de óculos ideal, dicas para conservar lentes de contato  ou como cuidar da saúde ocular.

Outra vantagem do marketing de conteúdo por meio de postagens em blogs e sites é a sua durabilidade, diferente de algumas ações, esses conteúdos não “vencem” tão cedo e, por isso, é uma ótima estratégia a longo prazo.

Redes sociais

A maioria dos negócios estão dentro das redes sociais e não é à toa! Pois as mídias sociais são ferramentas excelentes para a divulgação de produtos e serviços, além de serem a “cara” do seu negócio ou empresa.

Se engana quem acredita que não é possível criar conteúdo relevante pelas mídias sociais. Apesar das postagens nas mídias não possuírem a mesma longevidade quando colocadas em comparação com a postagem em blogs e sites, elas podem impactar clientes com a muita efetividade.

Leia também: As tecnologias disruptivas podem transformar a sua empresa

Motivos para usar o inbound marketing

Melhor custo-benefício

O inbound marketing possui baixo custo e isso acontece porque a estratégia é voltada para uma base muito mais segmentada, já que o método é direcionado para atrair aqueles que são mais propensos ou já possuem interesse em seu produto ou serviço, fazendo com que o investimento traga um retorno muito mais eficiente.

Crescimento a longo prazo

Uma das técnicas do marketing de atração é a produção de conteúdos em blogs, que é executada através do SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para mecanismos de busca) e, se praticada corretamente, a técnica auxilia no ranqueamento do site ou blog, o que facilita que a empresa apareça nas primeiras páginas do Google e, consequentemente, aumenta o número de visitas e deixa o seu conteúdo (e o seu negócio) em evidência.

O crescimento acontece porque esse tipo de produção de conteúdo não se perde e não “vence” em pouco tempo. Conteúdos em blogs se acumulam ao longo do tempo, pois cada ação é somada à estratégia e agrega ainda mais relevância.

Conquista da confiança do paciente (ou cliente)

Conquistar a confiança do cliente, no caso de clínicas, do paciente é um item indispensável dentro da jornada de compra, e envolve um relacionamento de longo prazo, com esforços contínuos para se manter vivo.

Quando a sua clínica apresenta um conteúdo relevante e demonstra autoridade no assunto, os clientes-pacientes veem o seu negócio como uma referência no mercado. Tudo isso influencia e resulta no principal fator de decisão de compra do usuário: a identificação com a marca e a confiança nela. Sendo assim, as técnicas de inbound marketing também envolve construção de valor e fidelização do consumidor.

Mensurar resultados

Com a constante mudança no comportamento do consumidor surgiu a necessidade mensurar todo tipo de ação para otimizar e personalizar cada vez mais os conteúdos de acordo com o perfil e as necessidades do cliente, visando uma atração espontânea.

Através do inbound marketing, o feedback das ações é constante e passa a ser mais frequente comparado com outras estratégias. Com isso, é muito mais fácil acompanhar as métricas, avaliar os resultados e comprovar o retorno dos seus investimentos para melhorar cada vez mais.

E aí, te convencemos a começar a utilizar estratégia? Lembre-se que as dicas deste artigo fazem parte de um plano de entregar sucesso para o cliente, aperfeiçoar o seu negócio e ter ótimos resultados!