Quando pensamos no marketing digital, a primeira coisa que vem na mente são estratégias que podem ser usadas para determinada ação, mas o que vai fazer você obter sucesso é a ferramenta na qual você vai usar.
Hoje em dia o Google é referência na busca por ferramentas que auxiliam no marketing digital, isso acontece porque ele tem autoridade no assunto.
Desse modo, além de carregar o nome de uma das maiores empresas mundiais, ele oferece inúmeros recursos que vão desde anúncios bem elaborados a visibilidade do site a análise de dados.
Tendo isso em vista, surge uma dúvida muito recorrente para quem está iniciando no ramo.
Só com as ferramentas que o Google me oferece, eu consigo resultados significativos?
Sim, mas como todo trabalho, isso demanda esforço. Você precisa estudar como usar as ferramentas para melhor atender o que você precisa e estar sempre atento a todas as plataformas.
O lado bom é que o Google permite que você tenha acesso fácil a citações referentes aos seus concorrentes e o que dizem a respeito tanto da sua empresa quanto a deles.
![recursos google ferramenta](https://blog.w3inova.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Google-icones-juntos.jpg)
Preciso ter um grande conhecimento para utilizar dessas ferramentas no meu negócio?
Não é necessário grandes conhecimentos, porém como tudo na vida, temos que estudar para aprender e aperfeiçoar.
Hoje em dia o Marketing Digital é chamado de “profissão da atualidade” e muitas pessoas estão ingressando nele, estudando pela internet ou se especializando em cursos específicos.
O Google, por exemplo, oferece ferramentas como o Google Meu Negócio, que é uma ferramenta voltada a negócios locais, onde se pode gerenciar e analisar como essas empresas aparecerão no Google, como:
- Nome da empresa
- Endereço
- Categoria
- Horário de funcionamento
- Telefone e site
- Imagens
Contratei uma empresa de Marketing, é importante ela usar essas ferramentas para trabalhar?
Sim! Um profissional da área consegue utilizar essas ferramentas de maneiras estratégicas e específicas para o seu negócio.
A princípio, o Google também oferece o Google Analytics, que é uma das melhores ferramentas deles. Ela é responsável por fornecer os dados dos visitantes do seu blog ou site, além de auxiliar você a usar o marketing e entender melhor como eles estão interagindo com a marca.
![google analytics ferramenta](https://blog.w3inova.com.br/wp-content/uploads/2022/11/visao_geral_google_analytics_e6c93fb365-1024x480.png)
Uma agência que usa desses recursos, pode entender melhor como o público reage aos seus produtos.
Além disso, outro recurso que pode ser utilizado é o E-goi que é ideal para os e-commerces, tendo diversas funções como: comunicação com clientes, importação e exportação de contatos, disparo de e-mail marketing, criação de formulários, entregas de mensagens SMS, entre outros.
Além disso, é claro do Google Ads, que oferece um mundo de opções onde você escolhe onde “focar”, essa ferramenta é a responsável por impulsionar sua publicação no Google, seja no buscador, através de palavras ou mesmo em outras sites através da Rede Display do Google.
![google ads ferramenta](https://blog.w3inova.com.br/wp-content/uploads/2022/11/google-ads-com-dados-e-metricas-de-campanha-1024x519.jpg)
Em suma, todas essas ferramentas podem ser usadas em conjunto e contratar um profissional capacitado na área é sempre a melhor escolha.
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Por fim, com certeza podemos fazer uma análise de sua necessidade e apresentar uma proposta ideal para sua empresa crescer.