A posição de CEO é de suma importância para uma empresa, haja visto que o ocupante deste cargo tem como função a satisfação das necessidades dos clientes e a prevenção de seus problemas, além da tomada de decisões estratégicas que beneficiem o negócio.
Pensando nisso, entrevistamos Fauzi Fakhouri, CEO da empresa de comunicação W3INOVA, que nos contou um pouco sobre sua experiência e os desafios encontrados ao atuar nessa área.
Confira a entrevista na íntegra!
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Como você descreveria a experiência de ser CEO de uma empresa de grande porte como a W3INOVA?
Para mim é fantástico! Sempre foi algo que me atraiu muito, mesmo sendo uma tarefa difícil para muitas pessoas.
Pesquisar, analisar e trazer produtos para dentro da empresa antes mesmo que a equipe pense em possíveis problemas futuros é a minha principal tarefa. A melhor parte é que é um desafio diário, já que preciso resolver as dificuldades de todos os clientes e estar sempre dois ou três passos à frente.
Assim, seguindo a filosofia de “antecipar antes mesmo de acontecer”, alcanço uma boa alternativa para que meu negócio sobreviva no mercado de atendimento de empresas que precisam de atualização constante de infraestrutura.
Logo, é desafiador o tempo todo, mas tenho um perfil que adora desafios e que não se assusta mesmo mexendo com uma grande variedade de tecnologias. Posso dizer que vou morrer de AVC ou qualquer outra doença, mas tédio com certeza não vai ser!
Pensando na área de comunicação, sabemos que a W3 foca no Inbound Marketing. Qual a importância dessa ferramenta para a atualidade?
Bom, nesse exato momento nosso site está fora do ar e ficará assim por cerca de 10 dias. Apesar de ser uma manobra um pouco drástica, isso faz com que o público se questione sobre o que está acontecendo, gerando interesse e trazendo o conceito de “desconstrução para uma nova construção”, já que logo mais o site voltará com um design inovador.
Com o passar do tempo, o consumidor elevou seu índice de exigência para evitar ser pressionado ou incomodado, então é a partir desta ferramenta que conseguiremos conquistá-lo, substituindo a comunicação de interrupção.
Deste modo, podemos dizer que o Inbound Marketing é um processo de atração feito através do oferecimento de conteúdos (tal como o citado anteriormente). A partir dele, a W3 estruturou seu principal objetivo: oferecer ferramentas digitais através das quais as empresas tenham chance de dizer sua verdade, visto que é na verdade que construímos algo sólido e conseguimos explicar quem é a empresa do modo mais publicitário possível.
O lema da W3 é “atrair, atender e vender”. Qual a importância desses pilares para a empresa?
É um posicionamento, na verdade. Os verbos “atrair” e “atender” relacionam-se diretamente e é através deles que você saberá mais sobre o público que está convidando para conhecer sua empresa. Já o verbo “vender”, é a forma de concluir o processo de atração, oferecendo o seu produto final.
Ao estruturar esses verbos, você terá o caminho para concretizar a ferramenta do Inbound, pela qual encontrará meios para falar mais sobre a empresa e suas verdades, principalmente através do uso de tecnologia.
Portanto, eles se resumem na abertura de um canal entre a empresa e o cliente, seu processo de atendimento e a entrega do que ele precisa da melhor maneira possível, solucionando seus problemas.
Você também é responsável pela área de vendas. Sendo assim, para você, qual o ponto chave da negociação?
Sei que as teorias da comunicação separam o fazer política, ser um comunicador e ser um vendedor em espaços diferentes, mas para mim são apenas classificações sem grandes funções.
Ainda que a comunicação entre pessoas seja importante, acredito que as empresas focam na linguagem do vendedor/ comunicador, o qual simboliza a relação entre o negócio e seus clientes.
Assim sendo, a profissão do vendedor e do comunicador se tornam semelhantes, só que o primeiro encontra-se (na maioria das vezes) na situação pejorativa de vender algo, tornando o segundo uma persona mais nociva que atua no campo do intangível.
Então, posso dizer que a negociação é o meio pelo qual o comunicador idealiza uma arte e a vende, ou seja, torna-se responsável pelo produto final.
Por fim, a W3 já está há mais de 30 anos no mercado. Qual dica você daria para uma pessoa que está nesse caminho, além de sempre buscar ficar dois passos à frente?
Gosto de usar um termo chamado “auto responsabilidade”, que é assumir a sua responsabilidade dentro do seu tamanho, momento e hora, na tentativa de tornar o mundo um lugar melhor.
Ser um CEO é exatamente isso, independentemente da quantidade de pessoas lideradas, já que você se torna responsável pela sua equipe e deve manter o foco pensando no bem do próximo.
Diante disso, a dica é: respire, pense nas suas qualificações e antes de realizá-las lembre da sua responsabilidade perante à outras pessoas. Assim, o mundo vai ser naturalmente melhor.