Continua após a publicidade...

A organização de processos internos e a segmentação de tarefas por áreas específicas são os principais fatores que irão colaborar para uma alta produtividade da equipe, boa gestão de tempo, aumento do número de vendas e entrega de satisfação ao cliente.  

Diante da necessidade da estruturação e divisão de tarefas que contribuirão para o sucesso da empresa, surge a necessidade de elaborar um workflow em vendas. 

Continua após a publicidade...

O workflow consiste em  um fluxo baseado em regras pré-definidas que automatizam o trabalho de acordo com etapas realizadas, facilitando as fases de um processo. É uma maneira como as pessoas realizam o trabalho e que precisam ser concluídas sequencialmente para que o objetivo final seja atingido. 

No dia a dia das empresas, a implementação desse fluxo de trabalho segmentado é importante porque à medida que os colaboradores conhecem bem os processos é possível ter praticidade, organização e visibilidade do processo como um todo, conseguindo entender os pontos que devem ser melhorados para ter maior efetividade.

Se você quer aumentar o número de vendas na sua empresa, continue lendo este texto para entender a melhor forma de criar um ”workflow” de vendas:  

Prospecção do cliente (Pré Venda) 

Para que um lead tenha conhecimento do seu negócio e leve em consideração comprar de você, você poderá utilizar a estratégia do Inbound Marketing que consiste em utilizar as mídias sociais para captar futuros clientes através da produção de conteúdo, e, neste processo, faz-se necessária a contratação de um Social Media que entenda o público da sua empresa e invista em uma comunicação assertiva  e direcionada. 

Porém, se a sua empresa tem foco em prospecção ativa (Outbound Marketing) , o ideal é que você treine um SDR (Representante de Desenvolvimento de Vendas) que conheça a fundo seu modelo de negócios para captar futuros clientes. Uma dica que pode simplificar este processo é a utilização de Scripts desenvolvidos pela empresa de acordo com os objetivos de contato.

Vendas / Atendimento com um workflow

No item acima, ou o Social Media ou o SDR foi responsável por trazer o cliente até a sua empresa, agora você precisa convertê-lo. Para isso, é necessário capacitar um timer comercial que utilize técnicas de comunicação e persuasão para vender o seu produto ou serviço para esse lead. 

Financeiro 

A partir do momento que o lead se tornou cliente, você deve dispor de funcionários responsáveis só pela parte de cobranças. Nesta etapa é importante que os profissionais saibam quais são as melhores formas de abordagem em relação a pagamentos e dívidas com os clientes.  Desenvolver scripts também pode facilitar este processo e tornar a comunicação mais pacífica. Além disso, este setor ficará responsável por receber o pagamento e fazer o lançamento no caixa.

Entregas melhores com workflow melhor

Este time será responsável por certificar o que está sendo entregue ao cliente, ou seja, o quanto a empresa está gerando de valor? Há algo que precisa ser otimizado para que o cliente tenha uma relação cada vez mais positiva com a sua marca? 

Leia também: 7 dicas para aumentar a qualidade do atendimento ao cliente

Relacionamento/ Pós venda / SAC

Para garantir que o cliente tenha uma boa impressão do seu negócio, os profissionais do relacionamento serão responsáveis por gerenciar cada fase de sua  jornada com a empresa e resolver qualquer problema que venha acontecer da melhor forma possível. Se você quer consolidar a reputação da sua empresa no mercado, essa é uma das áreas que você mais deve investir na capacitação dos profissionais, pois um cliente insatisfeito pode  causar muitos prejuízos ao seu negócio.

Como você pôde ver, o workflow traz uma série de benefícios e adota vários processos que não podem faltar na gestão de uma empresa. Quando falamos de marketing e vendas, existem inúmeras etapas e o fluxo de trabalho contribui para que todas sejam realizadas com foco em entregar satisfação ao cliente. 

Agora que você já sabe o que é workflow, que tal adotar uma ferramenta, colocar tudo o que foi aprendido em prática e aumentar seu número de vendas?