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Quando falamos sobre o processo de vendas, precisamos nos atentar ao funcionamento e a efetividade comercial  de três áreas importantes da empresa: 

  1. Geração de Leads: A empresa está gerando leads qualificados (com altas chances de adquirir seu produto ou serviço)?
  2. Conversão em Vendas: A empresa possui processos robustos e categóricos de conversão dos leads?
  3.  Entregas: A empresa está conseguindo entregar valor ao cliente? Ele está recebendo pelo que pagou? Como está a qualidade do seu produto/serviço? 

Caso um destes processos não esteja funcionando de forma correta, as chances de você perder vendas são muito altas. Então, para que o problema não se agrave você deve entender as razões e buscar soluções. Veja abaixo 3 problemas gerados por vendas baixas e como você pode evitá-los. 

Diminuição do faturamento

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A performance da empresa irá afetar diretamente o fluxo de caixa e, a longo prazo, podendo levar até mesmo à falência da empresa. Por isso, nesse sentido é imprescindível que você invista em um time comercial qualificado, que atraia clientes para seu negócio e aumente o número de vendas com versões efetivas. Mas, só isso basta. Você deve entregar valor e satisfação ao seu cliente para que ele se fidelize ao seu negócio e compre sempre com a sua empresa. 

Diminuição do quadro de funcionários de vendas

Quando os resultados da empresa não estão satisfatórios é comum que as responsabilidades caiam sobre os colaboradores envolvidos no processo e isso pode gerar muita desmotivação. Neste sentido, é fundamental que você promova treinamentos que visem aprimorar cada vez mais a performance da sua equipe para que os funcionários estejam engajados e contribuam de alguma forma para o sucesso da organização. Além disso, é importante cultivar a cultura do feedback e uma comunicação não violenta a fim de criar um ambiente saudável de trabalho. 

Leia também: 3 razões para começar a usar Inbound Marketing na sua empresa

Redução de participação no mercado de vendas

A queda do número de vendas acarretará diretamente no aumento da concorrência, uma vez que clientes que antes compravam seus produtos/ serviços podem vir a optar por outras marcas. Isso se deve há alguma falha nos processos internos da empresa e para que isso seja resolvido, você deve compreender qual setor de vendas (Geração, Conversão ou Entregas) está falhando e remediar assim que possível. 

Além de estudar a concorrência e entender como você pode oferecer um “algo a mais” ao seu cliente, propor algo diferenciado e decolar no mercado. Perceba que muitos dos problemas causados e das soluções propostas têm relação com uma necessidade de melhoria na gestão de processos internos. Sua equipe constitui uma parcela fundamental do sucesso da sua empresa, por isso, se você não investir em uma boa comunicação e treinamentos de capacitação, isso impactará diretamente seu número de vendas.