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As mídias sociais têm se tornado uma grande aliada das empresas, marcas e comércios quando se fala em vendas, geração de valor e relacionamento com o cliente de forma digital.  

Mais do que nunca, os negócios têm investido no incrível potencial destas plataformas e as tendências de consumo apontam que cada vez mais as pessoas têm se engajado em compras online, graças a praticidade, e, em alguns casos, valores abaixo do padrão. 

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Durante a pandemia, todo e qualquer tipo de relação no meio digital ganhou destaque, segundo pesquisas 46% dos brasileiros fizeram mais compras online. 

Desta forma, torna-se imprescindível investir na presença digital do seu negócio devido às novas demandas dos consumidores. Para se posicionar em um nível estratégico e utilizar técnicas assertivas, você deve seguir alguns passos fundamentais para o sucesso da sua empresa no ambiente digital. Por isso, neste post a W3 trouxe insights incríveis de Como iniciar o marketing digital na sua empresa? 

A maioria dos negócios se lança no marketing digital sem qualquer tipo de planejamento e os resultados são catastróficos. Por isso, o primeiro passo é desenvolver um Planejamento de Marketing muito bem estruturado que define seus objetivos, metas e cronogramas e posicionamento.

Leia também: O que é marketing digital?

E você deve estar se perguntando… Como eu elaboro Plano de Marketing Digital? A W3 te conta! 

1 – Defina seus objetivos

  • Como será a construção do perfil
  • As fotos e conteúdos utilizados serão autorais ou da internet?
  • Como será a exposição da marca
  • Como você deseja que sua marca seja vista e reconhecida a partir da presença digital
  • Como será feita a geração de leads

Dentro destes objetivos, é importante que você defina métricas de KPI a fim de analisar se os pontos listados acima estão dando certo e fazem sentido para o seu negócio. 

2 – Entenda seu público-alvo 

Para uma comunicação assertiva, você deve compreender e dialogar com seu público. Para que você possa atingi-los da melhor forma possível alguns pontos a serem listados nesta análise são: 

  • Como posso produzir conteúdos relevantes para minha audiência? 
  • Como posso conectar meus produtos/ serviços a realidade e problemas que o meu público alvo enfrenta no dia a dia]
  • Quais plataformas que meu público utiliza com mais frequência
  • Quais conteúdos e formatos devemos utilizar na comunicação

Após definir seu público-alvo, crie uma Persona ou seja, o “consumidor ideal”, um personagem imaginário que reflete todas as características do grupo que você deseja impactar.

marketing digital

3 – Conheça sua concorrência

Compreender a forma como as empresas que têm o mesmo ramo de atuação que a sua empresa se posicionam é relevante para que você possa entender os seus diferenciais e como você pode ressaltá-los e sair a frente do seus concorrentes. Traga algo inovador e exclusivo! 

Neste ponto, também é válido uma pesquisa de Benchmark (pesquisa e conhecimento profundo de quem são os concorrentes do setor e como eles trabalham) analisando quais pontos e estratégia as marcas concorrentes utilizam e, que também possam ser aplicadas ao seu negócio. 

4 – Defina os canais e plataformas a serem utilizadas

As plataformas para se investir em Marketing são inúmeras, por isso, você deve entender quais são os canais apropriados para a venda do seu produto ou serviço e para cada tipo de campanha em função do público alvo que pretendemos atingir.

A variedade de canais não implica na obrigação de usá-los todos. Você deve apenas investir mais em aplicativos apenas aqueles que, têm potencial para gerar leads qualificados para a sua empresa. 

Além disso, é importante desenvolver cronogramas para as ações, metas a serem batidas e o monitoramento dos resultados. 

Agora que você já sabe como fazer o seu Planejamento de Marketing Digital é hora de começar a agir, mas, caso você precise de ajuda… 

A W3 é especialista em Marketing Digital e tem feito com que muitas empresas gerem valor aos seus clientes, aumentem suas vendas e alavanquem seu faturamento! Se você quer se posicionar da melhor forma e já começar seu negócio com tudo, entre em contato conosco!