Com o crescimento das grandes empresas, torna-se imprescindível explorar o máximo potencial de seus funcionários, delegando tarefas dentro de sua área de atuação em prol do desenvolvimento da organização.
Uma grande estratégia utilizada pelas corporações, a fim de tornar as atividades do dia a dia das empresas mais eficientes, rápidas e produtivas é a automação no atendimento ao cliente.
Este fenômeno contou com um crescimento expressivo durante a pandemia já que as empresas tiveram de se reinventar e todo contato com o cliente: vendas, SAC, relacionamento… foi feito totalmente de forma online.
O que é a automação no atendimento ao cliente?
A automação no atendimento ao cliente corresponde a um chatbot da empresa – uma inteligência artificial, que é responsável por fazer todos os tipos de intermédio digital com o cliente, através da troca de mensagens.
Todo conteúdo enviado pela inteligência artificial é previamente programado, contendo informações relevantes para os consumidores, esclarecimento das principais dúvidas, com uma linguagem característica da empresa, a partir de comandos dados a ela.
Ou seja, o bot trás opções (em forma de números ou letras) para que o cliente escolha sobre qual tema deseja falar e obtenha todas as informações que procura.
Esta tecnologia, aplicado no atendimento ao cliente tem de tudo para se tornar uma grande tendência, crescendo cada vez mais e se proliferando pelas empresas, já que conta com inúmeros benefícios:
Leia também: O que é marketing digital?
Atendimento integral ao cliente, em qualquer horário ou dia;
- Aumento da produtividade dos funcionários, que dedicam-se a outras tarefas;
- Redução de custos salariais;
- Praticidade na rotina empresarial;
- Redução de contatos via SAC, já que muitas respostas são fornecidas pela própria inteligência.
- Aumento de satisfação dos clientes já que os problemas podem ser resolvidos de forma rápida e eficiente através de esclarecimentos.
Além disso, grandes marcas estão apostando nesta estratégia: um exemplo disso é a Magazine Luiza que criou uma identidade própria para sua inteligência artifical: A Lu.
A Lu é responsável por passar todas as informações dos pedidos aos clientes: fato que demandaria tempo e esforço caso feito por funcionários “reais”. Ou seja, a Magazine Luiza consegue oferecer ao seu consumidor um acompanhamento detalhado de seu pedido e um atendimento de excelência através da inteligência artificial.
Por fim, nota-se que são inúmeros os benefícios da prática para o aumento de produtividade, rendimento eficaz e satisfação dos clientes com a empresa com a implementação do atendimento automatizado.