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Para um negócio ser viável, ele precisa de clientes que consumam o produto ou serviço oferecido e essa viabilidade também se aplica ao setor de saúde.

Uma clínica precisa ter pacientes novos e antigos para manter seu bom funcionamento. Fidelizar o paciente é o que toda empresa do setor de saúde busca, mas, antes de chegar nesta etapa, que é o passo final da jornada do paciente, é preciso atrair o cliente, e isso vale tanto para consultórios novos como para empresas já consolidadas no meio.

E você, sabe como atrair seus pacientes?

Convenhamos que em um tempo não tão distante, atrair pacientes novos não era algo tão complicado. Havia poucas opções de clínicas e médicos, e o paciente se contentava com aquele ambulatório já conhecido e perto de casal.

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No entanto, a área médica passou por um boom nos últimos anos. Segundo a pesquisa ‘Demografia Médica no Brasil’ lançada em fevereiro de 2023, nos últimos 13 anos o número de novos médicos no Brasil aumentou em 81%, proporcionando um total de 562.229 novos profissionais no mercado. 

Esse aumento expressivo de médicos levou também a um aumento de clínicas e hospitais por todo o país. Com esse crescimento, o paciente ganhou não só em qualidade, mas na oportunidade de poder escolher qual consultório quer para o seu tratamento. Com isso, muitos ambulatórios passaram a investir em atrativos para agradar o cliente. Mas a grande verdade é que o paciente está em busca mesmo de profissionais qualificados e ambientes preparados para acolhê-lo em um momento que pode estar sendo delicado. 

medica atendendo paciente
Imagem: Envato Elements

Como sua clínica pode crescer neste novo mercado?

Fazer um negócio crescer e ter uma boa clientela é um dos objetivos de qualquer gestor de clínica. E em qualquer área, para conseguir crescer é preciso ter um bom gerenciamento, entender quem são e o que procuram os seus clientes, investir em infraestrutura e treinamento. 

Na área médica, além de todos os requisitos acima, também é preciso oferecer atendimento humanizado, uma condição que tem sido muito solicitada na atualidade e com razão, uma vez que o paciente pode estar passando por um momento complicado e precisa de compreensão. 

Outro requisito é o investimento em infraestrutura. Um consultório bem equipado ajuda na elaboração de diagnósticos melhores e mais precisos, além de boa qualidade nos tratamentos. 

Por último, mas não menos importante, tenha em mente a importância do marketing digital para fazer uma clínica crescer. Hoje o mundo é digital, o que traz a necessidade de estar onde o cliente esta, sem contar que na atualidade, a maioria das pessoas, quando vão em busca de atendimento médico, pesquisam na internet primeiro. Com esse plano em mente, a sua clínica alcançará melhores resultados e maiores lucros. 

Como atrair mais pacientes para sua clínica?

Ter agenda sempre cheia é o sonho de qualquer gestor. Mas para isso é preciso fidelizar clientes e atrair novos, principalmente no caso de consultórios recém-inaugurados.

Na era digital em que tudo é feito através de computadores e celulares, é importante estar presente na rede. Para isso algumas ações de marketing digital como sites e redes sociais, um bom desempenho no Google Meu Negócio e disponibilizar diversas formas para contato com o seu paciente podem atrair cada vez mais pessoas. 

A importância de ser referência na internet 

Ao perceber um sintoma ou se dar conta que algo está diferente, o primeiro lugar que as pessoas irão verificar se tem algo de errado é na internet. Ali pode ser o primeiro contato com um novo paciente.

Ao ir em um buscador e clicar no conteúdo da sua clínica e se deparar com um texto que esclarece suas dúvidas de forma clara e acolhedora, o leitor pode se identificar com a clínica e agendar uma consulta por ali mesmo. 

Com isso, também é preciso disponibilizar contato pelo próprio site, WhatsApp, redes sociais e e-mail. Hoje os clientes não querem perder tempo em ligações que podem ser demoradas e transferências de ramal.

método dos pacientes agendarem uma consulta
Imagem: Banco de Imagem W3 Inova

Garantir um contato com poucos cliques e a qualquer hora do dia é um diferencial para atrair mais pacientes. 

As redes sociais também cumprem um papel importante, uma vez que muitas pessoas antes de marcar consulta verificam se uma empresa está nas redes, o que produz por lá e quais são os comentários na rede social. Só depois disso agendam a consulta. 

Como ganhar autoridade digital?

A imagem da clínica precisa ser consistente. Para isso é preciso fazer todo um estudo de marketing digital para fazer algo com que o seu cliente logo irá se identificar e saber a identidade e os valores da sua clínica, além de ficar com aquela imagem registrada na memória. 

Já que o primeiro contato pode vir pelo site ou redes sociais, investir em conteúdo nos diferentes formatos e plataformas é essencial. Contudo, esse conteúdo precisa ser claro, objetivo e agregar na busca por informação do internauta.

Também se beneficia a empresa que encontra formas de engajar o cliente com as publicações. O site também precisa ser responsivo e constar informações de contato. 

Neste quesito a W3 Inova pode ajudar a construir o marketing digital que irá diferenciar a sua clínica das demais no mercado. Com nossas estratégias você pode atrair ainda mais clientes e melhorar os resultados e lucros da sua clínica.

Se quiser saber mais como podemos ajudar sua clínica? Entre em contato com a gente!!