Continua após a publicidade...

 Nós sabemos como as redes hoje influenciam nos clientes, principalmente de marketing digital, por isso separamos 10 ações para você usar no aplicativo e melhorar seu engajamento.

O instagram hoje é muito mais que uma rede social para compartilharmos fotos, na verdade, ela funciona como uma plataforma universal e unificadora de nichos de todos os mais variados tipos pelo mundo. Seja como influenciador, empresa, marca ou como pessoa comum, o instagram te acolhe e abre um leque gigantesco de oportunidades para todos os mais variados fins. E em todos eles, você pode querer mais engajamento e crescer em seguidores, afinal, é isso que move a rede social. Por isso, aqui listamos 10 ações indispensáveis que você pode usar para melhorar seus resultados de engajamento no aplicativo!

1- Conhecer seu público e traçar objetivos

Continua após a publicidade...

            O primeiro passo sempre vai ser traçar seus objetivos no instagram, se será um contas pessoal, de marca, de influenciador, jornalista, loja, ou qualquer outra, as opções são variadas e para cada uma delas existem diferentes estratégias que podem ser adotadas em diferentes situações. Mas para centralizarmos as dicas, vamos citar nessa lista tudo que não pode faltar em qualquer conta da rede social, independemente do seu objetivo na rede.

            A partir do momento que já se tem um objetivo traçado, temos sempre que buscar conhecer nosso público e o melhor jeito de começar esse processo é se perguntando: “Com quem eu quero falar?” e “Com quem eu vou falar?”. A partir dessas perguntas existem vários métodos de se conhecer sua audiência. Uma das melhores maneiras para se dar esse primeiro passo é criar uma ‘persona’.

Essa estratégia é muito comum em equipes de marketing ao traçar estratégias publicitárias. Trata-se de você sentar e criar uma personagem que representa seu público, sua marca. É literalmente pegar um papel e caneta e desenhar uma pessoa, dar nome e características para ela. A partir dessa persona, você consegue imaginar como atingir ela com seu conteúdo no instagram, melhorando seu engajamento!

2- IGTV

            Agora, conhecendo seu público com seus objetivos traçados, podemos começar a mergulhar nas ferramentas do próprio aplicativo. Um dos principais mecanismos da rede social é o IGTV (Instagram TV), que consiste em ser um feed alternativo ao comum de fotos e vídeos de um minuto em que você pode publicar vídeos que duram mais de 1 minuto, normalmente postados na vertical (1080×1920).

Pode parecer besteira só aumentar seus vídeos para acima de 1 minuto e postá-los no IGTV, mas o que poucas pessoas notam é que o próprio Instagram, afim de fazer com que as pessoas usem a ferramenta, tende a impulsionar vídeos do IGTV para não seguidores e em recomendações na aba de “Explorar”. Então vale muito a pena, se duvidar faça o teste e veja a melhora no engajamento! Poste um vídeo de um minuto no feed normal e um vídeo similar com mais de 1 minuto no IGTV, o engajamento tende a ser muito maior por conta do algoritmo da própria rede social que privilegia vídeos do IGTV!

3- Instagram Reels

            Outra ferramenta que recebe o mesmo “boom de impulsionamento” e engajamento do algoritmo da rede social é a nova ‘área’ do Insta, que foi inspirada pesadamente em outra rede social chamada Tik Tok. Essa nova possibilidade de compartilhamento do conteúdo consiste em você conseguir gravar vídeos e editá-los dentro da própria plataforma, adicionando um áudio de fundo, podendo fazer cortes e adicionar alguns elementos visuais também.

            Assim como o IGTV, o Reels recebe um impulsionamento muito forte do Insta e muitas pessoas recebem como recomendado na aba de “Explorar” e agora ele também conta com um feed próprio, assim como o IGTV.

4- Organização de feed

            Uma coisa muito subestimada na rede social é a organização do seu feed. Vale pensar no seu feed como sua carta de apresentação, antes mesmo de ler seus posts, ver seus vídeos, o seu público vai dar de cara com seu feed. Escolher paleta de cores, fazer um ‘feed contínuo” conectando as postagens pode trazer uma harmonia gigantesca à sua página e assim, simpatia de quem acessa seu perfil.

            Isso também vale para a ferramenta de “Destaques”, que a rede social disponibiliza para que você possa salvar stories importantes de forma organizada na parte superior ao seu feed principal.

pessoa tirando foto para o instagram
Créditos: Elements Envato

5- Por incrível que pareça, Hashtags

            Pode parecer bobo, mas usar hashtags em suas publicações ainda surte um efeito no engajamento do seu perfil. A ferramenta foi uma das primeiras da rede social e foi fortemente usada nos primeiros anos do seu surgimento, mas apesar de não ser o centro das atenções, ainda pode ser um meio interessante de crescer audiência e aumentar o engajamento.        

            O que torna as hashtags tão boas é a possibilidade de você pode não só navegar por todas publicações com aquela marcação, mas também por você poder seguir uma hashtag, assim recebendo todo e qualquer conteúdo com aquela marcação. Assim mesmo que alguém não te siga, mas siga a hashtag que você usar, ela vai receber seu conteúdo.

6- Instagram Stories

            Outro tipo de publicação para deixar seu perfil completo são os Instagram Stories. Eles são, basicamente, postagens verticais, que tem validade, todas em 24 horas expiram e são apagadas, a não ser que você as salve em destaques no seu feed.  Os stories são muito interessantes de serem usados, mas também perigosos. Muitas pessoas assistem aos stories e simplesmente pulam os de perfis que postam demais na ferramenta. Então vale a pena tomar cuidado e se possível, não passar de 5 stories por dia!

            Além disso, nos stories você pode compartilhar seus vídeos no IGTV e no Reels, assim como publicações comuns. Outra ferramenta interessante é você poder compartilhar links externos nos Stories se você tiver mais 10 mil seguidores, o que vale muito a pena se você quer levar sua audiÊncia à um site, um vídeo em outra rede social ou qualquer outro link externo.

            Para fechar com chave de ouro, nos stories você ainda tem a possibilidade fazer transmissões ao vivo, as famosas “livestreams”. O engajamento delas é muito interessante por sempre ser jogadas na frente do feed de stories de todos seus seguidores. A melhor parte é que você pode ainda salvar sua live e compartilhá-la no seu IGTV!

7- Parcerias

            Um método muito utilizado por grandes perfis é fazer parcerias com marcas, outros perfis para gerar engajamento e crescer sua audiência. Para fazer isso existem variados meios de realizar parcerias. O mais comum deles são os posts patrocinados, em que você é pago para fazer uma postagem de algum produto ou que você paga um um influenciador ou marca para divulgar seu trabalho. Estando em qualquer uma das pontas, é benéfico, seja recebendo um pagamento por divulgar um produto, ou divulgando seu trabalho por meio de outra audiências.

            Além do clássico post pago, existem a troca de audiências direta, um exemplo é quando um influenciador convida outro ou até mesmo faz isso de forma paga para que ele aparece em suas postagens falando diretamente com seu público. 

8- Impulsionamento

            Outra ferramenta que o Instagram nos disponibiliza é a possibilidade impulsionarmos publicações e stories. Funciona de uma forma muito simples e com uma interface muito interessante para escolher o raio de propagação do seu post e seu público. Existem impulsionamentos muito acessíveis e um caminho bem simples de se achar se você quer crescer seu público e seu engajamento de forma mais rápida.

10- DM’s e comentários: interaja com seu público!

            Sempre que se trata de lidar com público isso pode se tornar um assunto complicado, mas é fato que o melhor meio de conhecer e engajar sua audiência é conversando diretamente com ela. Para isso existem os comentários e as DM’s. Nos comentários sempre é interessante tirar um tempo para responder alguns comentários, ainda mais se seu perfil estiver vendendo algo, podem surgir dúvidas!

            Nas DM’s também é muito interessante dar uma atenção especial, mostrar ao seu público que você dá atenção e dedica seu tempo para conversar e engajar com eles, seja pra responder um elogio ou sanar uma dúvida.

9- Frequência, consistência e horários

Para finalizar, é muito importante construir no seu perfil uma consistência e uma frequência de postagens. Dentro da própria rede social vocÊ consegue ter acesso aos horários que suas postagens atingem mais pessoas e recebem mais impulsionamento do algoritmo então use isso sempre à seu favor!    

            Montar um cronograma de postagens vale a pena justamente por isso, conhecendo seu público, os horários e os dias que eles engajam mais, isso vai fazer com que o seu perfil continue crescendo e a rede social por meio do algoritmo valorize mais suas publicações!

            Infelizmente, para se ter sucesso em qualquer rede social, não existem receitas mágicas! Mas essas dicas com certeza vão facilitar o seu caminho para atingir seu público de uma forma mais direta e aumentar seu engajamento.