Existe uma chance de você já ter ouvido falar em tráfego pago, mas você realmente sabe do que se trata e como fazer? São essas perguntas que nós da W3 Inova iremos responder nessa matéria, explicaremos pra você o que é e como fazer tráfego pago.
O que é o Tráfego Pago
Pra resumir, o tráfego pago é uma estratégia de investir em anúncios na internet, pelo uso de plataformas para atrair visitantes até um site, uma loja ou uma landing page. Pode ser cobrado do anunciante por clique (CPC) ou impressões, por exemplo.
Também pode ser considerado uma estratégia de marketing, que se concentra em pagar para direcionar visitantes segmentados para seu site, blog, e-commerce ou redes sociais. Tem como objetivo gerar mais leads, conversões e receitas para o seu negócio.
Como funciona o Tráfego Pago?
Diferente do tráfego orgânico, que é uma outra estratégia que não se paga pra direcionar visitantes pro seu site, por isso, os resultados são menores do que os do tráfego pago, que depende do investimento realizado para gerar resultado.
Entre as fontes de tráfego pago de hoje, a mais conhecida delas é o Google Ads, a plataforma de anúncios do Google. Com ela é possível criar anúncios que ajudam a colocar o seu site em primeiro na página de resultados do mecanismo de busca.
Cada anúncio que aparece nos resultados de busca do Google (identificados com a tag “Anúncio” antes da URL), só é “ativado”, quando o usuário busca pela palavra-chave atrelada a ele.
Assim que ele clica nesse anúncio, é automaticamente direcionado para a página de destino ligada ao anúncio. Dessa forma, o tráfego pago acontece.
A única desvantagem dessa estratégia é que, quando o dinheiro investido termina, ele sai do ar e não pode ser mais encontrado pelo usuário.
Com isso, é preciso usar outras estratégias de marketing digital para aumentar o número de visitantes ao site em questão.
Entretanto, o bom dessa estratégia é que ela permite segmentar públicos-alvo, palavras-chave e dados demográficos específicos, garantindo que seus esforços de marketing alcancem as pessoas com maior probabilidade de se envolver com sua marca.
Por que investir em Tráfego Pago?
Tá com alguma dúvida se vale ou não a pena investir em tráfego pago, a resposta é: depende. Você quer ter resultados imediatos ou duradouros?
Embora o tráfego orgânico seja bastante efetivo, como já dissemos antes, construir uma estratégia de SEO leva tempo e exige muito estudo.
Além de planejamento, requer um conhecimento técnico para otimizar cada detalhe de suas páginas. Então, não é algo que se aprende, se aplica e gera retorno do dia para a noite.
Por outro lado, quando dá resultado, ele dura mais tempo do que o período em que você paga para manter anúncios ativos.
Mas espera um pouco: uma estratégia paga de tráfego pode gerar resultados imediatos bem-vindos e o melhor? Não exige tanto conhecimento técnico.
Basicamente, tudo que você precisa é estudar o funcionamento das plataformas de anúncios. E claro, escolher para quais páginas quer levar mais visitantes.
Tendo isso em vista, trabalhar com tráfego pago vale a pena caso se encaixe em pelo menos uma das seguintes situações:
- Não tem tempo para estudar SEO e produzir conteúdo relevante;
- Ainda não conta com uma equipe especializada em marketing de conteúdo;
- Criou seu site há pouco tempo e ainda não consegue gerar um grande tráfego de visitantes para ele;
- Vai criar um site e quer ter certeza que ele vai ter visibilidade diante do público-alvo.
Uma outra vantagem de investir em tráfego pago é que ajuda a aumentar a taxa de conversão, o que melhora não só o tráfego do site, como também sua reputação online.
E ao contrário do que muitos imaginam, você não precisa investir mares de dinheiro para ter resultados no seu tráfego. Basta ser estratégico na hora de realizar o investimento.
No que o tráfego pago te ajuda?
Aumentar a visibilidade
O tráfego pago é um socorro necessário e coloca o seu site em primeiro plano, o que torna-o mais visível para clientes em potencial. Com mais olhos em seu conteúdo, você terá uma chance melhor de transformar visitas em conversões.
Auxiliar na divulgação de ações específicas
Você tem um lançamento de produto, promoção especial ou evento que deseja que o mundo saiba?
O tráfego pago é o seu bilhete premiado para espalhar a palavra de forma rápida e ampla.
Ao segmentar o público certo, você pode garantir que sua mensagem chegue às pessoas com maior probabilidade de se interessar e agir.
Ao pagar por tráfego, você pula algumas etapas e traz um público muito bem segmentado para o seu site.
Gera conversões de leads
Essa estratégia não se trata apenas de atrair mais visitantes para o seu site, mas de atrair as pessoas certas.
Com uma segmentação “a laser”, você pode atingir seus clientes ideais, aumentando as chances de converter leads em vendas.
Já que fiz algumas analogias com o oceano, aqui vai mais uma: é como pescar no local certo, com a isca mais adequada, exatamente pelo peixe que você quer pegar.
Além disso, com as ferramentas certas em seu arsenal, você pode otimizar suas campanhas para obter resultados ainda melhores.
Melhorar a reputação da sua marca no Google
Todo mundo quer estar do lado bom do Google e, pagar por tráfego pode te ajudar a chegar lá.
Ao fazer lances em palavras-chave relevantes e criar um anúncio atraente, com uma chamada matadora, você pode melhorar a reputação de sua marca aos olhos do mecanismo de pesquisa mais popular do mundo.
À medida que sua marca se torna mais visível e respeitável, você aproveitará os benefícios de maior confiança e credibilidade com seu público-alvo.
4 plataformas de tráfego pago pra se usar
Existem diferentes plataformas para criar anúncios para aumentar o tráfego de um site. Para ajudar você nessa escolha, falo agora sobre as 5 principais.
Google Ads
O Google Ads, que antes se chamava Google Adwords, é a plataforma de anúncios do Google.
Assim sendo, é por meio dela que os anúncios podem aparecer nos resultados de busca do Google e sites parceiros.
Uma das principais vantagens de investir em tráfego pago para Google Ads é segmentar o público que quer atingir.
A segmentação da plataforma permite que possa exibir seus anúncios para pessoas de determinada localidade, faixa etária, interesse, entre várias outras possibilidades.
É uma forma de atingir um tráfego altamente qualificado.
Outro destaque é que a plataforma oferece a oportunidade de fazer testes A/B para ver quais anúncios funcionam melhor para o público definido.
Meta Ads
Meta Ads é a plataforma de anúncios do Facebook e do Instagram. Por isso mesmo, pode exibir anúncios dentro dessas duas redes sociais.
É outra plataforma interessante para trazer clientes para o site do seu negócio e aumentar sua visibilidade de marca.
Também oferece recursos que permitem uma segmentação detalhada da audiência que deseja alcançar com seus anúncios. No Instagram você pode criar anúncios em fotos, vídeos, no reels ou até mesmo stories.
YouTube Ads
Como já deve estar imaginando, o YouTube Ads é a plataforma de anúncios do YouTube.
Então, possibilita a criação e veiculação de anúncios dentro dessa rede social — mais precisamente, dentro dos próprios vídeos ou como sugestão.
É ideal se o seu negócio é em vídeo e pode atrair e encantar seu público mais facilmente, já que esse formato está com tudo em termos de geração de tráfego online.
LinkedIn Ads
Tem um negócio B2B? A melhor saída é anunciar no LinkedIn Ads, a plataforma de anúncios da rede social voltada aos negócios.
Com diferentes formatos de anúncios dentro do LinkedIn, o LinkedIn Ads oferece possibilidades para anunciar na timeline (Sponsored Content), na barra lateral (Text Ads) ou como mensagem na caixa de entrada (Sponsored InMail).
E a segmentação pode ser feita por função, título, nível de experiência, indústria, tamanho de empresa e muito mais.
Conclusão
O tráfego pago é uma excelente estratégia de marketing digital para quem quer resultado imediato em pouco tempo e já tem sido usado com frequência e se tornando um fator importante na competitividade de muitas empresas, uma ótima oportunidade para empreendimentos iniciais e para os veteranos que desejam desbravar os diferentes públicos da internet.
Se você tem interesse em saber mais sobre as estratégias de tráfego pago, fale com um especialista na W3 Inova.
Clique no botão abaixo e agende uma consultoria gratuita de 30 minutos.
Leia também: “Conheça o trabalho do Marcos, sócio da W3 Inova”