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Se você acompanha as novidades na internet é provável que você já tenha ouvido falar do TikTok. Hoje, essa é a rede social queridinha das novas gerações e conquistou a fama pelos vídeos curtos, com humor e tendências contagiantes, mas este app tem mudado bastante desde o seu lançamento. assim, neste artigo, vamos te explicar o que realmente está mudando ou não no TikTok. Então venha conosco e confira já!

No entanto, antes de tudo, vamos te explicar o que é o Tiktok e como ele está fazendo tanto sucesso.

O que é o TikTok?

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O TikTok é uma rede social que permite criar e compartilhar vídeos curtos, geralmente com 16 segundos a 3 minutos de duração. A plataforma oferece uma variedade de ferramentas de edição para personalizar seus vídeos, como filtros, efeitos especiais, música e legendas.

A plataforma ganhou  o coração de milhões de usuários ao redor do mundo, oferecendo um espaço único onde a expressão pessoal e a criatividade se destacam. Nela, usuários comuns se transformam em potenciais criadores de conteúdo. 

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, o TikTok é uma das redes sociais mais populares do mundo. A plataforma é especialmente popular entre os jovens, mas está crescendo rapidamente em popularidade entre todas as faixas etárias.

Leia também: 3 motivos para sua empresa usar o TikTok

TikTok e o sucesso dos vídeos curtos

O TikTok foi lançado em 2016 na China, chegando ao Brasil em 2018. No entanto, foi apenas em 2020, durante a pandemia, que o aplicativo se popularizou e gerou transformações importantes para o cenário das redes sociais. 

Uma das principais inovações que contribuíram para o sucesso da plataforma foi justamente focar completamente no compartilhamento de vídeos verticais curtos, que têm de 16 segundos a 3 minutos de duração.

Como já foi dito anteriormente, os vídeos podem ser editados e personalizados com uma variedade de ferramentas do próprio aplicativo, como músicas, efeitos, filtros e muito mais.  Esse foco no formato de vídeo garantiu ao TikTok um visual e funcionamento diferentes de outros apps já consolidados. Ao fazer o download do aplicativo, o usuário vai direto para a página principal do TikTok, onde o algoritmo vai enviando vídeos sobre diversos temas.

Assim, consegue mapear  os interesses de cada  pessoa para personalizar a experiência, a famosa For You.

Preferências dos usuários do TikTok

Segundo  uma pesquisa do Opinion Box sobre o TikTok no Brasil, os usuários dessa rede social são bastante engajados. Cerca de 36% afirmaram acessar a plataforma pelo menos uma vez ao dia. Já 11% dos entrevistados relataram que deixam o aplicativo o dia todo aberto. 

Apesar de acessarem o TikTok com frequência, os dados mostram que apenas 10% dos usuários compartilham conteúdo pelo menos uma vez por dia. Enquanto isso, 30% raramente fazem publicações no TikTok . A parcela de 31% dos usuários opta por nunca compartilhar nada por lá, somente assistindo aos vídeos do aplicativo. 

Com relação às categorias de conteúdo presente no aplicativo, há a seguinte distribuição:

  • 59% das pessoas seguem perfis de humor.
  • 44% seguem perfis que falam sobre música.
  • 42% seguem perfis com conteúdos sobre viagens e turismo.
  • 41% seguem perfis sobre saúde, vida fitness, gastronomia e receitas.

A presença das marcas na plataforma

Por todos esses motivos que mencionamos, o TikTok está se consolidando como um canal de comunicação essencial para marcas e empresas. Os usuários, por sua vez, estão bastante receptivos a essa tendência. 

Segundo a pesquisa do Opinion Box, 76% das pessoas afirmaram que é crucial que as marcas estejam presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores. Além disso, mais da metade dos entrevistados expressaram o desejo de ver as marcas que consomem utilizando mais a plataforma.

Também destacamos que, conforme a pesquisa da Adweek, 49% dos usuários da plataforma dizem que usam o TikTok para auxiliar nas decisões de compra. Ou seja, esses usuários ficam mais inspirados a comprar algo novo depois de ver um criador usando um produto ou ver o item anunciado no app. 

Outro dado interessante é que 64% dos usuários seguem influenciadores no TikTok, o que abre o espaço para o marketing de influência. Diante desse cenário, indicamos que as empresas considerem a possibilidade de ingressar na plataforma, seja criando um perfil próprio ou colaborando com influenciadores digitais.

Tendências TikTok em 2024

Quer saber mais sobre as tendências TikTok em 2024? O relatório “What’s Next 2024″, publicado pela própria plataforma, indica que, neste ano, a comunidade da plataforma deve adotar uma mentalidade transformadora, denominada Ousadia Criativa.

 Conforme esse estudo, os criadores de conteúdo e as marcas que conseguirem demonstrar essa característica têm mais chance de estabelecer conexões profundas no TikTok.

Principalmente com comunidades impulsionadas por uma combinação de curiosidade, imaginação, vulnerabilidade e coragem. 

Essa Ousadia Criativa está ligada à curiosidade dos usuários, que impulsiona a descoberta de interesses hiperespecíficos e culturas diversas.

Além disso, junta-se ao remix de narrativas em um contexto digital de pluralidade de vozes e formatos colaborativos.

Outra relação da Ousadia Criativa é em relação à construção da confiança junto ao público por meio do diálogo aberto e da troca de aprendizados e experiências.

O TikTok está mudando?

O TikTok está em constante evolução, buscando se adaptar às novas demandas do público e se manter competitivo no mercado. As mudanças podem ser vistas em diferentes aspectos da plataforma, como na interface, nas ferramentas de criação de conteúdo, nas funcionalidades de monetização.

Essas transformações visam aprimorar a experiência do usuário, oferecer novas oportunidades para criadores e anunciantes, e garantir que o TikTok continue sendo a plataforma de referência para vídeos curtos, porém hoje já é possível publicar vídeos de longa duração e no formato horizontal, muito parecido com o YouTube.

Essas transformações visam aprimorar a experiência do usuário, oferecer novas oportunidades para criadores e anunciantes, e garantir que o TikTok continue sendo a plataforma de referência para vídeos.

Conclusão

Em suma, o TikTok se destaca como uma plataforma poderosa para impulsionar o crescimento do seu perfil ou negócio. Com seu público amplo e engajado, ferramentas criativas e potencial viral, a rede social oferece uma oportunidade única de alcançar novos clientes, fortalecer sua marca e gerar resultados concretos. Explore o TikTok hoje e prepare-se para o sucesso!

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