O que são as tecnologias disruptivas e de que forma elas podem resultar em transformação na sua emprea? Aqui a gente te conta!
Os avanços tecnológicos têm sido cada vez mais emergentes e, com isso, já não é o suficiente apenas ter consciência da existência dos mesmos. Hoje em dia, nos vemos diante da necessidade de nos apropriarmos de inovações como as tecnologias disruptivas, a fim de acompanhar o desenvolvimento do mundo como um todo.
Isso se aplica 100% ao universo corporativo, em que se busca o aumento do potencial competitivo das organizações através da otimização de processos, produtos e serviços. Nesse contexto, tornou-se imprescindível estar por dentro das tecnologias disruptivas, um termo rebuscado, só que de fácil compreensão.
Portanto, neste texto, você encontrará:
- O que são tecnologias disruptivas
- Como elas se inserem no mundo corporativo
- De que modo elas resultam na transformação da sua empresa
- Alguns exemplos de tecnologias disruptivas
Quando falamos de tecnologias disruptivas, estamos falando de inovação. Isso significa que uma tecnologia disruptiva nada mais é do que uma tecnologia inovadora, que substitui processos e até mesmo aparelhos obsoletos. Elas surgem com propósito de tomar o lugar daquilo que, com o passar do tempo, pode se tornar ultrapassado.
No mundo corporativo e dentro das empresas, essas tecnologias propõem o rompimento dos padrões vigentes, visando otimizar processos e garantir o melhor em menor tempo e com menos mão-de-obra. No mercado alvo dessas empresas, o resultado são produtos e/ou serviços diferenciados e valorizados.
Os benefícios da inovação, portanto, podem ser sentidos interna e externamente. Porque, resumidamente, ao incorporar uma ou mais tecnologias disruptivas em sua organização obtém-se o aumento da produtividade, aumento da satisfação do cliente e, consequentemente, o aumento da lucratividade da empresa.
Em suma, quando uma tecnologia produz efeitos como: otimização do tempo, aumento da produtividade, maior conforto e simplicidade para o dia-a-dia, além do aumento do potencial competitivo, ela pode ser considerada disruptiva.
Mas o que é uma tecnologia disruptiva?
Podemos citar alguns exemplos de tecnologias disruptivas que estão em alta no mercado, e que você pode encontrar fácilmente para inserir em sua organização, beneficiando-se de uma verdadeira transformação. São eles:
1. Inteligência Artificial (IA): essa tecnologia é capaz de aprender, refletir e decidir entre diversas opções de forma racional, como se fosse um cérebro humano, oferecendo um atendimento personalizado.
2. Operação de Dados (DataOps): permite gerenciar dados com IA e aprendizado de máquina com agilidade, criando novos modelos e análises, além de melhorar o trabalho em equipe e acelerar processos outrora manuais.
3. Automação de Processos Robóticos (RPA): é uma tecnologia que visa delegar tarefas repetitivas à automação.
Leia também: Como a ansiedade pode afetar os seus funcionários?
Quanto aos profissionais de TI, que entram diretamente em contato com essas tecnologias, é necessário que estejam sempre abertos e atualizados para utilizar as tecnologias disruptivas a seu favor. Portanto, aprender a trabalhar com este conceito é imprescindível para o potencial competitivo de sua empresa.
Investindo em tecnologias disruptivas, você colherá diversos benefícios, como: virtualização de ambientes, melhor uso de dados, informações mais seguras, redução de custos, automatização de processos e diferencial competitivo. Estará a frente, com serviços, processos e produtos inovadores, em relação a concorrência desatualizada.