fbpx
Blog da Inova
  • Explica
  • Inovação
  • A Inova
  • Time de Conteúdo
  • W3INOVA
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog da Inova
  • Explica
  • Inovação
  • A Inova
  • Time de Conteúdo
  • W3INOVA
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog da Inova
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Home A Inova

Como lidar com pedidos de renegociação e cancelamentos

10/06/2020
No A Inova, Inova Explica
0 0
mão masculina com dominós

resolução de problemas (Créditos: Envato Elements)

Saiba o que fazer em momentos dificeis e entenda como somos capazes de manter nossos clientes seguros e longe de querer cancelar conosco.

Diante de uma crise, seja ela qual for, somos forçados a sair da zona de conforto que a rotina criou. Com isso nos vemos diante de desafios com os quais não estávamos acostumados a lidar, e tão pouco preparados para tanto.

Por conta desse cenário, em um primeiro momento, naturalmente surge um sentimento de impotência, frustração e até mesmo de paralisação diante da impossibilidade de resolver tudo o que foi impactado repentinamente.

Após processar os acontecimentos parciais ou totalmente do motivo de querem cancelar, começamos a reagir. Nesse momento a nossa capacidade de resolução de problemas fica aguçada, pois o cérebro exige praticidade, agilidade e firmeza para a tomada de decisões ágeis e efetivas a curto, médio e/ou longo prazo.

Um modo inteligente, fundamental e eficaz de reação, já que nesse contexto é sabido que as vendas podem sofrer grandes abalos, é voltar o olhar para a retenção de clientes. O intuito dessa medida, além de garantir a sobrevivência da empresa, é reforçar o compromisso e a parceria entre a sua empresa e seus clientes, a fim de reduzir as taxas de cancelamento e realizar renegociações proveitosas para ambas as partes.

Mulher com aparencia de dor de cabeça
Taxas altas de cancelamento (Créditos: Envato Elements)

Leia também: 5 problemas que diminuem a lucratividade da sua empresa

“Um bom relacionamento com o cliente é essencial para mantê-lo em nossa carteira”, diz Cristiana Seabra, administradora na W3inova.

Esse resultado é possível através da manutenção do bom relacionamento com os clientes, demonstrando que a empresa está fazendo o possível para apoiá-los neste período. A retenção dos clientes, em geral, é responsabilidade de toda a empresa, como marketing, vendas, atendimento, financeiro, suporte, entre outros.

É importante salientar que as posições dedicadas a atuar neste processo podem variar de acordo com o modelo de negócio. Portanto, dar autonomia com segurança para sua equipe de atendimento e ter espaço para feedbacks recorrentes é fundamental atender às solicitações dos clientes com qualidade.

“Treinar e preparar cada vez mais nossa equipe para atender melhor e de maneira satisfatória os clientes. Garantir uma equipe proativa” – Cristiana Seabra.

Por se tratar de um processo com novos aspectos e exigências para toda a equipe, é possível que haja erros de execução em um primeiro momento, como em todos os primeiros passos que tomamos num cenário desconhecido.

O que fazer com o cancelar?

Sendo assim, é necessário acompanhar de perto todas as possíveis adversidades e dificuldades que podem se apresentar, a fim de minimizá-las e manter os efeitos negativos sob controle. Para tal, é preciso ser capaz de reinventar, adaptar e compreender todo o cenário e os sujeitos envolvidos.

Na prática, o seu negócio poderá receber muitos pedidos de cancelamento ou de flexibilização de contratos, e possivelmente o primeiro questionamento será a forma pela qual a sua empresa se adaptará.

Para começar a pensar no motivo de querer cancelar e nas medidas possíveis, primeiramente certifique-se de que o propósito e os valores da sua empresa estejam presentes em todos os pontos de contato com o seu público geral e clientes. Pois este é o momento de reforçar a política organizacional da sua empresa, e dedeixar claro o papel da mesma no ambiente em que está inserida e qual é o seu posicionamento em relação à crise vigente.

Após isso, como líder, tomador de decisões, proprietário ou outro nível de gestão, será necessário entender como está a demanda de cancelamentos, como o volume de solicitações em números de pedidos, a receita que este volume representa e se sua empresa tem condições de absorver esses atendimentos.

Depois é essencial avaliar se a equipe que já atua com cancelamentos tem condições de assumir toda essa demanda de forma eficiente e saudável. Caso contrário, será necessário remanejar algumas posições para efetuar o atendimento, pois o bem estar físico e psicológico, o clima, a segurança, a estrutura e processossão pontos que devem ser acompanhados de perto e influenciam diretamente nos resultados.

Leia também: Atendimento humanizado: como aplicar em 4 passos

Para tanto, é imprescindível conversar com o time sobre a situação e estabelecer um grupo especial para atuar nesse cenário, além de repensar conjuntamente as políticas que visam dar autonomia a eles. Também é vitalouvir quem está na operação, que está ciente das limitações que podem aparecer.

Então, ouça sua equipe de vendas, atendimento, suporte e demais áreas envolvidas, identificando dificuldades existentes para que possam atender às dificuldades que os clientes estão trazendo. Quanto aos clientes, é de suma importância ouvi-los atentamente para entender a o porquê de querer cancelar, os tipos de solicitações e os setores mais afetados.

Dentre esses setores estão:

  • Financeiro;
  • Estratégia de vendas ou de atendimento;
  • Logística;
  • Pessoas;
  • Ferramentas;
  • Processos;
  • Apoio, etc.
numerando problemas
problemas da sua empresa (Créditos: Envato Elements)

Após essas análises qualitativas e quantitativas, é possível definir um plano de ação alinhado com toda a empresa para o enfrentamento da crise. Os feedbacks e relatórios feitos regularmente sobre os resultados da medida, serão de suma importância para avaliar e validar a eficiência do plano e alterá-lo se necessário.

Com as adaptações corretas, os clientes não ficarão sem resposta e sem solução para o seu problema. Desse modo, sua empresa será capaz de reduzir as taxas de cancelamento e garantir que as renegociações sejam feitas de modo equilibrado, sem que uma das partes saia drasticamente prejudicada.

Além disso, é preciso compreender que as coisas não serão resolvidas repentinamente, e estar aberto a ouvir sua equipe, a fim de fazer com que ela se sinta executora da solução que é entregue aos clientes.

Por fim, inevitavelmente poderão cancelar, apesar de todos os esforços. Mas é imprescindível que tanto você, como os seus clientes, tenham a certeza de que todas as opções foram estudadas e esgotadas, para ajudar a tomar a decisão mais assertiva com as condições possíveis.

Tags: cancelamento
CompartilharTweetEnviar

Relacionado Postagens

Novembro Azul: vamos falar sobre o câncer de próstata
A Inova

Novembro Azul: vamos falar sobre o câncer de próstata

O exame do toque é motivo de preconceito e chacota para diversos homens, entretanto serão dez segundos que podem salvar...

19/11/2020
logomarca da redbull
Inova Explica

Entenda como entrada de clubes pode revolucionar o esporte no Brasil

Com casos como a compra do clube Bragantino pela marca Red Bull, começamos uma nova era no esporte nacional.

12/09/2020
pessoa escrevendo em um computador
A Inova

Eventos digitais: quais as opções de organização?

O mercado de eventos corporativos se estende cada vez mais em diversos setores, seja para apresentar uma nova ideia para...

12/09/2020
pessoa escrevendo em um computador
Inova Explica

As tecnologias disruptivas podem transformar a sua empresa

O que são as tecnologias disruptivas e de que forma elas podem resultar em transformação na sua emprea? Aqui a...

12/09/2020

Recommended

producao de vacinas no brasil

Vacinas: A relação histórica do Brasil com essa produção

12/09/2020
redes sociais

Como montar uma boa estratégia de redes sociais?

10/06/2020
Aparelho Telefônico vintage

Terminais Telefônicos

06/04/2020
Os problemas das lives de entretenimento na pandemia

Os problemas das lives de entretenimento na pandemia

08/06/2020

Categories

  • A Inova
  • Inova Explica
  • Martech e Inovação nos Negócios

Instagram

  • Muitas pessoas e profissionais confundem persona com “target” ou público-alvo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A pernona é uma ficção, é o perfil “afinado” do seu cliente ideal com nome, idade, características, comportamentos, desejos, problemas, preocupações dos clientes que você deseja alcançar!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É muito importante definir sua persona para direcionar seu conteúdo com mais efetividade.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quer saber mais? Mande uma mensagem pra nós, teremos o maior prazer em falar com você!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
#persona #seo #tecnicas #conteudo #otimizacao #marketingdigital #saopaulo #inbound #w3inova #mktdigital #w3 #inboundmarketing #rdstation #digitro
  • Comunicação é a base para qualquer relação com seus clientes e também seus funcionários, nós podemos te ajudar a contruir a comunicação corporativa ideal!
⠀
Para saber mais acesse: https://w3inova.com.br/
  • Nós também estamos distantes... Porém unidos! Fiquem em casa e não deixem de cuidar dos familiares e dos negócios.
⠀
Para conversar com um dos nossos consultores ligue 014 3311-2200
  • Há quase um século desejamos a inteligência artificial, através da mente dos cientistas e até das mentes cineastas.
⠀
👾 Aproveite a quarentena para ver os melhores filmes de ficção científica: 👾
⠀
1. De Volta para o Futuro (1985)
2. Alien (1979)
3. O Dia em que a Terra Parou (1951)
4. Laranja Mecânica (1971)
5. Star Wars Episódio IV: Uma Nova
6. Esperança (1979)
7. Metropolis (1927)
8. Blade Runner (1982)
9. O Exterminador do Futuro (1984)
10. Matrix (1999)
  • O Mindfulness é treinar a atenção em geral, pois geralmente nossa mente é desatenta e dificilmente nós nos mantemos com toda a atenção no que estamos fazendo naquele momento.
⠀
Isso ajuda e muito na nossa produção e resultados no trabalho.
⠀
⠀
⠀
⠀
  • Dicas em período de quarentena! Lembrando sempre que máscara, luva e evitar sair de casa é o ideia. 🤧
⠀
⠀
  • Home
  • Membros
  • Politica de Privacidade
  • Time de Conteúdo W3COMUNICA
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Explica
  • Inovação
  • A Inova
  • Time de Conteúdo
  • W3INOVA

Bem vindo de volta!

Entrar com o Facebook
OU

Entrar na conta

Palavra-chave esquecida?

Criar nova conta!

Inscreva-se com o Facebook
OU

Preencha o formulário para se registrar

Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist