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Saiba em 5 passos para o home office, o que fazer para não trabalhar excessivamente, mas conseguir aumentar a sua produtividade trabalhando em casa.

Uma mudança na sua rotina de trabalho, ainda que repentina, não precisa significar perda de resultados e queda na produtividade. O home office têm impactado o dia a dia no trabalho de muitas pessoas, porém é possível ressignificar isso e manter a motivação mesmo em momentos de crise.

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Antes de listar as 5 dicas para você aumentar a sua produtividade no home office é importante ressaltar que em momentos excepcionais como o isolamento social é natural que alguns dias sejam mais difíceis que outros.

A cobrança excessiva não irá aumentar os resultados e nem abrir espaço para ideias criativas e construtivas para o seu negócio, mas a organização e respeito com seu próprio ritmo de produção pode ser a chave para o sucesso. Confira 5 dicas para aumentar sua produtividade em casa:

Mantenha a mesma rotina

Mesmo que você não gaste tempo se deslocando para o trabalho, é importante manter os horários e costumes que antecediam o expediente. Acordar, tomar banho e ter o café da manhã de sempre ajuda o cérebro entender o trabalho em casa.

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Troque de roupa

É importante tirar o pijama e pantufas para trabalhar home office. Isso porque essa vestimenta passa a sensação inconsciente de descanso e relaxamento, o que dificulta que o cérebro se concentre da mesma forma que fazia no escritório.

Transforme o ambiente 

Já é comprovado pela neurociência que a mistura do espaço pessoal em casa com o espaço profissional pode confundir o nosso cérebro que sempre associou aquele ambiente à conforto e descanso. Por isso, pode parecer mais difícil manter a concentração.

Além de ser necessário uma cadeira e mesa confortável, deixe o seu espaço organizado de uma forma que seu cérebro ressignifique aquele cômodo a um escritório, com tudo que você precisa para se concentrar. É importante não ficar mudando de espaço todos os dias e evitar vários deslocamentos pela casa durante o expediente.

mesa organizada para trabalhar
Organização é o fundamental (Créditos: Envato Elements)

Uma demanda de cada vez 

Achar que podemos resolver várias coisas ao mesmo tempo é prejudicial para a nossa concentração. Por isso, é importante distinguir problemas domésticos e pessoais dos prazos e cobranças nos e-mails profissionais. Separe momentos para resolver uma questão de cada vez e saiba diferenciar o que é urgente e o que não é.

Saiba a hora de parar

Por fim, a percepção mais comum no home office, muitas vezes verdadeira, é que a quantidade de trabalho aumenta ainda mais. Sem as regras de horário fixos do escritório, a jornada de trabalho pode realmente duplicar, assim como o cansaço e estresse, prejudicando a sua produtividade.

Para estabelecer o fim do expediente, marque um compromisso para esse horário, seja brincar com seu filho, se exercitar ou assistir uma série. Assim, você não terá disponibilidade para exceder suas tarefas.