O papel da comunicação empresarial mudou. Para agregar valor aos negócios, os gestores precisam adotar um novo modelo de comunicação e marketing, conectando-se com seus clientes de forma positiva e transparente. Nesse sentido, é aqui que entra a Comunicação Integrada, que unifica estrategicamente todas as formas de comunicação, incluindo marketing, publicidade, relações públicas e comunicação interna.
Dessa forma, vamos te explicar o que é e como funciona a Comunicação Integrada.
O objetivo é garantir uma mensagem consistente e uniforme para todos os públicos da organização, internos e externos. Além disso, a Comunicação Integrada articula planejamento, análise e execução em diversos canais, promovendo uma experiência positiva para o público e consolidando a identidade da marca e sua cultura no mercado.
Conceito da Comunicação Integrada
A princípio, a Comunicação Integrada é um conceito recente, surgido devido às mudanças constantes no mercado e na sociedade. O aumento da concorrência e das expectativas dos consumidores tornou essencial para as empresas estabelecer uma comunicação mais eficiente e coerente.
Assim, a Comunicação Integrada permite que a empresa alcance seus objetivos de maneira mais eficaz e estabeleça uma relação mais sólida com seus públicos. Ainda há muito a explorar e aprimorar nessa estratégia, como explicaremos a seguir.
A estratégia de Comunicação Integrada é sustentada por pilares essenciais: coerência, consistência, complementaridade e continuidade. Assim, para consolidar o posicionamento de uma empresa ou marca, todos os setores devem trabalhar em conjunto:
- Comunicação Administrativa;
- Comunicação Interna;
- Recursos Humanos;
- Comunicação Institucional;
- Assessoria de Imprensa;
- Relações Públicas;
- Comunicação Mercadológica;
- Marketing e Vendas;
- Publicidade e Propaganda;
- Atendimento ao Cliente;
- E muitos outros setores.
Porque Usar Essa Estratégia?
A análise dos principais objetivos de comunicação e marketing e os fundamentos da Comunicação Integrada nos ajudará a compreender melhor a importância dessa estratégia para as empresas.
Ter Consistência
O primeiro objetivo da Comunicação Integrada é garantir consistência à comunicação da marca. Assim, isso implica que todos os canais de comunicação devem transmitir a mesma mensagem e seguir a mesma direção.
A consistência é alcançada por meio de um planejamento cuidadoso. Assim, cada ponto de contato deve aderir ao mesmo padrão e refletir os valores da empresa. Qualquer desvio pode prejudicar a identidade da marca e sua posição no mercado.
Ter Coerência
Imagine que você queira informações sobre um produto específico. Após pesquisar na internet, você acessa o site da empresa e inicia um chat online para perguntar sobre as características desse produto. No entanto, o atendente responde de forma ríspida e superficial, sem fornecer detalhes adequados ou responder às suas perguntas.
Você agradece e sai do site, não é mesmo? Pouco tempo depois, enquanto continua sua busca na internet, você se depara com um anúncio da mesma marca, justamente sobre o produto que estava procurando.
Após decidir dar outra chance à marca, você retorna ao site e decide ligar para o número de telefone fornecido. Assim, para sua surpresa, é atendido de forma excelente, todas as suas dúvidas são esclarecidas e, no final, você realiza a compra do item desejado.
A falta de coerência na comunicação desse exemplo poderia ter custado a venda e mais do que isso. Normalmente, uma má experiência leva os clientes a buscar outras opções no mercado e a compartilhar sua opinião sobre a marca com outras pessoas. Por isso, é crucial que todos os canais de comunicação sejam coerentes.
Ter Continuidade
Uma estratégia de comunicação que enfatiza a continuidade e o relacionamento com o cliente é o envio de e-mails marketing por meio de fluxos de automação.
Esses e-mails são planejados para guiar o cliente em potencial ao longo de sua jornada de compra, com o objetivo de levá-lo a finalizar o pedido. Desse modo, cada mensagem é elaborada como parte de uma narrativa, com início, meio e fim, para criar uma experiência coesa e envolvente para o cliente.
Ter Complementaridade
A complementaridade é fundamental. Os canais de comunicação devem se complementar, esse é o segredo!!! Isso faz com que a mensagem guie o usuário por diferentes pontos de contato para proporcionar uma experiência completa com a marca.
Além disso, um ponto de comunicação deve complementar o outro, garantindo a entrega de uma experiência consistente aos usuários.
Desse modo, todos esses elementos compõem a Comunicação Integrada, que auxilia as empresas a obterem mais sucesso em suas estratégias de marketing.
Como Podemos Ajudar?
Por fim, a W3 Inova é um grande parceiro de negócios que usa a tecnologia para atrair e fidelizar clientes para sua empresa. Além disso, oferecemos serviços de desenvolvimento de sites, anúncios no Google Ads e na plataforma Meta Ads (Facebook e Instagram), marketing de conteúdo, consultoria e muito mais.
Assim, se você deseja atrair mais clientes qualificados e fortalecer sua presença digital, consulte-nos. Clique no botão abaixo para solicitar o atendimento de um especialista da W3 Inova.
Leia também: “3 razões para começar a usar Inbound Marketing na sua empresa”
0 comentários