fbpx

Porque grandes empresas abriram mão da vaga de CMO?

A algum tempo, em comunicado, o McDonald’s anunciou que sua CMO global, a brasileira Silvia Lagnado, deixaria a empresa e que o cargo não seria completado. Silvia estava desde 2015 no comando do marketing da rede. Cuidava de temas como desenvolvimento de marketing, estratégia de menu, insights sobre consumidores e negócios, mídia, merchandising e gerenciamento de relacionamento com o consumidor.

Com a saída da executiva, o McDonald’s não terá mais a figura de um CMO e sim duas vice-presidências. Colin Mitchell foi nomeado SVP global de marketing, respondendo ao CEO da companhia. E Bob Rupczynski assumiu o cargo de SVP de marketing technology, anteriormente, os dois executivos respondiam a Silvia. Em conclusão, a substituição de um cargo de CMO por duas áreas com menos autonomia reacende nova discussão pela opção de algumas empresas de não seguir com o cargo.

Essa atitude coloca o chefe de tecnologia de marketing no mesmo nível que o chefe de marketing global. E, pelo menos pela estrutura de relatórios, faz com que está seja uma função de liderança de TI mais do que de marketing.

Após essa alteração, o McDonald’s também adquiriu a Dynamic Yield, uma empresa de tecnologia de marketing de personalização. Opa! Estamos falando de uma das maiores empresas virando uma empresa de martech? É isso mesmo. 

Embora essa atitude seja um tanto questionável, acho que isso nos dá outro ponto de vista significativo no assunto onde o martech é cada vez mais uma competência essencial nas empresas líderes.

Time de Conteudo W3COMUNICA

Nossa sede fica em São Paulo, entretanto somos muitos, cada um com sua mala de experiências agregando para um mesmo propósito: informar. Nossos redatores são os donos da inovação. Mesmo com toda a tecnologia que nos cerca, todo o planejamento e todos os mecanismos que utilizamos, é nosso dever e obrigação entender que por trás de cada passo existe um humano, um ser com uma vida real, uma vivência, uma família. No final de cada tarefa, nós é quem inovamos e trazemos informações a vocês, outros seres com valores e experiências a serem levadas em consideração.

Recommended

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist