fbpx

Tudo que você precisa saber sobre o novo coronavírus

A crise de coronavírus já deixa marcas em São Paulo. A cidade atingiu 1.546 casos e 25 mortos, entenda a importância da prevenção neste cenário.

Neste sábado (22), o Ministério da Saúde divulgou novo balanço dos casos de coronavírus confirmados no Brasil: são 1.546 casos e 25 mortos. Todas foram registradas em São Paulo, estado com maior número de casos.

Mesmo com os números alarmantes, os avanços da medicina brasileira já mostraram que não é necessário pânico, basta entender mais sobre a situação atual. Por isso, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre o coronavírus.

O que é o coronavírus?

O coronavírus é uma família de vírus que pode causar infecções respiratórias e é causador da doença Covid-19 que provoca um tipo de pneumonia em humanos. O vírus teve início na cidade de Wuhan, na China, em dezembro de 2019. Porém, como esse vírus chegou até o Brasil?

Como o coronavírus chegou até o Brasil?

Em apenas dois meses, o vírus já atingiu quase 80 mil pessoas na China, ocasionando mais de 2.700 mortes. Atualmente, o coronavírus já foi registrado em 144 países, mas é a Itália o mais afetado, com mais de 21 mil casos confirmados, e foi essa a origem do primeiro caso registrado no Brasil.

No dia 25 de fevereiro deste ano, foi registrado oficialmente o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Tratava-se de um homem de 61 anos que havia visitado a região da Lombardia, área de risco na Itália, e apresentava sintomas compatíveis com a doença.

Como ocorre a transmissão?

O vírus pode ser transmitido desde que alguém esteja a menos de 2 metros de distância de uma pessoa com a doença. A contágio pode ocorrer por saliva, espirro, tosse ou catarro, que podem ser repassados por toque ou aperto de mão, objetos ou superfícies contaminadas pelo infectado.

médica passando alcool em gel nas mãos
Imagem ilustrativa de médica cuidando da prevenção do vírus (Créditos: Envato Elements)

Quais são os sintomas?

Alguns dos principais sintomas são:

  • Febre
  • Tosse seca
  • Dificuldade para respirar
  • Coriza e/ou congestão nasal

Mesmo que os sintomas se assemelhem a um simples resfriado, a OMS calcula que 1 em cada 6 pacientes pode ter um agravamento do quadro. 

Além disso, é necessário ter cuidado com o público mais vulnerável à doença: os  idosos e pessoas com doenças crônicas.

Leia mais: A tecnologia a favor da saúde

Coronavírus em São Paulo

São Paulo é o estado que lidera os casos de coronavírus no país e, por isso, o secretário de Saúde, José Henrique Germann, afirmou em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (16), que irão reavaliar a testagem de pacientes com suspeita do vírus.

Além disso, o governador João Dória também anunciou que, para conter a propagação, estão suspensos por 30 dias os eventos públicos estaduais.Anteriormente, o governo já havia anunciado o fechamento por 30 dias de museus, bibliotecas e centros culturais para frear o vírus.

Avanços da medicina brasileira

Mesmo que os números e a política de isolamento pareçam alarmantes, a medicina brasileira vem demonstrando grande avanço tanto na descoberta da origem da epidemia quanto no processo de cura. 

Isso porque foram pesquisadoras brasileiras que decodificaram o DNA do coronavírus em tempo recorde. Enquanto no restante do mundo, foi preciso uma média de 15 dias, as pesquisadoras da Jaqueline Goes de Jesus e Ester Cerdeira Sabino decodificaram em dois dias.

Além disso, o primeiro brasileiro internado com coronavírus já foi curado, segundo informações do Ministério da Saúde. 

Como prevenir o coronavírus?

Confira algumas orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde para se proteger contra o coronavírus. 

  • Lavar as mãos com água e sabão frequentemente
  • Higienizar as mãos sempre que possível com álcool gel
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal

Inova

Minha missão é desenvolver, implantar e dar suporte continuo a produtos de Tecnologia da Informação e Comunicação, com o objetivo de atender às mais diversas necessidades dos clientes e parceiros da W3. Devo ser uma autoridade na entrega de tecnologia, colaborando para que toda a sociedade se torne mais próspera e humana, proporcionando felicidade e satisfação para todos os clientes W3. Meus valores são empatia, humanidade, comprometimento, foco no cliente, qualidade e principalmente Inovação contínua.

Recommended

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist