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Com o crescimento das grandes empresas, torna-se imprescindível explorar o máximo potencial de seus funcionários, delegando tarefas dentro de sua área de atuação em prol do desenvolvimento da organização.

Uma grande estratégia utilizada pelas corporações, a fim de tornar as atividades do dia a dia das empresas mais eficientes, rápidas e produtivas é a automação no atendimento ao cliente.

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Este fenômeno contou com um crescimento expressivo durante a pandemia já que as empresas tiveram de se reinventar e todo contato com o cliente: vendas, SAC, relacionamento… foi feito totalmente de forma online.

O que é a automação no atendimento ao cliente?

A automação no atendimento ao cliente corresponde a um chatbot da empresa – uma inteligência artificial, que é responsável por fazer todos os tipos de intermédio digital com o cliente, através da troca de mensagens.

Todo conteúdo enviado pela inteligência artificial é previamente programado, contendo informações relevantes para os consumidores, esclarecimento das principais dúvidas, com uma linguagem característica da empresa, a partir de comandos dados a ela.

Ou seja, o bot trás opções (em forma de números ou letras) para que o cliente escolha sobre qual tema deseja falar e obtenha todas as informações que procura.

Esta tecnologia, aplicado no atendimento ao cliente tem de tudo para se tornar uma grande tendência, crescendo cada vez mais e se proliferando pelas empresas, já que conta com inúmeros benefícios:

atendimento ao cliente

Leia também: O que é marketing digital?

Atendimento integral ao cliente, em qualquer horário ou dia;

  • Aumento da produtividade dos funcionários, que dedicam-se a outras tarefas;
  • Redução de custos salariais;
  • Praticidade na rotina empresarial;
  • Redução de contatos via SAC, já que muitas respostas são fornecidas pela própria inteligência.
  • Aumento de satisfação dos clientes já que os problemas podem ser resolvidos de forma rápida e eficiente através de esclarecimentos.

Além disso, grandes marcas estão apostando nesta estratégia: um exemplo disso é a Magazine Luiza que criou uma identidade própria para sua inteligência artifical: A Lu.

A Lu é responsável por passar todas as informações dos pedidos aos clientes: fato que demandaria tempo e esforço caso feito por funcionários “reais”. Ou seja, a Magazine Luiza consegue oferecer ao seu consumidor um acompanhamento detalhado de seu pedido e um atendimento de excelência através da inteligência artificial.

Por fim, nota-se que são inúmeros os benefícios da prática para o aumento de produtividade, rendimento eficaz e satisfação dos clientes com a empresa com a implementação do atendimento automatizado.