O QUE É CAAS?
O Communications as a Service (CaaS) é uma solução de comunicação corporativa que une diversas aplicações em uma única solução. Tais como aplicações de voz sobre IP (VoIP ou telefonia via Internet), mensagens instantâneas, colaboração e videoconferência, usando dispositivos fixos e móveis. O CaaS evoluiu na mesma linha de Software as a Service (SaaS).
A plataforma de CaaS engloba produtos e infraestrutura, e acima de tudo serviços, que passa a garantir a qualidade da solução. O CaaS permite que as empresas implementem seletivamente dispositivos e modos de comunicação, habilitando conforme o uso, conforme a necessidade.
O CaaS oferece flexibilidade e capacidade de expansão as pequenas e médias empresas pois permite a inclusão de dispositivos, serviços ou cobertura sob demanda. A capacidade de rede e o conjunto de recursos podem ser alterados dia a dia, se necessário, para que a funcionalidade acompanhe a demanda e os recursos não sejam desperdiçados.
APLICAÇÕES INCORPORADAS AO CAAS
As aplicações principais que o CaaS abriga são:
- Aplicação de Voz sobre IP, o PABX IP.
- Gateway com a interligação com a(s) Operadora(s) de Telefonia.
- Servidor de Aplicação de Mensagem.
- Contact Center.
Na empresa ficariam os terminais, que se conectam a estas aplicações. São estes os terminais:
- Softphones.
- Telefones IP.
- Gateway com a interligação com a(s) Operadora(s) de Telefonia Legadas do cliente.
SERVIÇOS NECESSÁRIOS
Os serviços necessários para suportar esta solução são:
- Manutenção Preventiva e Corretiva das Aplicações;
- Fornecimento de Infraestrutura de Datacenter;
- Link internet com capacidade para trafego de voz;
- Network Operation Center (NOC);
- Operação Assistida;
- Conexão com Operadora(s) de Telefonia embarcada ou da empresa contratante.
- Todos os serviços operados e fornecidos 24 x 7.