fbpx

Terminais Telefônicos

Terminais Telefônicos
Continua após a publicidade...

Terminais Telefônicos, conforme a ANATEL, são os equipamentos ou aparelhos que possibilitam o acesso do usuário a serviços de telecomunicações.

Assim sendo, em sistemas de telecomunicações os terminais podem ser:

Telefones Analógicos

Telefone Analógico
Continua após a publicidade...

Primeiramente são equipamentos que funcionam em centrais telefônicas analógicas. Portanto, a rede que se comunica com este equipamento é uma rede dedicada a voz, chamada de rede de telefonia. Ao passo que não possuem alimentação própria, esta é recebida através da alimentação da central telefônica, pelo mesmo cabo que recebem a sinal de voz.

Telefones Digitais

Telefone Digital

Assim são equipamentos que funcionam em centrais telefônicas digitais. Semelhantemente a rede que se comunica com este equipamento também é uma rede dedicada a voz, a rede de telefonia. Além disso, não possuem alimentação própria, e também recebem a alimentação da central telefônica, pelo mesmo cabo que recebem a sinal de voz.

Telefones IP

De acordo com o nome, são equipamentos que funcionam em centrais telefônicas IP. No entanto, diferente dos terminais analógicos e digitais, a conexão deste terminal com a central IP é uma rede de dados com protocolo TCP/IP. Assim como o tipo de protocolo da internet. Ao passo que, com a devida configuração, estes terminais podem funcionar na internet pública, sem nenhuma restrição.

Softphone

É um software que instalado em desktops, notebooks ou smartphones, se conectam a centrais telefônicas IP. A forma de conexão deste software com a central IP é uma rede de dados com protocolo TCP/IP. O mesmo tipo de protocolo da internet. Com a devida configuração estes terminais podem funcionar na internet pública, inclusive se instalados em smartphones, e estes com redes de dados móveis, funcionam sem nenhuma restrição. Consomem dados do plano de celular, mas não consomem minutos do plano de telefonia móvel.

Sobre o autor

Fauzi Fakhouri Jr:.

Sou CEO na W3 Inova, engenheiro (CREA-SP 5060356096) e profissional de marketing em constante aprendizado e engajamento social, que busca solucionar problemas complexos com criatividade, comunicação e inteligência emocional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *