fbpx

Nubank: Taxa Zero, marketing diferenciado e juros comuns

Entenda como a Nubank conquistou os brasileiros e conheça seu lado negativo.

Conhecidos pelo cartão roxinho e contas 100% digitais, a Nubank chegou com a intenção de proporcionar facilidade e taxas pequenas ou quase nulas aos seus correntistas. A fintech (startups trabalham para melhorar e otimizar o mercado financeiro) que ameaça os bancos tradicionais, é dona de uma comunicação e marketing de dar inveja em qualquer negócio. 

Os sócios David Vélez, Cristina Junqueira e Edward Wible fundaram o banco em 2014. Tudo começou como startup em São Paulo, hoje, a Nubank reúne mais de 19,7 milhões de clientes, segundo dados divulgados pela empresa. Só em 2019, a média de novas clientes era de 40 mil por dia.

O lado bom

Para o consumidor a proposta é tentadora: taxa zero em diversas faturas, como, a anuidade do cartão do crédito ou pagamento de TED/DOC (transferências entre contas do mesmo banco ou não), que em outros bancos podem custar R$15. Outro ponto positivo é o rendimento automático que eles oferecem na conta corrente, a Nu Conta é como um investimento em títulos públicos. Sem esquecer da facilidade, é claro, de conseguir fazer tudo pelo aplicativo.  

A Nubank se destaca pela sua evolução ao longo dos anos. A marca que, em seu início, só oferecia um cartão livre de taxas e sem anuidade, hoje trabalha com programas fidelidade, pontos no cartão de crédito – Nubank Rewards –  e até empréstimos pessoais.

Outro fator importante da comunicação da Nubank, foi promover um diálogo humanizado e “personalizado”.  Em uma de suas últimas ações, a marca enviou cartas escritas à mão com o nome de cada pessoa para atrair novos clientes. Outra ação que ganhou notoriedade, foi o envio de um porta-cartão para celular que os clientes ganhavam ao solicitar o cartão de crédito ou abrir a conta. O mimo agradava e gerava propaganda gratuita ao mesmo tempo.

O marketing da fintech é, sem dúvidas, um case de destaque. Segundo os próprios fundadores, todo esse sucesso ocorreu sem nenhum investimento financeiro, isso porque eles apostaram no marketing 4.0, onde o foco é na internet e em plataformas digitais e não em veículos tradicionais, como, por exemplo, a Televisão.

A hipótese de que não houve nenhum investimento no marketing – no início – é contraditória. A boa comunicação é resultado de bons profissionais que são motivados por bons salários. Além disso, outro ponto a favor é que a marca conhece muito bem o seu público e sabe como conquista-los.

O lado ruim

Em contrapartida, a Nubank é criticada pela demora na aprovação de crédito e pelo atendimento pouco efetivo – que só é feito pelo chat, onde a resposta é rápida e sem solução do problema. Aos poucos, a empresa vai se alinhando mercado financeiro dos grandes dos grandes bancos, um exemplo disso é o aumento dos juros rotativos de 7,75% para 14% ao mês. Os juros do rotativo é quando o cliente não consegue pagar a fatura total do cartão de crédito e opta por pagar o mínimo ou apenas uma parte, o restante do valor é conhecido como crédito rotativo. 

A Nubank é uma das empresas que mais apresenta prejuízos milionários, mas devemos considerar que essas quedas em empresas que estão crescendo são totalmente normais, inclusive, são esperadas e consideradas pelo financeiro.

E isso pode causar prejuízo para os correntistas? Não existe motivo para preocupação. Assim como os bancos tradicionais, a Nubank possui FGC (Fundo Garantidor de Crédito) – que garante a cobertura do seu valor aplicado caso o banco quebre. Além disso, se a situação tivesse ruim, o Banco Central interveria. Mas, fiquem tranquilos, a Nubank vai bem!

Embora a mesma seja associada aos mais jovens, os correntistas da fintech têm em média 32 anos. E a companhia já declarou a intenção de conquistar um público ainda mais velho. E, para isso, terão de diversificar sua comunicação e marketing.

Com o sucesso da Nubank, os bancos digitais foram crescendo e todo dia uma nova propaganda aparece em nossas redes sociais, em especial, nos stories do Instagram. Sem dúvidas, eles são aliados para uma vida financeira simplificada e organizada. Para quem foge de filas e burocracias, a Nubank e outros bancos digitais são a resposta da vez.

Mas, se você é daqueles que usa o limite do cheque especial e vive pagando o mínimo da fatura do cartão de credito, as fintechs são como qualquer outro banco e cobram juros semelhantes. Nesses casos, a melhor alternativa é se organizar para procurar a instituição financeira que apresente o juro mais baixo.

Time de Conteudo W3COMUNICA

Nossa sede fica em São Paulo, entretanto somos muitos, cada um com sua mala de experiências agregando para um mesmo propósito: informar. Nossos redatores são os donos da inovação. Mesmo com toda a tecnologia que nos cerca, todo o planejamento e todos os mecanismos que utilizamos, é nosso dever e obrigação entender que por trás de cada passo existe um humano, um ser com uma vida real, uma vivência, uma família. No final de cada tarefa, nós é quem inovamos e trazemos informações a vocês, outros seres com valores e experiências a serem levadas em consideração.

Recommended

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist