Continua após a publicidade...

Engenharia da criatividade e o Mindfulness, assuntos totalmente antagônicos? Não é bem assim, um engenheiro na execução de suas tarefas, lida com problemas de variadas complexidades, e muitas vezes interdisciplinares. Seja ele em qual especialização atua, se constrói casas, desenha máquinas, está sempre buscando desenvolver técnicas e tecnologias para melhorar as coisas.

A solução de problemas mais complexos, suscita a utilização da criatividade e inovação, em alguns cenários de problemas apresentados. Ai que está o problema, habilidades de criatividade e inovação não são treinadas em quase todos os cursos tradicionais de engenharia. Com isso temos engenheiros com habilidades de análises importantes, e com alguma dificuldades de “pensar fora da caixa”, quando se trata de solução criativa de problemas.

Mindfulness

Engenheiro Criativo praticando Mindfulness
Continua após a publicidade...

“O termo atenção plena (mindfulness, em inglês) designa, dentro do contexto da psicoterapia, um estado mental que se caracteriza pela autorregulação da atenção para a experiência presente, numa atitude aberta, de curiosidade, ampla e tolerante, dirigida a todos os fenômenos que se manifestam na mente consciente — ou seja, todo tipo de pensamentos, fantasias, recordações, sensações e emoções percebidas no campo de atenção são percebidas e aceitas como elas são.” Bishop, em Mindfulness: A Proposed Operational Definition.

Ao passo que o pensamento convergente é linear, envolvendo passar por uma lista de etapas para chegar a uma única resposta correta. No entanto o pensamento divergente está explorando diferentes direções de um cenário inicial do problema proposto. Enquanto os pensamentos divergentes são usados para gerar ideias, os pensamentos convergentes para avaliar as ideias e determinar a solução ideal. Não há como ficar sem nenhum tipo de pensamento, mas os pensamentos divergentes são especialmente importantes, pois geram as inovações.

Técnicas como Brainstorming e o Design Thinking, treinam os pensamentos divergentes. Os elementos de presença e curiosidade fazem parte de uma capacidade humana fundamental chamada atenção plena. Logo a Engenharia da criatividade com o Mindfulness, se torna uma união boa para chegarmos no treinamento da concentração.

Em Harvard

Uma pesquisa de Harvard mostrou que uma única sessão de mindfulness de 15 minutos, pode ajudar os engenheiros a fortalecer sua capacidade de gerar novas ideias, levando a novas formas de pensar e melhores soluções. A pesquisa se aprofundou em alunos e recém-formados de engenharia, para medir não só a qualidade mais a quantidade de ideias criativas.

Para obter mais informações sobre o programa “Mindfulness & Meditation” na Harvard University, visite o site.

O artigo descreve o processo de pesquisa, aqui me foquei nas conclusões.

Os resultados demonstraram uma relação clara entre mindfulness e maior pensamento divergente. Já os resultados foram misturados sobre o impacto de uma única sessão de mindfulness de 15 minutos no desempenho do pensamento divergente. A prática melhorou a originalidade das ideias na tarefa de sua geração. Mas não impactou o número de ideias que os pesquisados criaram nas tarefas propostas. O trabalho sugere que o componente mais essencial é a atitude com a qual você presta atenção ou se você tem uma atitude aberta, curiosa e gentil. Ter uma atitude aberta e curiosa é chamada de “mente de principiante”. Ou seja, a capacidade de trazer novos olhos para um problema e se engajar em novas perspectivas de como resolvê-lo.

Mindfulness para colocar um pouco de graxa em todas estas engrenagens

Que tal, não só ler, como também praticar. Existem grupos, centros, aplicações e muitos vídeos sobre o assunto. As informações estão em nossas mãos, ao alcance de todos.