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Estudos indicam aumento nas vendas de quem usa Inbound Marketing. Para começar a vender com essa estratégia é necessário conhecer todas as etapas!

Vender não é uma tarefa fácil, além de requerer várias características e dons, não há uma fórmula mágica para isso, porém existem algumas estratégias e dicas que podem auxiliar e facilitar o processo de vendas, que é o caso do Inbound Marketing.

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Muitas pessoas entendem que o Inbound Marketing pode ajudar a atrair mais tráfego para blogs e site e também a se relacionar melhor com leads, mas não conseguem enxergar o potencial que a estratégia inbound possui para aumentar as vendas.

O que é o inbound marketing?

O Inbound Marketing, também conhecido como marketing de atração, é um método focado em atrair, converter e encantar clientes com a criação e o compartilhamento de conteúdo relevante para um determinado público e o que que será impactado de acordo com o que esse público busca na internet.

O método não utiliza maneiras antigas para conquistar novos clientes (diferentemente do outbound marketing), pois o foco é criação do conteúdo de valor para atrair pessoas para o seu negócio, serviço ou produto.

Quando você cria um conteúdo de qualidade com base nos interesses e dores dos seus clientes, consequentemente, você gera valor e vira referência naquilo que oferece. Dentro da internet, o conteúdo dentro de um blog ou site, por exemplo, pode aumentar o tráfego para o seu site, atrair novos visitantes, que poderão ser convertido em leads e, posteriormente, levar ao fechamento de venda.

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Como fazer o Inbound Marketing?

Existem inúmeras maneiras de planejar, produzir e divulgar conteúdo relevante na internet, porém como o marketing de atração, como o nome já diz, é pautado pela atração do público, e não na “interrupção”, é aconselhável seguir algumas etapas do Inbound Marketing:

1º Etapa: Atrair

A primeira etapa é responsável por atrair pessoas para os canais da sua empresa, mas o foco é aproximar da sua marca as pessoas interessadas em suas soluções e esse é justamente o principal desafio dessa etapa, ou seja, atrair um público qualificado. Uma dica nessa etapa é montar uma persona para representar o(s) tipo(s) do seus(s) cliente(s) para se orientar.

Para auxiliar nessa etapa algumas ações e estratégias devem ser realizadas de modo que sua empresa consiga ter sucesso e atrair cada vez mais público. O marketing de conteúdo é uma peça importante e a necessidade dele surge na etapa de atração, afinal, a estratégia consiste em atrair os potenciais clientes por meio de um conteúdo relevante, que gere valor a persona.

Algumas estratégias comuns de atrair tráfego qualificado para seu site são:

  • Postagens em blogs e sites;
  • Sites com bom ranqueamento no Google (SEO);
  • Redes sociais.

2º Etapa: Converter em leads

Depois que você conseguiu atrair o público interessado é hora de convertê-los em lead, ou seja, você precisa captar o contato desse visitante e iniciar um relacionamento com ele. Para criar um relacionamento com um público e convertê-lo é preciso oferecer algum benefício útil ao visitante em troca dos seus contatos, como nome, e-mail e telefone.

Para converter um usuário em lead é necessário começar algumas estratégias como:

  • Criação de landing pages;
  • Criação de formulários;
  • Ofertas e benefícios;
  • Chamadas de atenção (Call-to-actions).

3º Etapa: Relacionar

A terceira etapa do Inbound Marketing é traçar estratégias de relacionamento entre sua empresa e o lead de modo que ele continue interagindo com o seu negócio e aumente o interesse dele pelo seu produto ou serviço, afinal, nem todos os cliente em potencial captados estarão em momento de compra.

O objetivo desta etapa é manter o lead engajado com a empresa e, dentro do inbound, há algumas estratégias para trabalhar esse relacionamento:

  • Email marketing;
  • SMS marketing;
  • Segmentação de contatos;
  • Fluxo de automação de marketing;
  • Nutrição de leads.

4º Etapa: Fechar a venda

A etapa de venda é o objetivo de todo trabalho de marketing e dentro dos processo de inbound ela pode ocorrer de várias formas, tudo depende do modelo de negócio, ou seja, a venda por intermédio de um vendedor, pode ocorrer online, dentro do próprio site do negócio, etc..

O grande diferencial do Inbound Marketing é que como o foco é sempre a jornada do cliente é possível avaliar o estágio em que o cliente estar e saber, exatamente, qual o melhor momento para que a venda seja concretizada.

5º Etapa: Analisar

Uma das grandes vantagens da estratégia inbound é a quantidade de dados gerados, o que permite uma análise exata dos resultados obtidos no processos.

Essa etapa é essencial para otimizar o sucesso das suas ações, pois ao final de todas as etapas você se baseia de acordo com os dados gerados e encontra erros e acertos e, assim, consegue avaliar o que funciona ou não.

Existem muitas métricas que podem ser analisadas, sendo as principais:

  • ROI (Retorno sobre o investimento);
  • CAC (Custo de aquisição por cliente);
  • Taxa de Conversão;
  • CPL (Custo por lead);
  • LTV (Lifetime Value);
  • Custo por visitante;
  • Taxa de abertura de cliques de e-mails.

6º Etapa: Encantar

Ao contrário do que muitos pensam, o processo de venda não acaba depois do fechamento, pois é necessário fidelizar o seu cliente. O encantamento é importante porque é isso que fará das pessoas defensoras da sua marca.

Existem algumas maneiras de encantar e engajar seu público como:

  • Estar presente em mídias sociais;
  • Conteúdo relevante e adaptado para o cliente;
  • Bom atendimento (durante e pós-venda).

O marketing inbound é realmente eficiente?

O uso do Inbound Marketing nas vendas é muito eficiente, por conta da mudança do foco da comunicação que passa a valorizar o tempo e a opinião do seu cliente.

Atualmente, as pessoas possuem muito mais informação disponível comparado com antigamente e não aceitam mais aquelas comunicações ativas e impositivas e é justamente essa a grande diferença do método Inbound, pois ele compreendeu que o consumidor deseja que os negócios e empresas tenham uma comunicação diferenciada.

Além da efetividade, a estratégia Inbound, quando comparada com a estratégia Outbound, possui um custo-benefício muito menor. De acordo com estudos da Hubspot, investir no método Inbound pode gerar um ROI três vezes maior que no marketing convencional.

Além do custo, os resultados também são muito mais satisfatórios, segundo o Hubspot, a a estratégia Inbound ajuda sua empresa a aumentar a taxa de conversão em vendas em mais de 40% e o motivo nós já mencionamos: o Inbound Marketing facilita a condução dos leads para a jornada de compra.