Quando pensamos em uma marca, logo nos vem à mente seu logotipo, cores, fontes e sensações que remete. E isso se deve por causa do branding (ou Brand Management). Nessa matéria, vamos te explicar Como melhorar sua clínica com o branding.
O termo branding vem da palavra inglesa brand, “marca” em inglês, e foi aplicado no mundo do marketing e da publicidade para designar um conjunto de ações que expressam o posicionamento, valores, cultura e identidade de uma empresa ou produto.
Essas ações, definem a identidade visual e estratégias de comunicação, atuam no inconsciente do público e fazem com que consigam se enxergar na marca e ter mais confiança para consumir.
Por que ter branding em uma clínica?
Essa estratégia ainda irá mostrar o que há de bom naquela marca e se destacar da concorrência. O branding ainda proporciona a criação de vínculo entre o cliente e a empresa, gerando um tipo de fidelidade.
Contudo, ao falar de branding, muitas pessoas associam ao consumo de produtos como roupas ou alimentos. No entanto, o branding pode ser aplicado a qualquer segmento, inclusive no setor de saúde.
Uma vez que a ideia de profissionais de saúde se confundem com a de empresas médicas como se fosse algo indissolúvel. Mas é preciso lembrar que são duas coisas diferentes e que uma clínica médica não só pode, como deve trabalhar com branding.
Como melhorar sua clínica com o branding
Por muito tempo se teve a ideia de que um médico está intrinsecamente ligado a uma clínica ou hospital, o que não permitirá que essa empresa tivesse algum tipo de publicidade.
Porém, quando falamos em uma clínica médica ou hospital estamos falando de uma empresa e não dos profissionais de saúde em si. Portanto, essa empresa terá um posicionamento de mercado, valores próprios, identidade visual e forma de comunicação e ela precisa mostrar isso a seus clientes.
Hoje, quando uma pessoa pensa em adquirir um produto, a primeira coisa que se faz é procurar sobre este item na internet e ver informações e opiniões de clientes.
E como o setor de saúde não seria diferente. Muito antes da primeira consulta, o paciente já procurou por aquela clínica nas redes, o que o levou a formar uma opinião sobre o local e os profissionais que o atenderam.
Ter um branding bem trabalhado da sua clínica, irá ajudar a causar uma melhor impressão antes mesmo da primeira consulta. O paciente se sentirá mais acolhido e confiante ao se consultar em uma clínica que deixa seus valores bem claros e tem boa reputação.
Uma clínica médica com branding tem uma boa gestão de seus posicionamentos, um fortalecimento da marca e ainda proporciona um aumento de autoridade e atrai mais pacientes e até mesmo possíveis investidores que terão mais confiança em colocar dinheiro em uma empresa que está preocupada em mostrar aquilo em que acredita.
Como é feito?
Um dos primeiros passos no desenvolvimento do branding de uma clínica de saúde é identificar os valores e propósitos que esse consultório deseja transmitir.
Assim, começa um trabalho de definição de público-alvo, para então desenvolver uma identidade visual, encontrar o tom que a empresa terá e planejar as ações de marketing que possibilitem uma melhor transmissão de segurança para o paciente.
Entre as ações que podem ser utilizadas estão a criação de logotipo, definição de cores, fontes e marketing digital que incluem a criação de perfis em redes sociais e sites na internet.
Lembre-se, seus pacientes podem vir de pesquisas na rede, então é importante estar presente no online desde o primeiro contato.
A internet é um meio de comunicação que ajuda a fidelizar o paciente através da disseminação de informações e também a manter uma relação mais próxima com ele. É importante destacar que o branding é uma estratégia construída com o tempo e que as ações surtiram efeito a médio e longo prazo.
O branding de uma clínica é diferente de outras empresas?
A clínica médica é uma empresa que pode ter um ‘branding empresarial’. No entanto, o Conselho Federal de Medicina publicou em 2011, uma resolução que norteia os caminhos das empresas de saúde, é o Manual de Publicidade Médica.
Neste documento fica vedado ações como o uso de sensacionalismo, a exposição de pacientes além de regras para anúncios de publicidade.
Como escolher um fornecedor para sua clínica?
Já te provamos que trabalhar o branding da sua clínica médica pode fazer a diferença na reputação da sua marca e confiança dos seus pacientes. Mas você sabe como escolher um fornecedor certo para fazer esse trabalho?
Escolher uma empresa de marketing que faça o trabalho de branding não é das missões mais simples, ainda mais se tratando do setor de saúde. Por isso, opte por uma empresa que tenha experiência no setor e que entenda de ética médica e marketing, uma que possa acompanhar e realizar todas as etapas do branding.
Aqui na W3 Inova você encontra tudo isso!
Somos uma empresa de marketing especializada na construção de branding de clínicas médicas. Nós podemos ajudar o seu negócio a atrair mais, converter mais e atender melhor!
Clique no botão abaixo e solicite um atendimento especializado e sem compromisso.