Gerir um negócio é uma questão delicada. Para garantir o sucesso da empresa, é preciso se atentar a diversos detalhes que, caso passem despercebidos, podem acabar levando o estabelecimento ao encerramento de suas atividades – e as clínicas médicas não são uma exceção.
Na realidade, as clínicas exigem muito mais atenção pois, além de questões administrativas como controle de despesas e receitas, entendimento de mercado e investimento em marketing, ainda é preciso dar a devida atenção à qualidade do atendimento dos pacientes.
Para conseguir se atentar a todos esses aspectos, é essencial que as clínicas médicas tenham um planejamento minucioso, garantindo que todos os detalhes tenham a devida atenção. Para isso, uma boa análise de mercado é de grande importância, já que é ela quem irá garantir um bom conhecimento do cenário geral em que sua empresa está inserida, além de permitir que os erros e acertos dos concorrentes sejam analisados e sirvam de base para sua própria empresa. Sendo assim, confira abaixo algumas dicas de como garantir o sucesso de seu negócio e evitar o fechamento de sua clínica médica:
Dica 1 – Invista em marketing de conteúdo
A primeira coisa que vem à cabeça quando falamos sobre manter uma clínica médica aberta e em pleno funcionamento é garantir um bom fluxo de clientes. Mas como fazer com que isso ocorra? A resposta é simples: realizando uma boa campanha de divulgação para sua clínica. Afinal de contas, não tem como atrair mais clientes se sua empresa não é conhecida, não é mesmo?
Nesse quesito, o Marketing de Conteúdo é o melhor amigo da clínica médica, já que através dele é possível construir credibilidade para com os pacientes. Conteúdos explicativos nas redes sociais, vídeos com dicas relacionadas à saúde e textos com respostas para sintomas frequentemente pesquisados na internet são apenas alguns exemplos do uso dessa ferramenta.
Com isso, os clientes irão consumir o conteúdo de sua clínica de forma orgânica e desenvolver uma relação de confiança que será decisiva na hora de optar pela contratação de seus serviços.
Dica 2 – Preocupe-se com a jornada do cliente
Mais do que atrair pacientes, também é preciso se certificar de que eles irão retornar à clínica; e a melhor forma de fazer isso é garantir que a jornada do cliente ocorra da melhor forma possível é essencial. Por isso, é preciso oferecer ao consumidor um serviço de qualidade desde o primeiro contato com a clínica, quando ele toma conhecimento do estabelecimento e decide marcar a consulta, até depois que ele deixa o local.
Para isso, é preciso garantir que a forma com a qual o consumidor fica sabendo da empresa, seja através de conteúdos ou propagandas, seja positiva, passando uma boa impressão.
Facilitar o agendamento de consultas, oferecer um ambiente de espera confortável e acolhedor, garantir que a recepção e a triagem sejam exemplares e se certificar de oferecer um atendimento médico de qualidade são outros pontos essenciais.
O diferencial, no entanto, será em como lidar com o paciente depois que ele deixa a clínica, seja através de pesquisas de satisfação ou o envio de mensagens com os principais pontos da consulta.
Tudo isso, além de humanizar a relação do cliente com a clínica, fará com que ele queira voltar e ainda indique seu estabelecimento para outras pessoas.
Dica 3 – Elimine custos desnecessários
Um dos maiores inimigos de qualquer negócio é desperdiçar dinheiro com gastos desnecessários – portanto, é preciso manter um bom controle das coisas que realmente são necessárias para o funcionamento da clínica.
Por exemplo, quantas máscaras e luvas descartáveis são realmente utilizadas mensalmente? O estoque de balas da recepção e post-its para a recepção está abarrotado?
Ter um controle automatizado de toda a relação de investimento e consumo da clínica é essencial para eliminar custos que não sejam essenciais, ajudando a evitar problemas financeiros.
Dica 4 – Tenha um bom controle de caixa
Dentro de qualquer esfera financeira, seja ela pessoal ou profissional, é preciso entender de forma clara quanta verba está sendo arrecadada e quanta verba está sendo gasta para evitar rombos no orçamento.
Para isso, ser aliado da tecnologia é a melhor opção, pois o auxílio de ferramentas, além de facilitar esse controle, permite que se tenha uma visão mais clara no panorama geral de sua clínica, além de dar certa segurança quanto a possíveis erros de cálculo.
Dica 5 – Preze pela qualidade do atendimento
De nada adianta ter uma boa gestão administrativa e realizar uma campanha de marketing exemplar se o atendimento oferecido pela clínica médica deixar a desejar.
Por isso, é preciso garantir que todos os profissionais, sejam eles recepcionistas, enfermeiros ou médicos, sejam devidamente qualificados e possam oferecer um serviço de ponta.
Dessa forma, o paciente poderá ver seus problemas sendo resolvidos de forma prática e eficaz, garantindo a satisfação e o consequente retorno dos clientes.
Dica 6 – Garanta que sua equipe esteja sempre atualizada
Mesmo que os profissionais que atuam na clínica sejam qualificados, é importante garantir que eles estejam sempre atualizados – seja sobre como utilizar novas tecnologias, ou sobre novas formas de humanizar o atendimento.
Oferecer cursos e outras formas de manter seus funcionários a par desses aspectos, como newsletters, é uma ótima solução.
Dica 7 – Faça uma boa análise de mercado
No geral, garantir o sucesso de seu empreendimento é fazer com que ele se destaque perante os concorrentes. Para isso, realizar uma boa análise de mercado é essencial, pois dessa maneira é possível saber o que funciona e o que não funciona em seu segmento, quais estratégias estão sendo utilizadas pelas demais clínicas e como elas estão (ou não estão) funcionando, e usar os resultados dessa pesquisa como uma base certeira para traçar suas próprias campanhas e se diferenciar dos demais.
Conclusão
Se você é gestor de uma clínica médica, entende os diversos desafios a serem enfrentados para ter sucesso no negócio.
A W3 Inova é uma parceira ideal para ajudar você a conquistar clientes, gerar autoridade na internet e ser reconhecido pelo seu público-alvo.
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